Pós-Graduação: estudantes de doutorado recebem bolsa da CAPES para fazer pesquisa em universidade estrangeira.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 22/03/2017 | Editado em 23/03/2017

Estudantes de doutorado contemplados com bolsas de estudo em universidades estrangeiras pela CAPES reuniram-se na tarde desta quarta-feira, 22 de março, para a troca de expectativas em relação à atividade que irão vivenciar, a partir do próximo mês.

Reitor Evaldo Kuiava e pró-reitora Nilda Stecanela (na frente, à esquerda da foto) receberam os doutorandos contemplados com bolsa do Programa do Doutorado-Sanduíche da CAPES.

Recebidos pelo reitor Evaldo Kuiava, pela pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Nilda Stecanela, pela coordenadora do Programa UCS Internacional, Fabíola Sartori, e pela coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência dos Materiais, Janaína da Silva Crespo, os doutorandos mostraram-se ansiosos com a participação no Programa de Doutorado-Sanduíche. A partir do próximo mês – as bolsas têm um período de duração de quatro a 12 meses, de acordo com a disponibilidade do doutorando e da instituição de destino – eles darão continuidade às suas pesquisas em países como Itália, Portugal, Espanha, México, Austrália, França e Inglaterra. [ Leia mais.]

Aos doutorandos contemplados com a cota da CAPES, o reitor Evaldo Kuiava, além de desejar sucesso com o período de intercâmbio, relatou a sua experiência como doutorando na Alemanha. “O que vocês irão vivenciar, é único. Sou testemunha de que voltamos com um olhar diferenciado, não só no aspecto da pesquisa, mas como pessoas. Essa é a oportunidade que a Instituição oferece a vocês. Lembrem-se que estarão em outros países, representando a Universidade de Caxias do Sul”.

Para a professora Nilda Stecanela, a confiança depositada pelo orientador na instituição estrangeira ao recebê-los, e a confiança que a UCS deposita em cada doutorando é fundamental. “Vocês são 15 doutorandos em 700 alunos regulares e não-regulares que integram os programas de pós-graduação da Universidade. Essa é uma oportunidade que vocês conquistaram com a CAPES e que a UCS conquistou com cotas em cinco programas de pós-graduação ( Administração, Biotecnologia, Educação, Engenharia e Ciência dos Materiais, e Turismo e Hospitalidade) ”.

Os 15 doutorandos – uma estudante, Adrieli Alves Pereira Radaelli, do Doutorado em Administração, irá à Université de Borgnogne, na França, com bolsa internacional da Unesco Culture et Traditions du Vin – ouviram atentamente a experiência da professora Nilda em seu doutorado em Lisboa e seu pós-doutorado na Inglaterra e da professora Janaína, com o doutorado na França. Ao se manifestarem, os doutorandos relataram o momento de ansiedade, considerado, por quem já passou por essa experiência, como normal e comum.

Além de poderem desenvolver parte de suas pesquisas de doutorado neste Programa, eles terão a oportunidade de verem surgir vários outros projetos de pesquisa em colaboração com outros doutorandos, bem como acordos de cooperação e ampliação de novas relações para projetos. “Em breve, vocês poderão ser orientadores de outras pesquisas, colaborando com novos doutorandos”, enfatizou a pró-reitora Nilda Stecanela.

Foto: Claudia Velho