Educação Especial
| AS APRENDIZAGENS DE UM SUJEITO COM CARACTERÍSTICAS DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO ASSOCIADAS AO TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE | |
| Carla Beatriz Kunzler Hosda, Caroline Leonhardt Romanowski |
| POLÍTICAS DE INCLUSÃO NA ESCOLA: LIMITES E POSSIBILIDADES | |
| Helena Sardagna |
| A ESTIGMATIZAÇÃO E A PRODUÇÃO DE SI: REFLEXÕES SOBRE O FILME “PRECIOSA” | |
| Bárbara Cristina Farina, Claudio Roberto Baptista |
| Avaliação da aprendizagem e inclusão escolar: relações possíveis | |
| Ana Carolina Christofari |
| A POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E A ‘PERSPECTIVA INCLUSIVA’: NOVOS ‘REFERENCIAIS’ COGNITIVOS E NORMATIVOS | |
| Kátia Silva Santos |
| “Normalidade”: revisitando o conceito | |
| Cláudia Rodrigues de Freitas |
| Diagnóstico e/ou Avaliação: matiz deste discurso na formação de professores da Educação Especial | |
| LEANDRA BOER POSSA, Grasiela Maria Silva Rios, Maria Inês Naujorks |
| Os desafios dos cegos nos espaços socais: um olhar sobre a acessibilidade. | |
| Janete Lopes Monteiro |
| O Professor de Educação Especial na Política de Educação Especial na Perspectiva Incluisiva | |
| Kamille Vaz |
| MÍDIA, ENGAJAMENTO SOCIAL E CONSUMO DA INCLUSÃO | |
| Fernanda de Camargo Machado |
| DIGNIDADE HUMANA COMO DESAFIO DA INCLUSÃO ESCOLAR | |
| Roque Strieder |
| A CONSTITUIÇÃO DO SER NA PERSPECTIVA VYGOTSKYANA: UM OLHAR PARA O SUJEITO COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO | |
| KARINA INES PALUDO, TANIA STOLTZ, HELGA LOOS |
| CONSIDERAÇÕES ACERCA DA ESQUIZOFRENIA E TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO NA INFÂNCIA | |
| Rosanita Moschini, Carlo Schmidt |
| MODELOS DE DEFICIÊNCIA E SUAS IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA | |
| Ingrid Renata Lopes Augustin |
| REVISTA NOVA ESCOLA E A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NO SISTEMA REGULAR DE ENSINO | |
| Michelle Mayara Praxedes Silva, Mariana Cesar Verçosa Silva |
| DUAS CRIANÇAS CEGAS E AS RELAÇÕES ESTABELECIDAS NO COTIDIANO ESCOLAR | |
| Laryssa Costa Lopes, Rosana Figueiredo Salvi |
| A escolarização de pessoas com Transtornos Globais de Desenvolvimento: uma análise dos indicadores educacionais do município de Londrina (2007-2010) | |
| Gabriel de Oliveira Feijó, Thaiza de Carvalho Correa, Patricia Oliveira da Silva |
| Dispositivos pedagógicos em Janusz Korczak: aprendizagem e autonomia em uma perspectiva pedagógica | |
| Mauren Lúcia Tezzari |
| INCLUSÃO SOCIODIGITAL E ESCOLAR: A INTERFACE TECNOLÓGICA DE LAPTOPS EDUCACIONAIS EM DISCUSSÃO | |
| Fernanda Chagas Schneider, Lucila Maria Costi Santarosa, Débora Conforto |
| Percursos Históricos da Educação de Surdos em Caxias do Sul - Não identificado | |
| Gabriele Vieira Neves |
| EDUCAÇÃO INCLUSIVA: REFLEXÕES SOBRE A ESCOLA QUE TEMOS E A ESCOLA NECESSÁRIA | |
| Celma Regina Borghi Rodriguero, Dorcely Isabel Bellanda Garcia |
| ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO, INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS E INCLUSÃO ESCOLAR | |
| Daniele Noal Noal Gai |
| POLÍTICA DE CONVENIAMENTO NA OFERTA DE SERVIÇOS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NO MUNICÍPIO DE BRAÇO DO NORTE–SC | |
| Cléia Demétrio Pereira |
| A IMPLANTAÇÃO DA SALA DE RECURSOS: DIFICULDADES, POSSIBILIDADES E REFLEXÕES | |
| Gabriela Brabo |
| MITOS SOBRE LÍNGUA DE SINAIS – DISCUSSÕES COM ALUNOS DE MEDICINA E FONOAUDIOLOGIA | |
| Carolina Hessel Silveira |
| EDUCAÇÃO ESPECIAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: VERTENTES MÉDICO-PEDAGÓGICA E PSICOPEDAGOGICA COMO BASE DA FORMAÇÃO CONTINUADA | |
| Márcia de Souza Lehmkuhl |
| O PAPEL DA GESTÃO PEDAGÓGICA FRENTE AO PROCESSO DE INCLUSÃO DOS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECAIS | |
| Josiane Rodrigues Vioto, Célia Regina Vitaliano |
| O APRENDIZADO DA ESCRITA BRAILLE POR MEIO DOS DIZERES DA PESSOA COM CEGUEIRA ADVENTÍCIA NA FASE ADULTA | |
| Ana Paula Boff |
| 50 ANOS DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL: MOVIMENTOS, AVANÇOS E RETROCESSOS | |
| Edson Mendes da Silva Júnior |
| ADAPTAÇÃO E TRADUÇÃO EM LITERATURA SURDA: A PRODUÇÃO CULTURAL SURDA EM LÍNGUA DE SINAIS | |
| Cláudio Henrique Nunes Mourão |
| DOURANDO A PÍLULA” – OS DISPOSITIVOS DE MEDICALIZAÇÃO E A ESCOLARIZAÇÃO: ESTARIA O BENEFICIO DE PRESTAÇÃO CONTINUADA PRODUZINDO A NÃO ESCOLARIZAÇÃO? | |
| Marco Freire Ferraz |
| LINGUAGEM E SÍNDROME DE ASPERGER: COMPREENDENDO A FALA DE UM ADOLESCENTE COM BASE NAS TEORIAS DA MENTE E DA COERÊNCIA CENTRAL | |
| Carlo Schmidt, Cristiane Kubaski |
| IDENTIDADES E DIFERENÇAS NAS NARRATIVAS DE SURDOS NEGROS | |
| rita simone silveira furtado |
| ANÁLISE DE DISCURSOS INCLUSIVOS E SEUS EFEITOS EM TERMOS DE SUBJETIVAÇÃO DOCENTE | |
| Eliana da Costa Pereira de Menezes, Priscila Turchiello |
| AS ABORDAGENS EXPLICATIVAS DO DESENVOLVIMENTO APLICADAS À ESTIMULAÇÃO PRECOCE | |
| Ana Flávia Hansel, Maria Augusta Bolsanello |
| ESTUDOS DA CONTEMPORANEIDADE: SOBRE OUVINTISMO / AUDISMO | |
| Francielle Cantarelli martins, Madalena Klein |
| AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DAS PROFESSORAS DE ALUNOS IDENTIFICADOS COMO HIPERATIVOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO RIO GRANDE DO SUL | |
| sibila luft |
| INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR: BARREIRAS RELATADAS PELOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA | |
| Tania Mara Zancanaro Pieczkowski |
| IDENTIFICAÇÃO DE CARACTERÍSTICAS DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO APRESENTADAS POR ALUNOS MATRICULADOS EM ESCOLAS DE ENSINO REGULAR | |
| Bárbara Amaral Martins, Miguel Cláudio Moriel Chacon |
| Trabalho Docente nas Salas de Apoio Pedagógico: primeiras aproximações | |
| Solange Rosskamp |
| GESTÃO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL DO PARANÁ: MANUTENÇÃO DAS ESCOLAS ESPECIAIS | |
| Valdete Veiga Moraes |
| A ORGANIZAÇÃO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FLORIANÓPOLIS PARA ATENDER OS SUJEITOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL | |
| Roseli Terezinha Kuhnen |
| A história oral como itinerário de pesquisa na Educação Especial: construindo narrativas de "aceitação do outro como legítimo outro" | |
| Clarissa Haas |
| A IMPORTÂNCIA DO BILÍNGUISMO NA FORMAÇÃO HUMANA DO ALUNO SURDO: A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E SUAS CONTRIBUIÇÕES | |
| Dinéia Ghizzo Neto, Nerli Nonato Ribeiro Mori |
| Deficiência visual, acessibilidade e consumo | |
| Felipe Leão Mianes, Janete Inês Müller |
| ACOMPANHAMENTO TERAPÊUTICO ESCOLAR: O ATENDIMENTO A ALUNOS COM TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO NAS CLASSES INCLUSIVAS | |
| Joíse de Brum Bertazzo, Rosanita Moschini |
| ACESSIBILIDADE EDUCACIONAL DOS ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: COMPROMISSO DA UNIVERSIDADE E DA ESCOLA | |
| Renata Gomes Camargo, Tatiane Negrini, Soraia Napoleão Freitas |
| RELAÇÕES PEDAGÓGICAS, UM OLHAR AO AEE NA EDUCAÇÃO INFANTIL | |
| Melina Chassot Benincasa |
| Deficiência Mental e pesquisa: atualidades e modos de conhecer | |
| Fabiane Bridi, Claudio Roberto Baptista |
| A infância e a deficiência intelectual: Algumas reflexões | |
| Josiane Eugênio Pereira |
| “BICHI CLETA & MARAVILHA”: ROMPENDO COM OS SIGNIFICADOS ESSENCIALIZADOS DE CULTURA SURDA | |
| Violeta Porto Moraes, Angela Nediane dos Santos |
| AS POLÍTICAS DE INCLUSÃO ESCOLAR NO BRASIL E SEUS EFEITOS NA PRÁTICA EDUCATIVA | |
| Gisele Ruiz Silva |
| ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E AVALIAÇÃO: REPRESENTAÇÕES DE ACADÊMICOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL | |
| Marciele Vieira Dorneles, Grasiela Maria Silva Reis, Maria Inês Naujorks |
| Mediação e Desenvolvimento no Atendimento Educacional Especializado através do uso de Artefatos Tecnológicos | |
| Ana Carla Foscarini, Liliana Maria Passerino |
| O INTÉRPRETE DE LÍNGUA DE SINAIS NA ESCOLA REGULAR: EFEITOS E POSSÍVEIS BENEFICIÁRIOS DO TRABALHO DESENVOLVIDO POR ESTE PROFISSIONAL | |
| Carlos Henrique Soares |
| INSTITUCIONALIZAÇÃO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NA LÓGICA INCLUSIVA | |
| Mônica Zavacki de Morais |
| A invenção do sujeito “normal” no projeto de modernidade e as instituições de “modelagem”: um estatuto em crise? | |
| Daniele Uglione Fabbrin Casale dos Santos |
| Governamentalidade neoliberal e a produção de sujeitos para a dinâmica inclusiva | |
| Juliane Marschall Morgenstern |
| CARTOGRAFIA DE UMA INFÂNCIA: registros fotográficos que articulam família e escola no processo educacional de uma criança surda | |
| Graziele Gonçalves FÜLBER, Adriana da Silva THOMA |
| POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO E O VEÍCULO DA IDEOLOGIA CAPITALISTA: O CASO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL | |
| Fabíola Borowsky, Demétrio Cherobini |
| EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DA CONCEPÇÃO À CONSTITUIÇÃO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA NA PERSPECTIVA DOCENTE | |
| Vanessa Caroline Silva |