Internacionalização da pós-graduação: três projetos da UCS são aprovados em edital da FAPERGS/CAPES.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 22/05/2019 | Editado em 14/02/2024

A pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação informa que três pesquisadores da Instituição tiveram seus projetos aprovados no Programa de Internacionalização da Pós-Graduação no Rio Grande do Sul, no Edital FAPERGS/CAPES 06/2018. Lançado no final de 2018, o edital teve como objetivo “aumentar o intercâmbio dos programas de pós-graduação reconhecidos pela CAPES no Rio grande do Sul com instituições conceituadas no exterior, por meio de projetos conjuntos de pesquisa entre as equipes gaúchas e estrangeiras, e apoiar parcerias estratégicas entre universidades gaúchas e universidades estrangeiras”.

Os projetos aprovados estão sob a coordenação dos professores Carlos Alejandro Figueroa, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência dos Materiais, Aldo José Pinheiro Dillon, e Mirian Salvador, do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia. Segundo o edital, “serão apoiadas propostas, com valor de até R$ 100.000,00 (cem mil reais) para cada projeto selecionado”. A proposta é “contemplar missões de trabalho de pesquisador brasileiro no exterior, missões de trabalho de professores visitantes estrangeiros nos programas de pós-graduação no Rio Grande do Sul, missões de estudo de estudantes em instituições estrangeiras e a realização de seminários e workshops nos programas de pós-graduação no Rio Grande do Sul e submissão de um projeto de pesquisa conjunto para uma agência de fomento internacional”.

OS PROJETOS 

Integração on-site manufacturing de enzimas e sua aplicação na hidrólise de lignocelulósicos – Uma abordagem da secretômica de Marasmiellus palmivorus VE111 e das características estruturais das frações da biomassa hidrolisada.

Proponente – Aldo José Pinheiro Dillon – Laboratório de Enzimas e Biomassa – Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia
Objetivo – Gerar e expandir conhecimentos sobre o potencial de hidrólise de coquetéis enzimáticos elaborados com caldos enzimáticos de microrganismos isolados no Rio Grande do Sul (Marasmiellus palmivorus VE111 e Penicillium echinulatum S1M29 ) sobre diferentes biomassas lignocelulósicas, e conhecer o perfil proteico do secretoma de Marasmiellus palmivorus VE111. Estes conhecimentos serão utilizados para planejar e otimizar processos de produção destas enzimas no desenvolvimento de novos processos que sejam mais eficazes e de menor custo para a produção de enzimas ligninolíticas, as quais em associação a celulases, beta-glicosidades, xilanases e expansinas serão empregadas na hidrólise enzimática de bagaço de cana-de- açúcar e capim-elefante para a obtenção de açúcares e unidades fenólicas que possam ser empregadas na produção de produtos biotecnológicos.
Parceiros – Centro de Investigaciones Biológicas, com sede em Madrid (Espanha), através do grupo de Biotecnologia para a Biomassa Lignocelulósica, liderado pelas pesquisadoras  Alicia María Prieto Orzanco e María Jesús Martínez Hernández, além de outros renomados pesquisadores, cujos trabalhos estão publicados em revistas internacionais de prestígio, como a Science, a Green Chemistry e a Biotechnology for Biofuels.
Relevância – Segundo o coordenador do projeto, “a parceria com os pesquisadores espanhóis representa uma excelente oportunidade para desenvolver a pesquisa, visto que eles obtêm reconhecimento internacional pela qualidade dos trabalhos que realizam, pela moderna estrutura de seus laboratórios, além de compartilharem conosco os mesmos interesses biotecnológicos e possuírem equipamentos e experiência técnica para complementar as atividades iniciadas aqui no Brasil, no Laboratório de Enzimas e Biomassas do Instituto de Biotecnologia da UCS”.

Avaliação do efeito neuroprotetor e antidepressivo das proantocinidinas em modelo in vitro e in vivo

Proponente –  Mirian Salvador – Laboratório de Estresse Oxidativo e Antioxidante – Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia.
Justificativa e objetivo – A depressão é um problema grave de saúde pública, sendo uma das principais causas de inaptidão profissional ou social mundial. Universalmente, estima-se que 300 milhões de pessoas sejam afetadas por esta doença, sendo as mulheres mais acometidas do que os homens. O Rio Grande do Sul possui a maior prevalência (13%) da doença em todo o País. Embora exista uma vasta gama de medicamentos disponíveis, cerca de 40% dos pacientes são refratários à terapia medicamentosa, sendo necessário a busca por terapias medicamentosas mais efetivas e que apresentem menos efeitos colaterais, colaborando, desta forma, para a eficácia e continuidade do tratamento. Em vista disso, o objetivo deste projeto é avaliar o possível efeito de compostos naturais (polifenóis) em modelo de depressão in vitro e após em modelo de depressão em ratos com estresse crônico e moderado imprevisível.
Parceiros – Pesquisadores de Universidades de Toronto, no Canadá e de Santiago do Chile.
Relevância – A coordenadora explica que “os resultados fornecerão importantes subsídios para o entendimento da fisiopatologia da depressão, ainda, não totalmente esclarecida, bem como a descoberta de novos alvos farmacológicos para o tratamento desta doença”.

Desenho de superfícies com ultrabaixo atrito (superlubricidade): simulação e experimentação

Proponente – Carlos Alejandro Figueroa – Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência dos Materiais.
Objetivos – Estudar a superlubricidade (ausência prática das forças dissipativas do atrito) de superfícies de materiais sólidos em contato mútuo para aplicações em dispositivos de engenharia nanotribológica.
Parceiros – Professor Sebastián Gonçalves, do Instituto de Física da UFRGS, e professor Tomáš Polcar, Head of National Centre for Advanced Tribology na University of Southampton (UK)  e Head of Advanced Materials Group na Czech Technical University in Prague (Czech Republic).
Relevância – Além dos avanços científicos que podem ter aplicação na indústria metalmecânica e automobilística para eficiência energética, o coordenador do projeto explica que há também finalidades pedagógicas já que a parceria viabilizará a realização de seminários e workshops nos programas de pós-graduação e a implementação de uma disciplina de fronteira (Nanotribologia: teoria e aplicações) a ser oferecida, pela primeira vez em inglês no Programa Pós-Graduação em Engenharia e Ciência dos Materiais, ministrada por um professor estrangeiro, com a possibilidade de participação dos estudantes de graduação e pós-graduação da área das Ciências Exatas e Engenharias. “Espera-se assim contribuir para consolidar e expandir a internacionalização dos programas de pós-graduação nessa área de conhecimento”.