Em primeiro voo, Veículo Aéreo Não Tripulado do ISAM realiza mapeamento do Campus-Sede.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 24/11/2016 | Editado em 29/11/2016

Equipamento será utilizado em ações de planejamento ambiental e no setor agrícola.boxes-vant-04

Numa primeira vista, a aparência lembra uma miniatura daquelas aeronaves espaciais vistas nos filmes de ficção. A comparação para por aí. Apesar do design futurista, o Maptor, veículo aéreo não tripulado (VANT), não vai além dos limites da atmosfera. Em ambiente terrestre, porém, o equipamento trabalha com eficiência incomum. Adquirido pela Universidade, por meio do Instituto de Saneamento Ambiental (ISAM), com recursos da Secretaria de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, o dispositivo é feito com fibra de carbono, possui envergadura de 1 metro e não pesa mais que 1,4 Kg. As medidas contrastam com o alcance do equipamento. Ele possui autonomia para voar por 80 minutos, consegue fazer a cobertura de 2000 hectares e gera imagens de altíssima qualidade.

Essas características foram vistas e estudadas por docentes, funcionários e bolsistas do ISAM e também por professores do curso de Agronomia, na segunda (21) e na terça-feira (22). Eles realizaram treinamentos com o dispositivo no Campus-Sede e no Campus Universitário de Vacaria. Na UCS, o dispositivo será utilizado pelo ISAM, especialmente para análise do setor agrícola, para o planejamento ambiental e para avaliação hídrica de grandes extensões. O equipamento foi destinado à Universidade, no âmbito do TecnoUCS, a partir de edital focado no Programa de Apoio aos Polos Tecnológicos.

A professora Vania Schneider, diretora do Instituto, explica que o VANT vai trabalhar inicialmente no projeto “Potencialidades e limitações da expansão da fronteira agrícola no cenário edafoclimático e hidrológico na região dos Campos de Cima da Serra”. Conforme a professora, a aquisição do equipamento deverá impulsionar as pesquisas do Instituto e da área agronômica devido à multiplicidade de uso e à geração de informações e conhecimentos aplicados às mais diferentes áreas do conhecimento. Por meio da aquisição será possível, por exemplo, prestar atendimentos aos municípios da região e até mesmo fazer o mapeamento de bacias hidrográficas.

final-grupo
Nas imagens, professora Vania Schneider exibe VANT, acompanhada da equipe do ISAM. Grupo realizou testes com dispositivo na segunda (21) e terça-feira (22).

O PRIMEIRO VOO

O VANT adquirido pela Universidade realizou seu primeiro voo justamente para fazer o mapeamento do Campus-Sede, por meio de uma câmera, sobrevoando a região. Para a operação, a equipe do ISAM precisou se deslocar até um terreno plano e gramado no bairro De Zorzi. A área foi escolhida por imagens de satélite e, a partir delas, foi estabelecido o plano de voo. Essa primeira etapa de planejamento é essencial para a operação, especialmente porque a decolagem e a aterrissagem precisam ser bem estruturadas.

O plano de voo é montado por meio do Google Earth e as informações sobre o trajeto são colocadas na memória do VANT. Após a decolagem, o desempenho do dispositivo pode ser acompanhado por software. A comunicação com o equipamento se efetiva por meio de sinais de rádio. No ar, o aparelho consegue fazer imagens de alta precisão e resolução, voando em velocidade de 60 km/h. Captadas a cada dois segundos, as fotografias podem ser sobrepostas criando, até mesmo, projeções em 3D do terreno. Para sobrevoar o campus da Universidade, o dispositivo demorou cerca de 30 minutos.

 Fotos: Claudia Velho