Inscrições de trabalhos para o XXIII Encontro de Jovens Pesquisadores e a V Mostra Acadêmica de Inovação e Tecnologia terminam no dia 24 de julho.

Eventos dão visibilidade e reconhecimento às atividades de iniciação científica e tecnológica dos estudantes de graduação.

Detalhe do Laboratório de Bioprocessos, do Instituto de Biotecnologia, onde dez estudantes de graduação - da Engenharia Química, Engenharia Ambiental, Farmácia, e Ciências Biológicas - e dois do ensino médio realizam atividades de iniciação científica e tecnológica, interagindo com estudantes de Mestrado e Doutorado, sob a supervisão de pesquisadores da Universidade.

Veja, no programa Teorema da UCS TV, o que pensam duas estudantes de graduação sobre suas atividades de iniciação científica.

Terminam no dia 24 de julho, as inscrições de trabalhos para apresentação na 23ª edição do Encontro de Jovens Pesquisadores da UCS e na 5ª Mostra Acadêmica de Inovação e Tecnologia, que se realizam de 15 a 17 de setembro na Cidade Universitária.

A pesquisa como potencializadora da trajetória acadêmica
Participam dos eventos, estudantes de graduação da UCS e de outras instituições de ensino superior que detêm bolsas de iniciação científica ou iniciação tecnológica em um dos vários programas institucionais que viabilizam o engajamento do estudante na pesquisa realizada no ambiente universitário (PIBIC/CNPq, BIC/FAPERGS, BIC/UCS, PROBITI/FAPERGS, PIBITI/CNPq, e de convênios com empresas). A exemplo dos últimos anos, também poderão se inscrever os estudantes de ensino médio que realizam atividades na UCS dentro do Programa PIBIC/CNPq - Ensino Médio.

Atualmente, através dos diversos programas de iniciação científica e tecnológica são concedidas 409 bolsas com carga horária de 20 horas semanais, que permitem aos acadêmicos ingressar no mundo da pesquisa científica, desenvolvendo atividades orientadas dentro dos projetos e linhas de pesquisa da Universidade.

Durante os eventos, abertos à participação de toda a comunidade acadêmica, os bolsistas irão compartilhar com seus colegas e professores os resultados das suas pesquisas, o que permitirá construir um grande painel de temas, organizados em três grandes áreas de conhecimento - Ciências da Vida, Ciências Exatas, e Ciências Humanas e Sociais - que representam uma pequena amostra do cenário da Pesquisa e da Inovação produzidos na Universidade.

Todos os trabalhos inscritos nos eventos serão analisados pelos comitês de avaliação e deverão ser apresentados no formato de pôster e nas sessões de comunicação oral.

Giovani Luis Rech é estudante de Engenharia Química e bolsista PIBIC/CNPq. Na foto, tirada em janeiro de 2015, no Instituto de Materiais Cerâmicos, ele explica aos professores da Universidade de Aveiro, Ana Maria Segadães e Pedro Mantas, os resultados do seu trabalho de iniciação científica envolvendo a análise térmica do processo de relaxação estrutural do tungstato de zircônio amorfo e tem a orientação do professor Cláudio Antônio Perottoni. Na foto à direita, a estudante Gabriela Antonioli, quando fazia sua iniciação científica no Laboratório de Polímeros. Atualmente, Gabriela é aluna do curso de Engenharia Química, bolsista PROBITI/FAPERGS e participa do projeto coordenado pelo professor Sidnei Moura e Silva que estuda a "Síntese de novos compostos bioactivos com aplicação em controle biológico em culturas regionais" - SinteseBio.

Reconhecimento externo
Criado inicialmente, para atender às exigências do CNPq, o Encontro de Jovens Pesquisadores da UCS, hoje na sua 23ª edição, está consolidado como um evento institucional de grande relevância, que congrega toda a Instituição e tem o reconhecimento, não somente dos órgãos públicos de apoio à pesquisa, mas também de dois grandes órgãos de classe que reúnem empresas de importantes segmentos da indústria - o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul (SIMECS) e o Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho (SIMPLÁS). A Companhia Energética Rio das Antas (CERAN), empresa responsável pela construção e operação do Complexo Energético Rio das Antas, também é uma empresa apoiadora dos eventos de iniciação científica da Universidade. Juntamente com os dois sindicatos, ela é uma das patrocinadoras de parte da premiação dos estudantes ou das equipes que se destacam pela qualidade e relevância de suas pesquisas.

Matéria atualizada em 14 de julho - Fotos: Claudia Velho, Daniela Schiavo e Caroline Reginatto.