Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XXV MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO

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O PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL COMO INDUTOR DA CULTURA DE INOVAÇÃO NO IFRS – CAMPUS BENTO GONÇALVES
Claudia Lorenzon, Diego Piazza

Última alteração: 2025-10-05

Resumo


Esta pesquisa buscou compreender a capacidade do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) de atuar como indutor da cultura de inovação em uma instituição de ensino profissional e tecnológica. O objetivo central foi analisar a relação entre o PDI e a cultura de inovação no IFRS Campus Bento, investigando como um documento de planejamento estratégico pode influenciar e fortalecer um ambiente propício à inovação. Adotou-se abordagem qualitativa, com revisão bibliográfica sobre gestão da inovação e cultura organizacional, além da análise documental do PDI. Os resultados indicam que o PDI exerce papel fundamental na estruturação e disseminação de uma cultura inovadora, desde que suas diretrizes estejam alinhadas a princípios de gestão estratégica da inovação. Observou-se que, quando elaborado de forma participativa, o PDI potencializa a mobilização da comunidade acadêmica e favorece a construção de ambientes colaborativos e receptivos a mudanças. A análise revelou ainda que a promoção da inovação depende de práticas de gestão consistentes, indicadores claros e mecanismos permanentes de acompanhamento. Assim, o PDI se configura não apenas como documento normativo, mas como instrumento dinâmico de transformação organizacional, orientando decisões estratégicas e legitimando ações inovadoras. A pesquisa contribui para o campo da administração pública ao evidenciar que o planejamento institucional pode ser mecanismo efetivo para impulsionar a inovação em instituições educacionais. Ao enfatizar a relevância da cultura organizacional como suporte, oferece subsídios práticos à gestão educacional e recomendações para alinhar de forma sustentável o planejamento à inovação.

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