Menu fechado

Água Purificada e Ultrapurificada

Diferentes normas definem os graus de pureza de água para uso em laboratório, tanto por razões técnicas como econômicas. O objetivo destas normas é assegurar que o grau de pureza adequado seja utilizado para uma determinada aplicação, visando ao mesmo tempo a redução dos custos operacionais do laboratório – produzir Água Tipo I é mais caro do que produzir Água Tipo II ou III.

Água Tipo III

É o menor grau de purificação da água aceitável para uso em laboratórios, e é recomendada para uso no enxague de vidraria, banho-maria, autoclaves ou para alimentar sistemas de purificação de água capazes de produzir Água Tipo I.

Água Tipo II

É utilizada na maioria das aplicações de laboratório, como preparo de tampões, soluções de pH, preparação de meios de cultura, ou para alimentar sistemas de purificação de água capazes de produzir Água Tipo I, analisadores clínicos, incubadoras de cultura de células, câmaras climáticas e para a preparação de reagentes químicos para análise ou síntese.

Água Tipo I

É o grau de purificação necessário para aplicações como, por exemplo, preparação da fase móvel para cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE); preparação de branco e diluição de amostras para CG, CLAE, AA, ICP-MS e outras técnicas analíticas avançadas; preparação de tampões e meios de cultura para células de mamíferos e fertilização in vitro; produção de reagentes para aplicações de biologia molecular (sequenciamento de DNA, PCR); e preparação de soluções para eletroforese e blotting.

Características Físico Químicas dos Diferentes Tipos de Água

Diferentes normas definem as especificações mínimas necessárias para aplicações de água de laboratório específicos: ASTM e ISO 3696 para aplicações laboratoriais e CLSI GP40 para laboratórios clínicos. Alguns outros laboratórios utilizam as especificações definidas pelas farmacopeias norte-americana ou inglesa.

ContaminanteParâmetro e unidadeTipo IIITipo IITipo I
ÍonsResistividade (MΩ.cm @ 25°C)> 0,05> 1,0> 18,0
OrgânicosTOC (ppb)< 200< 50< 10
Pirogênios(UE/mL)N/DN/D< 0,03
ParticuladosParticulados > 0.2 µm (unidades/mL)N/DN/D< 1
ColoidesSílica (ppb)< 1000< 10<10
BactériasBactérias (UFC/mL)< 1000< 100<1
Legenda: N/D: informação não disponível; ppb: partes por bilhão; UE: unidades de endotoxina; UFC: unidade formadora de colônias (em inglês, colony forming unit). Fonte: Lab Water Grades Tutorial. Merck Millipore.

O Instituto de Pesquisas em Saúde dispõe de equipamento capaz de produzir Água Tipo I (ultrapurificada) e Água Tipo III (purificada).

Como solicitar

Este serviço somente está disponível para setores/laboratórios da Universidade de Caxias do Sul. As solicitações devem ser realizadas através do sistema SERVi – Serviços Internos. O solicitante deve fornecer o(s) recipiente(s) para o fornecimento de água purificada ou ultrapurificada.