Menu fechado

PREVAIL

Estudo de fase 3, randomizado, duplo-cego, controlado por placebo de felzartamab em adultos com nefropatia por IgA

Situação

Aguardando iniciação

Especialidade médica

Nefrologia

Tipo de estudo

Intervencional

Fase da pesquisa

Fase III

Condição ou doença

Nefropatia

Investigador principal

Luciano da Silva Selistre

Objetivo

Avaliar a eficácia do felzartamab em comparação com o placebo na proteinúria em participantes com nefropatia por imunoglobulina A (IgAN).

Critérios de inclusão

  • Diagnóstico de nefropatia por IgA confirmado por biópsia nos últimos 10 anos antes da assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Em participantes com diabetes mellitus tipo 2, a confirmação por biópsia do diagnóstico de nefropatia por IgA deve ter sido realizada nos últimos 24 meses antes da assinatura do TCLE.
  • Taxa de filtração glomerular estimada (TFGe) ≥ 30 mL/min/1,73 m² na triagem, calculada utilizando a equação CKD-EPI 2021. Uma TFGe ≥ 20 e < 30 mL/min/1,73 m² é aceitável para a coorte exploratória.
  • Proteinúria ≥ 1,0 grama por dia (g/dia) ou relação proteína/creatinina urinária (RPCU) ≥ 0,8 grama por grama (g/g), avaliada por uma coleta adequada de urina de 24 horas.
  • Clinicamente estável em uma dose máxima tolerada ou dose máxima aprovada de inibidores da enzima conversora de angiotensina (IECA) ou de bloqueadores dos receptores de angiotensina (BRA) por pelo menos 12 semanas antes da triagem, ou intolerante a IECAs ou BRAs. Em caso de intolerância, isso deve ser discutido com o Monitor Médico antes da randomização. Os participantes também podem estar usando inibidores do cotransportador de sódio-glicose 2 (SGLT2), antagonistas dos receptores de endotelina (ARE) aprovados para o tratamento da nefropatia por IgA, antagonistas do receptor de endotelina e angiotensina (ADEA) aprovados para o tratamento da nefropatia por IgA e/ou antagonistas dos receptores mineralocorticoides (ARM), desde que a dose esteja estável por pelo menos 12 semanas antes da triagem. Os participantes devem permanecer em doses estáveis ​​desses medicamentos de base durante todo o estudo. Após a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), as doses não podem ser alteradas durante o estudo nem os medicamentos podem ser descontinuados, exceto se considerados relacionados a um evento adverso. Os participantes que utilizarem sparsentana não poderão usar simultaneamente medicamentos IECAs ou BRAs.

Nota: Outros critérios de inclusão definidos no protocolo podem ser aplicáveis.

Critérios de exclusão

  • Formas secundárias de nefropatia por IgA, indicadas pela presença de qualquer outra doença sistêmica que potencialmente leve a depósitos de IgA, conforme determinado pelo investigador.
  • Histórico de variante rapidamente progressiva de nefropatia por IgA, definida como perda da taxa de filtração glomerular estimada (TFGe) superior a 50% em 3 meses e não explicada por alterações no bloqueio do sistema renina-angiotensina (SRA) ou outros fatores.
  • Síndrome nefrótica presumida causada pela variante MCD.
  • Outras glomerulonefrites progressivas concomitantes ou doença glomerular não imunológica, como nefropatia diabética.
  • Diabetes mellitus tipo 2 com hemoglobina glicada (HbA1c) superior a 8% na triagem, ou evidência de nefropatia diabética na biópsia, histórico de doença microvascular ou macrovascular diabética (por exemplo, retinopatia diabética, neuropatia periférica).
  • Qualquer estado de imunossupressão ou imunodeficiência diagnosticado ou suspeito, como asplenia, vírus da imunodeficiência humana (HIV), imunodeficiências primárias, transplante de órgãos ou de medula óssea, com exceção de transplantes de córnea.
  • Ter sido previamente tratado com agentes imunossupressores ou outros imunomoduladores, como, entre outros, ciclofosfamida, rituximabe, infliximab, eculizumabe, canaquinumabe, micofenolato de mofetila (MMF) ou micofenolato de sódio (MPS), ciclosporina, tacrolimo, sirolimo, everolimo ou exposição sistêmica a corticosteroides (> 7,5 miligramas por decilitro [mg/d] de prednisona/prednisolona equivalente) nos 4 meses (ou 12 meses para rituximabe) anteriores à triagem.
  • Participantes atualmente em tratamento com budesonida oral. Participantes que interromperam essa terapia ≥ 4 meses antes da triagem podem ser elegíveis.
  • Infecções ativas clinicamente significativas, histórico conhecido de infecção clinicamente significativa recorrente ou evidências laboratoriais na triagem consistentes com uma infecção ativa, ou uso de anti-infecciosos intravenosos (antibacterianos, antivirais ou antifúngicos). Participantes com histórico de infecções oportunistas são excluídos.
  • Hipogamaglobulinemia: Imunoglobulina G (IgG) sérica < 6,0 gramas por litro (g/L), na triagem.

Nota: Outros critérios de exclusão definidos no protocolo podem ser aplicáveis.

Como participar

Entre em contato conosco através do telefone (54) 3218-2737.

Quero participar!

Duração do estudo

2025-2029

Identificador no ClinicalTrials.gov

NCT06935357

Patrocinador

Indústria farmacêutica