Sinopse
Esta obra é resultado da pesquisa de Mestrado desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul (UCS), defendida em 28
de agosto do ano de 2019, submetida à banca examinadora composta pelos professores: Dr. José Edimar de Souza (orientador) - UCS; Dra. Flávia Brochetto Ramos - UCS; Dra. Terciane Ângela Luchese - UCS; Dr. Eduardo Arriada -UFPEL; e Dra.Luciane Sgarbi Santos Grazziotin - UNISINOS, disponível no link: ttps://repositorio.ucs.br/xmlui/handle/11338/5143. Este livro faz parte da Coleção Educatio Livros, publicizada pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado e Doutorado em Educação, da Universidade de Caxias do Sul.
O estudo objetivou apresentar novas perspectivas de análise sobre a História da Educação do município de Caxias do Sul, a partir do uso de um periódico educativo como fonte
e objeto de pesquisa. Além de possibilitar um panorama diferente sobre a Escola Rural e para a História da Educação caxiense, este estudo fez parte de um período pessoal de
importantes transformações, experiências e possibilidades, deixando memórias afetivas e marcas de um momento de reconfiguração desta pesquisadora.