1º Ciclo de Integração Brasil-Finlândia na Educação: professores brasileiros e finlandeses debatem modelos educacionais inovadores.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 04/11/2019 | Editado em 08/11/2019

Durante esta semana realiza-se no Campus-Sede, o 1º Ciclo de Integração Brasil-Finlândia na Educação, evento em que professores brasileiros e finlandeses irão compartilhar e aprofundar conhecimentos sobre a Pedagogia da Inovação – INNOPEDA®, uma abordagem de aprendizagem, desenvolvida pela Turku University of Applied Sciences (TUAS), que, em linhas gerais, define como o conhecimento é assimilado, produzido e utilizado, visando à criação de inovações.

Acompanhe o 1º Ciclo de Integração Brasil-Finlândia na Educação

QUARTA-FEIRA, DIA 6

As professoras Minna Scheinin e Sanna Simola ministram o minicurso “A Pedagogia da Inovação na Finlândia: um Panorama sobre a Pedagogia da Inovação – INNOPEDA®”

 

Durante o minicurso, professores aprofundaram conhecimentos sobre os princípios basilares da Pedagogia da Inovação, desenvolvida na Finlândia e disseminada pela UCS na Região Sul do Brasil, tema central do livro Pedagogia da Inovação – Preparando as Instituições de Ensino Superior para os Desafios Futuros, de Taru Konst e Liisa Kairisto-Mertanen, recém lançado pela EDUCS.

 

TERÇA-FEIRA, DIA 5

Encontro entre as professoras finlandesas e os professores do Grupo INNOPEDA® Trainers para atualização de conhecimentos.
Durante a terça-feira (5), a equipe de professores do CINTED participou do curso “Princípios e Pressupostos da Pedagogia da Inovação”, ministrado pelas professoras Minna Scheinin e Sanna Simola.

SEGUNDA-FEIRA, DIA 4

Da esquerda para a direita: Vania Elisabete Schneider; diretora do ISAM-UCS; Flávia Fernanda Costa, diretora do CINTED; Nilda Stecanela, pró-reitora Acadêmica; Sanna Simola,Senior Lecturer and E-learning Specialist ; Evaldo Kuiava, reitor da UCS; Minna Scheinin, Head Future Learning Design at Turku University of Applied Sciences; Ana Lucia Buogo, integrante do CINTED; e Juliano Gimenes Rodriguez, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação.
Ao final do encontro, houve troca de presentes entre reitor Evaldo Kuiava e a professora Minna Scheinin.

Recepção

Na manhã desta segunda-feira (4), as professoras da Turku University of Applied Sciences (TUAS), Minna Scheinin e Sanna Simola, acompanhadas pela pró-reitora Acadêmica, Nilda Stecanela, pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Juliano Gimenes Rodriguez, e integrantes da coordenação do evento, foram recebidas pelo reitor Evaldo Kuiava que lhes deu as boas-vindas e agradeceu pela parceria entre a UCS e a TUAS:
–  “Nos sentimos apoiados nesse processo de formação docente e gestão da aprendizagem em busca da excelência da nossa Instituição. Essa parceria nós permitiu ir transformando nossas habilidades, competências e nossas ações. Temos uma longa história de cooperação com a Turku University of Applied Sciences e vamos continuar trabalhando conjuntamente para avançar com a Pedagogia da Inovação em nossa Instituição e também nas nossas instituições parceiras”.

Em seu agradecimento, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Juliano Gimenes Rodriguez, destacou a posição da UCS nos rankings nacionais e internacionais, principalmente no quesito da Inovação e a pró-reitora Acadêmica, Nilda Stecanela, afirmou que o Ciclo Brasil-Finlândia será “uma grande oportunidade para disseminar a INNOPEDA® pois há muitas pessoas – dentro e fora da Universidade – interessadas em saber mais sobre essa abordagem pedagógica criada pela Turku University of Applied Sciences, instituição finlandesa que é destaque mundial em qualidade de ensino”.

A professora Minna Scheinin também agradeceu pela parceria  e pela acolhida e falou sobre a satisfação de estar novamente na UCS para mais uma série de atividades de capacitação na INNOPEDA®.

Ao longo da semana, diversas atividades serão realizadas em uma programação voltada para professores, estudantes e gestores da área educacional, destacando-se na quarta-feira (6), das 9h30min às 11h30min, o minicurso A Pedagogia da Inovação na Finlândia: Um panorama sobre o Programa INNOPEDA®, ministrado pelas professoras finlandesas Minna Scheinin e Sanna Simola e o Seminário Brasil-Finlândia pela Inovação na Educação, nos dias 8 e 9, sexta e sábado, que terá a participação do Cônsul da Finlândia no Brasil, Lasse Keisalo; da Coordenadora Pedagógica do Consulado Finlandês no Brasil, Jelena Santalainen; da Head Future Learning Design at Turku University of Applied Sciences, professora Minna Scheinin; da Senior Lecturer of German and Swedish Language and Communication, Sanna Simola; e do secretário de Educação do Estado do Rio Grande do Sul, Faisal Karam.

Pedagogia da Inovação – Innopeda ®

Além de fomentar novas formas de ensinar e aprender, a INNOPEDA® promove o desenvolvimento de competências individuais, interpessoais e de trabalho em rede, o que favorece a interação do estudante com as empresas e as diferentes organizações da sociedade e o prepara para atuar na nova economia, que se caracteriza por cenários de maior incerteza e rápidas mudanças em face da aceleração dos ciclos tecnológicos.
[Saiba mais sobre a parceria UCS-TUAS.]

A UCS é a primeira instituição brasileira credenciada pela Turku University of Applied Sciences para certificar instituições e profissionais na metodologia INNOPEDA®. A cooperação entre a UCS e a universidade finlandesa, iniciada em 2005, foi formalizada em 2015, e concretiza-se na atuação conjunta e no compartilhamento de experiências através do intercâmbio entre professores e pesquisadores das duas instituições. A realização do 1º Ciclo de Integração Brasil-Finlândia na Educação é uma promoção conjunta da Universidade de Caxias do Sul e da Universidade de Ciências Aplicadas de Turku.

Fotos: Equipe CINTED | Claudia Velho