Israel Baumvol, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Materiais, recebe título de Professor Emérito da UFRGS.

O professor Israel Baumvol, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Materiais, recebeu o título de Professor Emérito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) nesta terça-feira, dia 29 de novembro. O título é conferido por uma instituição de ensino a professores aposentados que alcançaram uma posição eminente nas atividades acadêmicas.

Na UFRGS, Baumvol se tornou, em 1985, o primeiro professor titular concursado do Instituto de Física. Em 2003, aposentou-se da universidade federal, mas continua até hoje realizando atividades como docente convidado.

Enquanto oradora da cerimônia, a professora Marcia Barbosa, diretora do Instituto de Física da UFRGS, destacou a participação do homenageado na criação de laboratórios pilares do Instituto de Física e na formação de recursos humanos que atualmente estão à frente de empresas e instituições importantes em seus setores. "É um professor que nos ensinou a pensar e a criar", declarou Marcia, que foi aluna de Baumvol na graduação. A diretora também destacou também a paixão do professor Baumvol pelas suas atividades acadêmicas e seu empenho em trabalhar em equipe fazendo interfaces entre diversas áreas do conhecimento e cooperando com a indústria.

No seu discurso, o homenageado lembrou seu percurso na UFRGS e finalizou apontando o desafio de se investigar a "civilização tecnológica" em que vivemos para produzir "um novo modelo de sociedade capaz de atender às necessidades e aspirações das pessoas, e não pessoas capazes de atender as necessidades e expectativas dos shoppings centers".

A entrega do título pelo reitor da UFRGS, Carlos Alexandre Netto, aconteceu no prédio da Reitoria dessa universidade. A solenidade reuniu autoridades, professores, técnicos-administrativos e outros eméritos da UFRGS; professores, alunos e ex-alunos da UFRGS e da UCS; familiares e amigos de Baumvol. O professor José Carlos Köche, vice-reitor e pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico da UCS, representou formalmente a universidade.

Foto: Elisa Bortolini