Seção UCS do Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies completa dois anos de atividades.

A seção UCS do Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies chega ao final do seu segundo ano de atividades neste mês de junho. Nesse período, o grupo da UCS, composto por pesquisadores e estudantes ligados ao Programa de Pós-Graduação em Materiais, gerou cerca de 30 artigos científicos em periódicos internacionais e dois pedidos de patente depositados no INPI. Entre os resultados de pesquisa divulgados pela seção UCS do Instituto, constam dois trabalhos desenvolvidos junto a empresas da região. Além disso, foi concluído o primeiro mestrado de Materiais realizado no contexto do Instituto.

A seção UCS também foi responsável pela realização de ações de disseminação da engenharia de superfícies: quinze eventos técnicos gratuitos para cerca de 600 estudantes e profissionais de Caxias do Sul e a criação e atualização de canais na Internet (site, Slidehsare, YouTube, entre outros), que, em conjunto, já superam as 100 mil visualizações.

O Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies, um dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia do CNPq, reúne 13 instituições (UCS, PUC-Rio, UFRGS, Unicamp, USP, UFRN, Inpe, Feevale, UDESC, UFF, UFRJ, UFSC e UFPR) para realizar pesquisa e desenvolvimento, transferência de tecnologia e disseminação na área de engenharia de superfícies.