Doutorando em Materiais recebe prêmio de melhor pôster em evento internacional.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 19/09/2017 | Editado em 21/09/2017

Resultados obtidos no trabalho premiado podem ser aplicados às novas ferramentas para nanociências e nanotecnologias e à caracterização de superfícies nanoestruturadas para atingir a superlubricidade.

Fernando Graniero Echeverrigaray é engenheiro de Materiais (2011) e mestre em Engenharia e Ciência dos Materiais (2014) pela UCS. Atualmente, cursa o Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência dos Materiais, e foi nessa condição que recebeu o Prêmio International Union of Research Materials Societies (IURMS) “Best Poster Prize”, pelo trabalho apresentado em evento internacional que reuniu pesquisadores da área da Engenharia e Ciências dos Materiais de diversas partes do mundo, o XVI Brazilian MRS, realizado em Gramado, entre 10 e 14 de setembro. Fernando apresentou o trabalho Towards superlubricity in nanostructured surface: the role of hydrogen content and van der Waals interactions, em que estudou a superlubricidade na camada mais externa de filmes finos de carbono amorfo hidrogenado, com aplicação em novas ferramentas para nanociências e nanotecnologias.

“Receber o prêmio de melhor pôster pelo presidente Dr. Soo Wohn Lee da International Union of Research Materials Societies (IURMS) no XVII Brazil Materials Research Society Meetings constitui-se em um momento marcante na minha vida acadêmica. Este reconhecimento público expressa para mim de certa forma, um coroamento de idas e vindas, de lutas e conquistas que representa a nossa força de vontade por tudo aquilo com que sonhamos e acreditamos nos campos de Engenharia e Ciência dos Materiais”.

Fernando afirma que o prêmio é mais um incentivo “para que a pesquisa científica que se faz no Brasil se desenvolva e avance” e  que contibua para que o governo reconheça os esforços dos cientistas brasileiros e estrangeiros que residem no país, “pois entre todas as limitações de financiamento e recursos para a pesquisa, continuamos a progredir, garantindo a sobrevivência da ciência no Brasil”. Ao compartilhar a conquista com os colegas de Laboratório (Epipolé Research Group) e com os seus mentores – os professores Carlos A. Figueroa e  Alexandre F. Michels –  Fernando também agradece aos órgãos financiadores de pesquisa (CNPq, FAPERGS e INES) e às instituições (UCS, UFSM, UNICAMP e PUC-Rio) que colaboraram para a realização do trabalho.

Sobre o trabalho
Os filmes finos nanoestruturados de carbono amorfo hidrogenado (a-C:H) possuem uma combinação única de propriedades que, por sua vez, é fundamental em dispositivos mecânicos e eletromecânicos que visam problemas de eficiência energética. A compreensão do fenômeno de atrito em nanoescala é um desafio duradouro, que começou há vários séculos com os experimentos de Leonardo da Vinci. Embora, as leis fenomenológicas macroscópicas e microscópicas descrevam satisfatoriamente o fenômeno em diversos sistemas de contato entre materiais, os mecanismos físico-químicos envolvidos no processo são muito complexos e ainda não estão bem elucidados.

A literatura traz uma riqueza de informações sobre o mecanismo de superlubricidade em filmes finos de carbono tipo diamante, relatando as forças de van der Waals como uma das contribuições fundamentais para as forças dissipativas do atrito em superfícies nanoestruturadas, não há evidências sólidas para concluir a discussão científica. Nesta contribuição, conseguimos correlacionar o coeficiente de atrito com as interações de van der Waals através de diferentes polarizações transmitidas por diferentes quantidades de elétrons normalizados na camada mais externa de filmes finos de carbono amorfo hidrogenado. Os resultados do estudo atual podem ser aplicados às novas ferramentas para nanociências e nanotecnologias e à caracterização de superfícies nanoestruturadas para atingir a superlubricidade. Vale a pena salientar que este estudo fundamental pode ser utilizado em aplicações tecnológicas envolvendo dispositivos nanomecânicos, sensores piezoresistivos e levitação puramente elétrica.

Foto: Divulgação