Submissão de Trabalhos

Datas importantes

  • Inscrição e submissão de comunicações orais em duas modalidades: trabalhos científicos e relatos de experiência - de 1° de junho a 24 de julho
  • Divulgação dos trabalhos aceitos - até 15 de agosto
  • Inscrição para ouvintes - de 2 de junho a 28 de setembro de 2022
  • Data final para envio de texto completo - até 20 de outubro
  • Realização do Congresso - de 29 de setembro a 1° de outubro

Normas Gerais para Submissão de Trabalhos

Neste evento, serão aceitas as submissões de trabalhos em duas modalidades:
(a) Trabalho Científico
(b) Relato de Experiência.

Idioma aceito: Português
Os resumos devem ser elaborados no Modelo desenvolvido pela organização do evento.

As submissões, independentemente da modalidade, serão submetidas sob a forma de resumo, conforme as normas a seguir:

Passo-a-passo para Inscrição e Submissão dos Resumos

Os autores e coautores deverão inscrever-se no evento através deste site. Após a inscrição deverão realizar o pagamento da inscrição, enviar o resumo junto com o comprovante de pagamento para o e-mail: congressoinfancias2022@gmail.com

Os recebimentos das submissões serão confirmados por e-mail. Se caso, não houver retorno nos prazos divulgados entrar em contato com a coordenação do evento. As inscrições deverão ser realizadas em um dos três Grupos de Trabalhos.

Submissão de Comunicação Oral em Grupos de Trabalhos

Os Grupos de Trabalho (GT) serão os espaços para a comunicação oral e discussão de pesquisas concluídas ou em andamento, desenvolvidas em programas de pós-graduação no âmbito de mestrado ou de doutorado, bem como pesquisas de alunos de cursos de especialização. Serão organizados a partir de três eixos temáticos:

GT 1: História e concepções de infância
GT 2: Políticas públicas para as infâncias: saúde, educação e rede de proteção e assistência social
GT 3: Infâncias, formação de professores e práticas pedagógicas

Cada participante poderá submeter, no máximo, dois trabalhos, como autor principal e, no máximo, dois trabalhos como coautor.

Cada trabalho poderá conter, no máximo, um autor e dois coautores. Para realizar a submissão, o autor e os coautores deverão estar inscritos no evento.

O tempo máximo para apresentação será de 15 minutos.

O trabalho deverá ser apresentado por um dos autores, impreterivelmente.

Somente receberão certificados de apresentação de trabalho (autor ou coautor) aqueles que efetivamente apresentarem o trabalho.

Submissão de Relato de Experiência

Os relatos de experiência são um amplo espaço de acolhida de estudantes de diferentes níveis de ensino, incluindo graduação e pós-graduação, bem como profissionais da Educação que estejam atuando nas diferentes redes de ensino, atuando com crianças. A temática deve ser atinente a um dos três Grupos de trabalhos definidos para o evento. O relato de experiência refere-se à apresentação reflexiva sobre uma ação ou conjunto de ações que versem sobre o tema do congresso, como, por exemplo, uma prática de sala de aula, formação de professores, desenvolvimento de projetos, entre outros.

O tempo máximo de apresentação do relato de experiência será de 15 minutos.

Somente receberão certificados de apresentação de trabalho (autor ou coautor) aqueles que efetivamente apresentarem o trabalho.

Observações

Os autores que tiverem seus trabalhos aprovados o apresentarão via plataforma Google Meet. O link para a plataforma será informado ao participante via e-mail em data oportuna.

Cada participante poderá submeter, no máximo, dois trabalhos, um como autor principal e um como coautor. Cada trabalho poderá conter, no máximo, um autor e dois coautores. Somente serão avaliados os trabalhos submetidos que os autores efetuarem o pagamento da inscrição.

A coordenação do evento não se responsabilizará por envios não realizados por problemas de conexão de última hora. Não serão aceitos trabalhos que não estejam em conformidade com as diretrizes para cada modalidade.

Somente serão avaliados os trabalhos submetidos que os autores efetuarem o pagamento da inscrição. O valor pago pela inscrição não será devolvido em caso de não aprovação dos trabalhos. Os trabalhos submetidos e não avaliados por falta de pagamento ou avaliados e não aprovados não constarão nos anais do evento.

Avaliação dos Trabalhos

A avaliação dos trabalhos submetidos terá caráter classificatório e o julgamento obedecerá aos seguintes critérios: relevância e pertinência do trabalho para a área de pesquisa; riqueza conceitual na formulação dos problemas; consistência e rigor na abordagem teórico-metodológica e na argumentação; interlocução com a produção da área; originalidade e contribuição para o avanço do conhecimento na área.
Os certificados serão disponibilizados na página da Extensão, no campo Boletos e Certificados, dentro de alguns dias após a realização do evento.