Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Pibid-UCS

Com foco na formação de docentes e na melhoria da qualidade da educação básica, UCS inicia 2014 com um novo projeto institucional no âmbito dos cursos de Licenciatura.

Com recursos da CAPES, o Pibid-UCS irá dispor, em 2014 e 2015, de aproximadamente R$ 3,57 milhões.

Leia a entrevista com a professora Daysi Lange, coordenadora institucional do Pibid-UCS.

Visite a página do Pibid-UCS, onde estão os editais de seleção dos bolsistas do Programa (acadêmicos de Licenciatura, professores supervisores e escolas parceiras), publicados em 7 de fevereiro de 2014.

Estudantes e professores de dezessete cursos/habilitações de licenciaturas da UCS iniciam 2014 com novos desafios, podendo tornar-se protagonistas de um importante programa nacional voltado para o aperfeiçoamento e valorização de professores da educação básica em nosso país: o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Capes/MEC aprovou, no final de 2013, o projeto institucional e os recursos orçamentários que viabilizarão o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência na UCS. A exemplo de outras instituições de ensino superior, públicas e comunitárias, de todo o país, a UCS, especialmente na área das licenciaturas, se mobiliza para responder a uma demanda da sociedade que reclama pela melhoria da qualidade da educação básica (ensino fundamental e médio), desenvolvendo projetos em parceria com as escolas públicas dos municípios da sua região de abrangência.

A participação no Pibid-UCS será viabilizada através da concessão de bolsas Capes. A seleção dos bolsistas será feita através de processo seletivo regulamentado por edital, conforme os critérios da CAPES, nas seguintes modalidades de bolsa:
Iniciação à docência – Para estudantes de licenciatura, no valor de R$ 400,00.
Supervisão – Para professores de escolas públicas de educação básica que atuam na supervisão dos bolsistas, no valor de R$ 765,00.
Coordenação de área – Para professores da licenciatura que coordenam subprojetos, no valor de R$ 1.400,00.
Coordenação de área de gestão de processos educacionais – Para o professor da licenciatura que auxilia na gestão do projeto institucional, no valor de R$ 1.400,00.
Coordenação institucional – Para o professor da licenciatura que coordena o projeto institucional, no valor de R$ 1.500,00.

Além das bolsas, o Pibid-UCS terá recursos para a realização de atividades didático-pedagógicas, publicações, organização de eventos acadêmicos e participação em eventos relacionados ao Programa, conforme explicita o REGULAMENTO do Programa em nível nacional. A Capes liberou para serem utilizados pelo Pibid-UCS, nos dois primeiros anos, o valor aproximado de R$ 3,57 milhões.

Interação entre Universidade e Escola.
A ideia central do Pibid-UCS, que reúne dezessete sub-projetos, é a inserção dos acadêmicos dos cursos de Licenciatura no cotidiano das escolas da rede pública, com o intuito de promover a troca de saberes e a integração entre a educação superior e a educação básica, numa perspectiva que privilegia ações interdisciplinares capazes de articular a teoria e a prática necessárias à formação dos docentes. Espera-se assim que, na interação entre Universidade e Escola, se construam novos caminhos e estratégias que possam contribuir para elevar os índices de qualidade da educação básica da rede pública brasileira.

Com início previsto para 14 de março, o Pibid-UCS reúne os cursos de Licenciatura nas áreas da Educação Física, Biologia, Química, Matemática, Música, Artes Plásticas e Visuais, Filosofia, História, Letras (Espanhol, Inglês e Português), Pedagogia, Música, e uma área Interdisciplinar com a História e Sociologia. Em fevereiro, a Universidade publicará os editais para a concessão de bolsas aos participantes. A seleção, que será realizada conforme os requisitos estabelecidos pela Capes, ficará a cargo dos coordenadores dos subprojetos das licenciaturas, do coordenador institucional e da Pró-Reitoria Acadêmica, órgão ao qual o Programa está vinculado.

O pró-reitor Acadêmico, professor Evaldo Kuiava, acompanha as ações de implantação do Pibid-UCS e vê com otimismo esta nova frente de atuação dos cursos de Licenciatura. " Trata-se de mais uma oportunidade que a Universidade oferece aos alunos de Licenciaturas que querem participar no Projeto de Iniciação à Docência. Ao inserir os licenciandos no cotidiano de escola, nós podemos de fato contribuir na qualidade da formação de professores, tendo em vista que o objetivo principal do Programa Governamental é proporcionar oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar."

A professora Daysi Lange, da Licenciatura e do Mestrado em História, está, desde 2012, envolvida nas ações de elaboração e implantação do Pibid-UCS, acaba de assumir a coordenação institucional do Programa. Ela concedeu entrevista à equipe do site da UCS, onde destaca a importância do Programa para a UCS e para as escolas, esclarecendo alguns pontos do processo de implantação do Programa na UCS. [LEIA AQUI]

(Matéria atualizada em 7 de fevereiro de 2014)

Fotos: Daniela Schiavo