Reforma pedagógica torna cursos mais práticos, conectados e flexíveis

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 26/10/2017 | Editado em 27/10/2017

Inspirado e alinhado com modelo considerado o melhor do mundo, Projeto de Reestruturação dos Cursos de Graduação implanta metodologias ativas de aprendizagem, flexibilizando currículos, aproximando teoria da prática e dando ao aluno o poder de direcionar sua formação.

Criatividade, flexibilidade, versatilidade, iniciativa, pensamento crítico, visão sistêmica, orientação para resultados, autonomia combinada com habilidade de trabalhar em equipe, capacidade de criar conexões e gerar soluções.

É sobre conceitos mais importantes da atualidade – tanto para o mercado do trabalho como para as interações sociais e cidadãs – que a Universidade de Caxias do Sul está fundamentando sua proposição pedagógica e institucional para os próximos anos. Alinhado com as mais modernas e avançadas abordagens de educação do mundo, o Projeto de Reestruturação dos Cursos de Graduação, a ser implantado a partir de março de 2018, privilegia metodologias ativas de ensino visando fazer do estudante o protagonista de sua trajetória no Ensino Superior.

Saiba mais sobre o Projeto de Reestruturação dos Cursos de Graduação

O trabalho de reestruturação pedagógica se iniciou há três anos, com a construção dos novos Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e Projeto Pedagógico Institucional (PPI), aprovados em maio deste ano pelo Conselho Universitário. O processo conciliou as diretrizes curriculares nacionais estabelecidas pelo Ministério da Educação com o modelo da Pedagogia da Inovação.

Desenvolvida pela Universidade de Ciências Aplicadas de Turku (TUAS), da Finlândia – país com aquele que é considerado os melhores sistemas e métodos educacionais do mundo – a abordagem é voltada ao desenvolvimento de competências pessoais para a inovação, promovendo a assimilação, a produção e a utilização do conhecimento de modo a preparar as pessoas para atuar criativamente nas diferentes dimensões da vida pessoal e da vida profissional.

Parceira da Universidade de Turku desde 2005, a UCS teve, nos últimos dois anos, sete professores capacitados como trainers da Pedagogia da Inovação, tornando-se a primeira universidade das Américas certificada no modelo e habilitada treinar outras instituições de ensino, empresas, entidades e órgãos públicos no Sul do Brasil.

“O mundo inteiro está reformulando a educação na medida em que as transformações da sociedade acontecem. Tomamos esse processo como prioridade da nossa gestão e estamos agora entregando um resultado pelo qual a Universidade mais uma vez cumpre sua proposição de antecipar o futuro”, considera o reitor Evaldo Kuiava. “A UCS foi criada para ser inovadora e completou 50 anos com esta visão. Com a reestruturação de cursos, estamos inovando na essência de nossa missão, que é a educação, e fixando um marco para aquilo que propomos para os próximos anos. O futuro trará cada vez mais possibilidades para o indivíduo se assumir como protagonista de seu projeto de vida. Cabe a nós fornecermos as melhores condições para uma aprendizagem de excelência, verdadeiramente colaborativa ao processo de cada estudante”, preconiza.

Modelo pedagógico investe nas competências pessoais para a inovação

O Projeto de Reestruturação dos Cursos de Graduação terá como base a implantação de metodologias ativas de aprendizagem, com o propósito de oferecer ao estudante maior autonomia e participação no direcionamento de sua formação, além de amplificar as possibilidades de aprendizado com maior interdisciplinaridade entre cursos, atividades práticas e integração de conhecimentos. A metodologia deriva, dentre outros, dos preceitos da Pedagogia da Inovação, que, por sua vez, enfoca:

A aproximação do ensino com a realidade – Demandas da sociedade são incorporadas como objetos de estudo para os alunos (modelo working life).

Flexibilidade curricular – O mundo muda nos anos em que o aluno está na Universidade. Assim, a pedagogia o habilita a identificar os conhecimentos mais necessários ao percurso formativo que faça sentido para ele.

Aprendizado com base em projetos – O acadêmico é instado ao desenvolvimento de iniciativa, à resolução de problemas e ao trabalho em equipe, uma a vez que inovação é um processo coletivo de empreendimento de soluções.

Visão empreendedora e multidisciplinar – No sentido de estímulo à identificação de oportunidades e de capacidade de desenvolvimento de soluções inovadoras a partir de diferentes conhecimentos.

Contato com novas culturas e referências – Ampliando o senso crítico e a capacidade de gerar ideias e conexões.

Pesquisa e desenvolvimento – Toda inovação é a construção de um novo conhecimento. Se não existe resposta pronta, ela precisa ser construída. E isso é conseguido através da pesquisa.

As definições do modelo estão descritas no livro Pedagogia da Inovação – A Experiência Finlandesa, lançado em setembro pela Editora da UCS (EDUCS), que traz artigos de professores e técnicos da instituição finlandesa explicitando como o método promove a assimilação, produção e utilização do conhecimento dirigido à inovação. Uma versão com artigos de autoria dos professores certificados na UCS será publicada na Finlândia. Saiba mais.

Para a implantação das novas metodologias, todos os professores da UCS serão capacitados por meio do Programa de Formação para Professores da Universidade.

Fotos: Claudia Velho