Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XXV MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO

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BARREIRAS À INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO: UM ESTUDO NAS ESCOLAS TÉCNICAS ESTADUAIS DO AGRESTE PERNAMBUCANO
Alexsandra da silva Ferreira, Eliana Andréa Severo

Última alteração: 2025-10-06

Resumo


A sociedade atual está inserida em um ambiente altamente conectado, e percebe-se que as tecnologias surgem e se modificam de forma acelerada a fim de acompanhar as demandas existentes. Esta pesquisa tem como objetivo identificar as barreiras à integração tecnológica nas Escolas Técnicas Estaduais (ETE) do Agreste Pernambucano. As barreiras são entendidas como desafios frente à integração tecnológica, e sua identificação possibilitará melhor inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na educação, especialmente na educação profissional. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa e exploratória, por meio de entrevistas semiestruturadas com professores do curso técnico de Administração da modalidade presencial. Para análise dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo categorial, por meio da categorização das barreiras encontradas na literatura atual. Com base nos principais achados, foi possível confirmar, a partir das falas dos professores, diversas barreiras à integração das TIC nas práticas pedagógicas. As mais recorrentes foram: na categoria estrutura, destacaram-se falta de acesso à internet, insuficiência de equipamentos, salas lotadas e escassez de recursos financeiros; na categoria professor, observaram-se barreiras relacionadas à falta de conhecimento sobre o uso das tecnologias e aspectos ligados ao perfil demográfico; na categoria formação, evidenciou-se a ausência de desenvolvimento profissional contínuo; e, por fim, a categoria aluno, que emergiu durante a análise, revelou barreiras como carência de recursos materiais e financeiros, falta de conhecimentos e questões comportamentais. Os resultados possibilitaram desenvolver um Framework para análise das barreiras à inovação tecnológica nas práticas educacionais e elaborar um resumo executivo apresentado à Gerência Regional de Educação (GRE).



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