Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XXV MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO

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AVALIAÇÃO DA TAXA DE PERMANÊNCIA NOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS NO BRASIL: UMA ABORDAGEM MULTITÉCNICA BASEADA NOS DADOS DO INEP
Emanuelly da Rosa Rossi, Cíntia Paese Giacomello, Alex Eckert

Última alteração: 2025-09-29

Resumo


Diante do cenário de expansão do ensino superior e dos desafios persistentes relacionados à permanência e à qualidade da formação, ao analisar o curso de Ciências Contábeis, presente em instituições públicas e privadas de todas as regiões, o estudo constitui um campo relevante para investigar desigualdades regionais, padrões de evasão e aproveitamento acadêmico. O presente artigo analisa o desempenho dos cursos de Ciências Contábeis no Brasil a partir de uma perspectiva estatística, utilizando os microdados do Censo da Educação Superior de 2023, apurados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). O estudo tem como objetivo identificar padrões na trajetória acadêmica dos cursos de Ciências Contábeis no Brasil, com foco em variáveis como ingresso, conclusão, evasão e permanência. Trata-se de uma pesquisa de natureza quantitativa, com abordagem descritiva, fundamentada em técnicas de análise estatística. Foram aplicadas técnicas de estatística descritiva, testes de normalidade, teste binomial, teste qui-quadrado de independência, análise fatorial exploratória e regressão linear simples. Os resultados revelam predominância da modalidade presencial, heterogeneidade entre instituições, desigualdades regionais e associações estatisticamente significativas entre variáveis como ingresso, evasão e conclusão. Tais evidências contribuem para o planejamento institucional e políticas voltadas à melhoria da gestão educacional de desempenho no ensino superior.


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