Internacionalização: doutorandos fazem parte de seus projetos de Tese no exterior.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 26/07/2018 | Editado em 14/02/2024
Caroline, Rafael, Marina e Wilian.

Estudantes dos programas Pós-Graduação em Biotecnologia, em Educação, e em Engenharia e Ciência dos Materiais foram contemplados com bolsas de estudos do CNPq e CAPES para desenvolver parte dos seus projetos de Doutorado em instituições da Espanha, Irlanda e França.

Caroline Menti, doutoranda em Biotecnologia; Rafael Ramires Jaques, doutorando em Educação; Marina Bandeira, doutoranda em Engenharia e Ciência dos Materiais; e Willian Daniel Hahn Schneider, doutorando em Biotecnologia irão desenvolver parte do seu projeto de Doutorado em instituições estrangeiras.

Os quatro foram contemplados com Bolsas Doutorado-Sanduíche, concedidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). As bolsas têm um período de duração de seis a 12 meses, de acordo com a disponibilidade do doutorando e da instituição de destino.

A internacionalização da pesquisa e dos programas de pós-graduação

Biotecnologia
Willian Daniel Hahn Schneider, do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia, viaja em agosto para Madri, onde estagiará por seis meses  no Centro de Investigaciones Biológicas, com bolsa do CNPq. Orientado pela professora Marli Camassola, Willian estuda a “Produção de enzimas ligninolíticas de Marasmiellus palmivorus VE111 e desenvolvimento de coquetéis enzimáticos para hidrólise de lignocelulósicos” e na instituição espanhola irá desenvolver a “Integração on-site manufacturing de enzimas e sua aplicação na hidrólise de lignocelulósicos – uma abordagem da secretômica de Marasmiellus palmivorus VE111 e das características estruturais das frações da biomassa hidrolisada”.

Com graduação e mestrado pela UCS, Willian explica que o seu projeto de Doutorado “utilizar enzimas produzidas por fungos isolados no Laboratório de Enzimas e Biomassas, do Instituto de Biotecnologia da UCS, na hidrólise de biomassa lignocelulósica (eucalipto) e posterior análise das mudanças causadas na estrutura da biomassa e utilização dos produtos provenientes dessa hidrólise enzimática; como, por exemplo, o uso de açúcares para fermentação alcoólica. O projeto também visa identificar proteínas do secretoma de M. palmivorus VE111, fungo secretor de enzimas denominadas lacases e peroxidases”. Para ele, a proposta de doutorado sanduíche vem firmar uma parceria entre o grupo do Laboratório de Enzimas e Biomassas do Instituto de Biotecnologia e o grupo Biotecnologia para Biomassas Lignocelulósicas de Madri para compartilhamento de futuros projetos de interesses. Esse intercâmbio acadêmico e científico irá “possibilitar o acesso a equipamentos e know how específicos, avançando na produção de outros insumos derivados de biomassas e contribuindo para a elevação dos índices de produtividade em Ciência, Tecnologia & Inovação. O pesquisador também adianta que a experiência a ser realizada no Centro de Investigaciones Biológicas contribuirá na formação de recursos humanos em áreas de biorrefinaria, bioprocessos e biotecnologia para o país, áreas estratégicas de interesse para um futuro imediato”.

Também doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia, Caroline Menti se prepara para permanecer, por seis meses, a partir de novembro, na School of Biotechnology in Dublin City University, na Irlanda, com bolsa concedida pela CAPES. Egressa do curso de Farmácia e do Mestrado em Biotecnologia (ambos pela UCS), Caroline, que é orientada da professora Mariana Roesch Ely, iniciou seu doutorado em 2016 como participante do projeto de pesquisa  que  visa desenvolver um imunossensor para o diagnóstico do Zika vírus. “Nossos esforços estão voltados para a criação de um dispositivo físico com uma interface de reconhecimento estável que remeta resultados confiáveis e reprodutíveis e minha participação neste trabalho está focada na montagem de uma combinação para minimizar possíveis interferência, garantindo a obtenção de um diagnóstico preciso de pacientes contaminados com o Zika vírus. Dentro deste contexto, uma etapa relevante para o desenvolvimento de metodologias analíticas de imunodiagnóstico é a seletividade do anticorpo que proporcionam resultados precisos, devido à interação de uma substância com uma dada biomolécula. Na Irlanda, irei utilizar a técnica de Phage display para produção de anticorpos visando à aplicação em diagnóstico, técnica que permite a produção de biomoléculas de reconhecimento com elevada afinidade e especificidade”.

Caroline ressalta que a maior motivação para realização deste estágio são as possibilidades de interação científica e acadêmica em uma instituição estrangeira “que é referência na área a qual desenvolvo meu projeto de pesquisa. A possibilidade de integração e compartilhamento de conhecimento e tecnologia que possam contribuir para melhorias na ciência e tecnologia de nosso país aumentam ainda mais a expectativa de realização do estágio no exterior. Esta colaboração possibilitará publicações em conjunto entre os grupos de pesquisa, transferência de metodologias, consolidação da colaboração científica e a busca de recursos internacionais, caracterizando uma efetiva internacionalização do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da UCS, com o financiamento e o apoio da CAPES”, conclui.

Engenharia e Ciências dos Materiais
De novembro a outubro de 2019, a doutoranda Marina Bandeira, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciências dos Materiais, desenvolverá, com bolsa da CAPES, atividades na Athlone Institute of Technology, na Irlanda. Marina é orientada pela professora Janaina da Silva Crespo e pesquisa o “Desenvolvimento e caracterização de filmes finos biocompatíveis de PAH/PAA contendo nanopartículas de óxido de zinco obtidas por síntese verde”.  Durante seu intercâmbio, a doutoranda – com graduação em Engenharia Química pela UCS – irá desenvolver os filmes finos poliméricos juntamente com o professor Dr. Declan Devine, “o qual possui grande experiência na área de materiais sintéticos para aplicações biomédicas. Também, irei utilizar equipamentos e técnicas avançadas de caracterização de materiais que são essenciais para alcançar os objetivos propostos no meu projeto”.

Desenvolver um material bactericida para aplicações na área biomédica é o objetivo de seu projeto. “Para isso, utilizamos polímeros biocompatíveis como base do material e incorporamos nanopartículas de óxido de zinco para melhorar a propriedade bactericida do material. Estas nanopartículas foram sintetizadas durante o primeiro ano do doutorado na UCS, utilizando uma rota de síntese verde com extrato de erva-mate, o que diminui a citotoxicidade dessas nanopartículas, possibilitando o seu uso na biomedicina. Como resultado, espera-se obter um material para aplicação em revestimentos de equipamentos utilizados na área médica e para uso na engenharia de tecidos, o qual previna infecções e melhore a performance entre os dispositivos e as células”.

Para Marina, a oportunidade de intercâmbio possibilitará um melhor desenvolvimento do projeto, “uma vez que estarei em contato com profissionais experientes na área de estudo da minha pesquisa e com laboratórios de caracterização avançados. Espero concluir o projeto com publicações conjuntas entre a UCS e o Athlone Institute of Technology em revistas científicas relevantes na área de Engenharia e Ciência dos Materiais”. No âmbito pessoal, Marina acredita que o intercâmbio será uma oportunidade única para sua formação acadêmica e profissional. “Apesar da diferença de cultura e idioma, encaro este desafio como uma chance de me aperfeiçoar como pesquisadora científica e, também, para o meu crescimento pessoal”.

Educação
Também com bolsa da CAPES, Rafael Ramires Jaques, do Programa de Pós-Graduação em Educação, permanecerá por seis meses – de setembro a fevereiro de 2019 – na Universitè Lumière Lyon 2, na França, para desenvolver o seu projeto de pesquisa que aborda a questão da convivência e da inclusão no ambiente escolar e como isso pode ser potencializado por meio de jogos de Role-playing Game (RPG). Segundo Rafael, a ideia é “realizar o aprofundamento teórico a respeito dos principais autores que embasam minha pesquisa. Também irei participar de eventos e congressos na área da educação”. Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, com mestrado em Educação pela UCS, Rafael, que é orientado pela professora Cláudia Alquati Bisol, espera encontrar “novas formas de utilizar jogos na escola de um modo que melhore a qualidade de vida e o desenvolvimento pessoal dos alunos”.

Sobre sua pesquisa de doutorado, ele explica: “A partir das obras dos filósofos Emmanuel Levinas e Jacques Derrida, pretendo formular propostas de utilização de jogos em sala de aula de uma forma que proporcionem uma educação mais inclusiva. Trabalharei com um tipo específico de jogo, o Role-playing Game (RPG), que é um jogo interpretativo. Acredito que, a partir dessa abordagem, seja possível que alunos e professores desenvolvam, cada vez mais, uma consciência sobre a importância que cada um tem na sociedade e como as relações interpessoais são necessárias para que cada um entenda melhor a si mesmo”.

No dia 18 de julho, os quatro doutorandos participaram de encontro com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Juliano Rodrigues Gimenez, em que cada um apresentou seu projeto e os objetivos da etapa de trabalho no Exterior.

Fotos: Claudia Velho