Comunitárias: reitor Evaldo Kuiava participa da Assembleia Geral da ABRUC em Brasília.

Reitor anunciou nesta sexta-feira, dia 30, a renovação, pelo MEC, do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social - CEBAS da Fundação Universidade de Caxias do Sul.

O professor Evaldo Kuiava participou, ontem (29), em Brasília, da 27ª Assembleia Geral Ordinária da Associação Brasileira das Universidades Comunitárias - ABRUC. Há menos de um mês no cargo de reitor, este foi o primeiro evento de abrangência nacional do qual o professor Kuiava participou representando a Universidade de Caxias do Sul.

Ao voltar de Brasília, o reitor destacou alguns pontos importantes da 27ª Assembleia Geral da ABRUC, que também marcou o início das comemorações de 20 anos daquela associação. Ele aproveitou a ocasião para anunciar que a Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS) teve o seu Requerimento de Renovação do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social - CEBAS (referente ao período de 01/01/2010 - 31/12/2012) aprovado pelo Ministério da Educação no dia 26 de maio. "Esta comunicação nos dá tranquilidade para prosseguir com nossos projetos na busca da excelência institucional". Em junho de 2012, a FUCS já encaminhou o pedido de renovação do CEBAS para o período 2013-2015.

Reitores na 27ª Assembleia Geral Ordinária da ABRUC com a participação do ministro da Educação José Henrique Paim (ao centro da foto).  

Sobre a participação do ministro da Educação na assembleia da ABRUC
"Esta assembleia da ABRUC teve a participação do ministro da Educação, José Henrique Paim, e do secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior – SERES, Jorge Messias. Eles foram conversar com os reitores sobre as ações governamentais voltadas para a expansão e qualificação do ensino superior, e destacaram o papel das instituições comunitárias nessa missão. Percebe-se que há uma grande preocupação, tanto da parte do Ministério, como da parte das universidades, com a questão da qualidade da educação brasileira - em todos os níveis - e, consequentemente, com a formação docente. Falou-se sobre a valorização dos cursos de licenciaturas e de programas como o PIBID. Falou-se também dos programas governamentais voltados para ampliar o acesso ao ensino superior, como ProUni, FIES e PRONATEC e de que maneira essas parcerias podem ser melhor aproveitadas pelas instituições de perfil comunitário".

Plano Nacional da Educação
"A assembleia de reitores manifestou apoio ao Plano Nacional de Educação - PNE, aprovado no dia 28 de maio, e os reitores assumiram o compromisso de pensar, juntamente com o MEC, formas de atuação para alcançar as metas previstas no Plano para os próximos dez anos, visando melhorar os índices educacionais brasileiros. A assembleia também reivindicou a indicação de um membro representante das instituições comunitárias no Conselho Nacional de Educação".

Lei das Comunitárias
"Os reitores pediram urgência na regulamentação da Lei nº 12.881, de novembro de 2013, para que as instituições possam ter acesso a um maior número de editais públicos, o que significa mais recursos para a realização de programas e ações voltados para a qualificação institucional. Os reitores também pleitearam uma maior participação das instituições comunitárias na discussão sobre a regulamentação da Lei".

Agenda
"Entre os temas que integram o planejamento estratégico da ABRUC, podemos destacar as ações voltadas para a internacionalização das universidades. Na UCS, a inserção internacional está sendo realizada no âmbito dos programas de pós-graduação stricto sensu e de pesquisa e é nossa intenção incentivar cada vez mais essas ações. Quanto à mobilidade estudantil, surgiu na assembleia uma proposta que parece interessante: incentivar o intercâmbio estudantil entre as instituições comunitárias".

Foto: ABRUC/Alberto Ruy.