Cientista político Celso Lafer recebe título de Doutor Honoris Causa pela UCS

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 22/08/2023 | Editado em 22/08/2023
Cerimônia acadêmica em que a UCS concedeu o 11º título de Doutor Honoris Causa foi realizada dia 21 de agosto, no UCS Teatro

 

Mais alto grau distintivo de uma universidade foi concedido em cerimônia acadêmica na noite de segunda-feira, dia 21, no UCS Teatro. Lafer é a 11ª personalidade a receber a deferência nos 56 anos de história da Instituição

O lema da Universidade de Caxias do Sul (UCS), In Altum Ducit (conduz para o alto), foi evocado pelo cientista político Celso Lafer durante cerimônia acadêmica que concedeu a ele título de Doutor Honoris Causa, realizada na noite de segunda-feira, dia 21 de agosto, no UCS Teatro. A honraria, 11ª concedida pela UCS em seus 56 anos de história, foi recebida com emoção pelo doutor em Ciência Política e membro da Academia Brasileira de Letras, que em seu discurso de agradecimento também referenciou a filósofa e pensadora política Hannah Arendt, do qual foi aluno. A solenidade abriu oficialmente o 1º Congresso Internacional Direito Ambiental e Sociedade, que ocorre até esta quarta-feira, dia 23 de agosto, no UCS Teatro – veja mais informações abaixo.

Dr. Celso Lafer invocou o lema da UCS em seu discurso

Lafer disse que o título de Doutor Honoris Causa concedido pela UCS é “fruto da generosidade de meus pares e pelo qual realmente fico muito honrado, pois resultou de uma deliberação unânime do Conselho Universitário desta que é uma instituição de Ensino Superior do nosso país merecedora de orgulho, respeito e admiração”. Ao citar Hannah Arendt (1906-1975, filósofa política alemã de origem judaica, uma das mais influentes de sua época), Lafer lembrou que “o conhecimento, em princípio, está ao nosso alcance, pelo estudo e dedicação à pesquisa. Não é o caso do reconhecimento. O reconhecimento é um prêmio que nos é concedido pelos outros, é da natural intersubjetividade da condição humana. Daí o significado especial do título que hoje recebo, pois a UCS consolidou-se com o tempo, alcançou o patamar do reconhecimento da qualidade do seu ensino e pesquisa em diversas áreas do conhecimento”. Foi então que o homenageado evocou o lema da Instituição: “a UCS segue a matriz diretiva do seu lema, ‘conduz para o alto’! É uma instituição que tem efeito irradiador no Rio Grande do Sul, com desdobramentos em todo o país”, concluiu.

O título Doutor Honoris Causa homenageia personalidades que contribuem de modo eminente para o progresso das ciências, letras ou artes, ou têm prestado relevantes serviços à cultura e à sociedade. A concessão do título ao professor Celso Lafer foi aprovada por unanimidade pelo Conselho Universitário (Consuni), órgão máximo da UCS, a partir da proposição dos professores Leonardo de Camargo Subtil, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGDir/UCS), e Edson Dinon Marques, diretor da Área do Conhecimento de Ciências Jurídicas.

O reitor da UCS, Gelson Leonardo Rech, também citou o lema da Instituição para introduzir seu discurso. “Conduzir para o alto é o que queremos fazer, enobrecer a inteligência! Professor Celso, sou um entusiasta da Educação Superior, e sua presença nos engrandece”, lançou o reitor para, na sequência, sensibilizar o público da cerimônia. “Há uma beleza na inteligência, uma estética a ser contemplada nas sábias e prudentes palavras daqueles que se empenham no mundo público, nas letras e nas salas de aula. Há um exemplo a ser seguido, apreciado e reverenciado por quem assume a docência e a diplomacia como um sacerdócio, e o trabalho com responsabilidade e denodo. Há um verniz especial nas pessoas que buscam a justiça e operam o direito com retidão. É nesse ambiente da universitas que podemos e devemos chamar de mestres os verdadeiros guias e de doutores os sábios e prudentes homens e mulheres que têm a visão alargada do espírito do tempo e a humildade de saber que não sabem tudo. O conhecimento, aliado à retidão, sempre será exaltado. Só tolos não compreendem isso”, ressaltou.

Contribuições à sociedade

Membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), Celso Lafer é Professor Emérito da Universidade de São Paulo (USP) e fundador do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI). Atuou como ministro das Relações Exteriores em duas ocasiões (1992/2001-2003), assim como ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (1999). Entre 1995 e 1998, foi embaixador do Brasil na ONU e na OMC em Genebra, onde foi presidente do Órgão de Solução de Controvérsias e membro do Conselho Executivo da ONU em assuntos relacionados ao desarmamento, indústria e comércio. Foi presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e membro do Conselho de Administração da Klabin. Lafer é bacharel pela Faculdade de Direito da USP e mestre e PhD em Ciências Políticas pela Universidade de Cornell.

Doutores Honoris Causa pela UCS
Celso Lafer é o 11º homenageado com o título Doutor Honoris Causa em 56 anos de história da UCS. Sete estrangeiros e três brasileiros já receberam a comenda:
– 20/12/1967: o ministro da Educação da época, o gaúcho Tarso Dutra, por sua contribuição para a instalação da Universidade de Caxias do Sul, efetivada naquele ano.
– 21/03/1975: o governador do Rio Grande do Sul, o caxiense Euclides Triches, no ano do Centenário da Imigração Italiana no Estado.
– 08/10/1975: o linguista e professor italiano Emílio Peruzzo Agnesin, primeiro estrangeiro a receber a comenda pela UCS.
– 24/10/1999: o ministro da Educação da Argentina, Manoel Guillermo Garcia Solá, em visita à Universidade, quando foram estabelecidos acordos de cooperação.
– 13/05/2003: o presidente do Uruguai, Jorge Batlle Ibáñez, também em visita à Universidade que resultou em acordos de cooperação.
– 05/09/2017: o filósofo italiano Diamante Nuccio Ordine.
– 26/09/2017: o sociólogo italiano Domenico De Masi.
– 16/11/2017: o professor de Direito argentino Miguel Armando Garrido.
– 14/12/2017: o matemático francês Jean-Claude Régnier.
– 21/11/2019: o décimo Honoris Causa foi concedido ao professor de História e Filosofia Medieval Luis Alberto De Boni, natural de Bom Jesus (RS), primeiro docente com doutorado e organizador e coordenador do primeiro curso de pós-graduação da UCS, de especialização em Filosofia.

Sobre o Congresso
Após receber da UCS o título de Doutor Honoris Causa, o professor Celso Lafer ministrou a palestra de abertura do 1º Congresso Internacional de Direito Ambiental e Sociedade, intitulada 30 anos depois – Reflexões sobre os antecedentes, as características e os desdobramentos da Declaração do Rio sobre o meio ambiente e desenvolvimento de 1992. O congresso, que segue até esta quarta-feira, visa qualificar os processos de integração entre o Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGDir) da UCS e os pesquisadores da área jurídica de outras universidades na área do Direito Ambiental. Expandir e qualificar a imagem, nacional e internacionalmente, desse Programa de Pós-Graduação está entre as expectativas do coordenador do PPGDir, Leonardo Subtil. As inscrições para o evento, que tem vagas limitadas, devem ser feitas neste site. O Congresso será transmitido pelo YouTube da Instituição.

Fotos: Bruno Zulian