Mais de 300 trabalhos são apresentados no 6ºCongresso Brasileiro de Engenharia de Fabricação.

O maior evento nacional na área de Engenharia de Fabricação está sendo realizado na UCS desde segunda-feira, 11, promovido pela Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM) e organizado pela Universidade: o Congresso Brasileiro de Engenharia de Fabricação – 6º COBEF. Até sexta-feira, 320 trabalhos em seis grandes áreas temáticas da Engenharia de Fabricação - Usinagem; Soldagem; Conformação, fundição e metalurgia do pó; Processos de adição de materiais e novas tecnologias de fabricação; Metrologia, tribologia e engenharia de superfícies; e Projeto para a manufatura e montagem: planejamento, gestão e automação – estão sendo apresentados para professores, pesquisadores, alunos de graduação e de pós-graduação e interessados na área.

Segundo o professor Rodrigo Panosso Zeilmann, diretor do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia e presidente da comissão organizadora do 6º COBEF, "o evento conta com a presença de 10 palestrantes internacionais, 140 apresentações orais de trabalho e 130 exposições de pôsteres. Trata-se de um momento de interação entre professores, alunos, pesquisadores e empresas que fazem pesquisa".

O COBEF apresenta-se como um fórum apropriado no qual os profissionais dos setores industrial e acadêmico discutem temas de cunho tecnológico e científico de seus interesses e em sintonia com a realidade brasileira e mundial.

Participaram da sessão de abertura: Sérgio Viçosa Moller, representante da Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas; Isidoro Zorzi, reitor da UCS; Rodrigo Panosso Zeilmann, diretor do CCET e presidente da comissão organizadora; e Ozório Rocha, secretário municipal de Receita Municipal, representando o prefeito José Ivo Sartori

Para o professor Isidoro Zorzi, "trata-se de um congresso de especialistas, que vem qualificar a Universidade no momento em que vemos a aprovação de mais um mestrado na área das engenharias. Esta área na UCS é a única que já conta com três mestrados", referindo-se ao Mestrado Profissional em Engenharia Mecânica, ao Mestrado Acadêmico em Engenharia de Processos e Tecnologia e ao Mestrado Acadêmico em Materiais.

Na sexta-feira, os participantes do congresso realizam visitas técnicas às empresas da Tramontina, Marcopolo e Randon.

Palestrantes do evento (da esquerda para a direita): Roland Heiler, da Alemanha; Stephan Newman, do Reino Unido; e Frederic Barlat, da Coreia do Sul.

Fotos: Jonas Ramos