Submissão de Trabalhos

Datas importantes:

Inscrições para apresentação de trabalhos: de 22 de maio a 31 de julho de 2023. No ato da inscrição, envie o comprovante de pagamento para o e-mail do evento jornadagrupheim@gmail.com, junto ao resumo expandido, indicando o Grupo de Trabalho.
Divulgação do aceite das comunicações: a partir de 14 de agosto de 2023.
Inscrição para lançamento de livros: até 31 de julho de 2023. Para inscrever-se, envie uma síntese de até uma página sobre a obra e uma imagem da capa com alta resolução para o e-mail do evento jornadagrupheim@gmail.com.

Diretrizes Gerais de Submissão de Resumos Expandidos e Comunicação Oral

1. A 1ª Jornada Nacional de Pesquisa: História da Educação, Imigração e Memória - 15 anos GRUPHEIM - aceita a submissão de pesquisas concluídas ou em andamento.

2. Os resumos devem se relacionar com as temáticas dos GTs (verifique ementas que descrevem as temáticas).

3. Os trabalhos que não atendam às normas de submissão serão automaticamente excluídos.

4. Para a submissão de trabalhos, todos os autores deverão enviar o seu arquivo (tal como consta nas Diretrizes Gerais para a Produção dos Resumos Expandidos) para o e-mail do evento. Os responsáveis pelo recebimento dos arquivos irão encaminhá-los aos avaliadores (coordenadores de GT e comissão científica) de forma com que estes efetuem a seleção às cegas.

5. O prazo máximo para a submissão dos resumos é até o dia 16 de julho de 2023.

6. Somente serão aceitos os trabalhos cujo pagamento da inscrição tenha sido efetuado até a data-limite de pagamento e os comprovantes tenham sido encaminhados via e-mail (aguardar confirmação de recebimento pela comissão organizadora).

7. A divulgação dos trabalhos aceitos será feita diretamente com os autores pelo e-mail, assim que a avaliação for realizada.

8. Cada trabalho submetido poderá ter no máximo 2 co-autores.

9. Cada participante pode submeter, no máximo, 2 trabalhos, quer como autor(a), quer como co-autor, inclusive os professores-orientadores.

10. Cada participante terá, no máximo, 10 minutos para apresentar sua comunicação, podendo ou não fazer apresentação com slides.

11. Os certificados estarão disponíveis a partir de 30 dias após o término do evento, sendo enviados por e-mail e disponíveis também pelo site da Extensão (https://ucsvirtual.ucs.br/extensao/certificados_boletos/). A não apresentação da comunicação por, pelo menos, um dos autores invalida o recebimento do certificado de apresentação.

13. Não haverá devolução dos valores das inscrições por desistência ou ausência dos autores.

14. Em caso de dúvidas, enviar e-mail para jornadagrupheim@gmail.com

Diretrizes Gerais para Produção dos Resumos Expandidos

1. A 1ª Jornada Nacional de Pesquisa: história da educação, imigração e memória - 15 anos GRUPHEIM preconiza, a submissão de comunicações em Grupo de Trabalho (GT) no formato de resumos expandidos, os quais, ao término do evento, serão publicados nos Anais do evento.

Poderá submeter até 02 (dois) trabalhos, podendo estes fazerem parte, inclusive, de um mesmo GT, o qual deverá ser informado no momento da submissão. Os resumos serão selecionados e agrupados pelos coordenadores dos GTs, conforme critérios pré-estabelecidos.

   1.1 Serão aceitos resumos escritos em português ou em espanhol.

2. Os arquivos deverão ser, obrigatoriamente, enviados nas extensões .doc ou .docx (Word ou Documentos Google).
   2.1. Para fins de melhor organização, o arquivo deverá ser nomeado da seguinte maneira: GT, seguido de underline, seguido do número do GT, seguido de uma palavra relevante referente ao texto. Por exemplo: GT_número_palavra.

3. O resumo deverá apresentar o seguinte cabeçalho:
   a. Título (máximo de 15 palavras, em negrito e centralizado, com letras maiúsculas);
   b. Número e Nome do GT (fonte de tamanho 10, centralizado, duas linhas abaixo do título);
   c. Palavras-chave (de três a cinco, separadas por ponto final, com a primeira letra maiúscula, fonte Times New Roman, tamanho 10, alinhamento centralizado, espaçamento simples, logo abaixo do Número e Nome do GT).

   3.1. A autoria e as suas respectivas informações (titulação e filiação institucional) deverão ser informadas após o título. E em no máximo 3 linhas, em nota de rodapé indicar informações vinculadas à formação e/ou vínculo profissional, ou com projeto de pesquisa.

4. O texto do resumo deverá conter os seguintes itens (não necessariamente nesta ordem): introdução (tema e problema da pesquisa), objetivo, relação com o GT escolhido, abordagem teórica (conceitos, autores(as) e pressupostos que guiaram a pesquisa), metodologia, resultados e considerações (reflexões geradas).
Os itens não precisam estar no texto sob a forma de subtítulos, itens ou subitens, desde que, eles sejam desdobrados no corpo da escrita.

5. Os textos deverão seguir as seguintes orientações de formatação: fonte Times New Roman, tamanho 12; espaçamento 1.5; alinhamento justificado; tamanho da folha A4; margens superior e esquerda 3 cm, inferior e direita 2 cm.
   5.1. Os textos não deverão conter tabulação, colunas ou separação de sílabas hifenizadas.
   5.2. No corpo do texto não deverá haver figuras, imagens e/ou quadros agregados.
   5.3. Não serão aceitas citações diretas, apenas indiretas, seguindo as normas da ABNT NBR 6023. Sendo assim, todos os autores citados devem constar nas referências.
   5.4. O uso de notas de rodapé deverá ter apenas o caráter explicativo/complementar. Devem ser numeradas em algarismos arábicos sequenciais (exemplo: 1, 2, 3, etc.) na fonte Times New Roman, tamanho 10, com espaçamento simples e texto justificado.

6. O resumo deverá conter, duas (2) e no máximo (4) páginas.
   6.1. No caso das referências, estas deverão ser devidamente citadas ao final do trabalho, sem a necessidade de uma nova página (exclusiva) para isto e não entrando para a contagem destas, caso seja necessário ultrapassar o limite de páginas.

7. Questões linguísticas, como ortografia e concordância, são de responsabilidade do autor.