Última alteração: 2025-10-06
Resumo
O presente estudo bibliográfico tem por objetivo propor uma pesquisa aplicada que possa analisar as relações entre a utilização de táticas vinculantes com a retenção de clientes. Parte-se do pressuposto de que a fidelização de clientes pode ser uma estratégia para aumentar a competitividade das empresas de prestadoras de serviços contábeis. Diante da crescente concorrência, compreender quais critérios são mais eficazes para retenção de clientes é uma forma de se manter estável dentro do mercado, não perder clientes para a concorrência é importante para o sucesso empresarial, pois impacta diretamente na lucratividade da empresa e fortalece a construção do relacionamento entre prestador de serviço e cliente. Para atingir o objetivo propõe-se a realização de um estudo de caso único, com abordagem qualitativa de caráter exploratório. Para tanto, os dados deverão ser coletados por meio de entrevistas em profundidade com clientes de uma empresa prestadora de serviços contábeis, no sentido de compreender quais táticas são mais eficazes na retenção dos clientes.