Buscando responder à crescente demanda da sociedade por conhecimento e tecnologia na área de Materiais, o Mestrado e o Doutorado do PGMAT-UCS oferecem uma formação de nível internacional aliada a um foco nas vocações da indústria nacional e a uma preocupação pelo impacto ambiental e a sustentabilidade.

A formação oferecida pelo PGMAT da UCS permite que o mestre ou doutor supere com segurança os desafios presentes em atividades de ensino, pesquisa, desenvolvimento, inovação, controle de qualidade e, até mesmo, produção, sempre agregando valor a produtos e serviços.

O Programa incentiva fortemente a publicação de artigos científicos em periódicos internacionais e o depósito de pedidos de patente, ambos de autoria conjunta de seus docentes e discentes e, frequentemente, em colaboração com grupos de pesquisa de outras universidades brasileiras e do exterior, além de empresas. O PGMAT também promove o empreendedorismo por meio da criação de empresas de base tecnológica.

Na avaliação da CAPES de 2013, o PGMAT-UCS foi avaliado com conceito "muito bom" e nota 5 (nota máxima: 7).

As atividades do Programa são realizadas na Cidade Universitária, no Centro de Ciências Exatas e da Tecnologia, Sala V.305. A secretaria do Programa atende na sala V.301. O exame de proficiência em língua estrangeira, direcionado à leitura e compreensão de textos, tem caráter eliminatório e será prestado durante o curso.

Alguns dados (2004 - 2016)

  • 105 mestres formados até março de 2016.
  • 4 doutores formados até março de 2016.
  • Egressos: 45% atuam em grandes empresas da região, 29% seguem suas carreiras acadêmicas no próprio PGMAT e em programas de doutorado na área de materiais e afins, 16 % são atualmente docentes universitários e 2% fundaram empresas de base tecnológica a partir de trabalhos acadêmicos desenvolvidos no PGMAT.
  • Corpo discente 2016: 18 alunos de mestrado e 23 de doutorado, além de estudantes de graduação realizando trabalhos de iniciação científica.
  • Corpo docente permanente: 70% têm bolsa CNPq de Produtividade em Pesquisa, que distingue os pesquisadores com alta produtividade.

Principais prêmios recebidos por docentes e discentes no período

  • Menção Honrosa no Prêmio Vale-Capes de Ciência e Sustentabilidade 2014 para a dissertação de mestrado de Fabiana Zarpelon, orientada pelo professor Marcelo Giovanela no curso de Mestrado PGMAT-UCS.
  • Prêmio Petrobras de Tecnologia 2013 na categoria "Tecnologia de logística e de transporte de petróleo, gás e derivados" para o trabalho de iniciação científica de Felipe Cemin, orientado pelo professor Carlos A. Figueroa.
  • Prêmio Capes de Tese 2012 na área de Materiais para a tese de doutorado do professor César Aguzzoli, orientada pelo professor Israel J. R. Baumvol no curso de Doutorado Interinstitucional UCS/UFRGS.
  • Prêmio Vale-Capes de Ciência e Sustentabilidade 2012 para a dissertação de mestrado de Márjore Antunes, orientada pelo professor Marcelo Giovanela no curso de Mestrado PGMAT-UCS.
  • Prêmio Jovem Talento Empreendedor 2012 na categoria Indústria, da Prefeitura de Caxias do Sul, para Stevan Scussel Tomiello, na época mestrando do PGMAT-UCS.
  • Prêmio Pesquisador na Empresa 2011 da FAPERGS para o professor Carlos A. Figueroa.
  • Ordem Nacional do Mérito Científico, grau Comendador, da Presidência da República, para o professor Israel J. R. Baumvol.

Coordenação

Janaína da Silva Crespo

Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência dos Materiais

Secretaria: Margarida Henz Borges - pgmat@ucs.br - Telefone: (54) 3218-2764
Campus Universitário de Caxias do Sul - Bloco V - Sala 302A - Cidade Universitária.