UCS integra plataforma global da ONU para Escolas de Negócios

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 17/07/2023 | Editado em 17/07/2023

PRME reúne mais de 880 instituições com foco em um mercado global mais sustentável e sociedades prósperas e bem-sucedidas

A Universidade de Caxias do Sul, através da UCS Business School, é membro da plataforma global Principles for Responsible Management Education – PRME Chapter Brazil (Princípios para a Gestão Responsável nos Negócios), da Organização das Nações Unidas (ONU). O PRME considera que as Escolas de Negócios desempenham papel fundamental na formação das mentalidades e habilidades de futuras lideranças e podem ser poderosas impulsionadoras da sustentabilidade corporativa.

A UCS passou a ser signatária no mês de março da rede que integra mais de 880 universidades com a convicção de que as instituições acadêmicas, por meio da integração de valores universais ao currículo, pesquisa e parcerias, podem contribuir para um mercado global mais sustentável, ajudando na construção de sociedades mais prósperas, resilientes e bem-sucedidas.

Princípios inspirados em valores internacionais

A associação à plataforma reconhece a UCS Business School como promotora dos Princípios para a Gestão Responsável nos Negócios, inspirados em valores internacionais tais quais os Dez Princípios do Pacto Global das Nações Unidas. As instituições signatárias passam a agregar valor aos programas da organização; melhorar a reputação institucional; atrair melhores parcerias e oportunidades de negócio; assegurar a competitividade e sobrevivência em longo prazo; ter acesso à rede internacional, eventos, pesquisas e estudos sobre o tema; ter relacionamento com uma rede global de instituições que possuem experiências e informações valiosas para serem trocadas; e estar dentro de programas sob o guarda-chuva da ONU.

Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UCS, professor Everaldo Cescon, “a aceitação da UCS entre as instituições aderentes ao PRME consolida o comprometimento institucional com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, que pautaram a elaboração do atual Planejamento Estratégico – 2022-2026”, visão sustentada pelo Principles for Responsible Management Education a partir da educação gerencial responsável.

Plataforma Principles for Responsible Management Education se conecta aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

Impacto social positivo

O professor da UCS Business School Mateus Panizzon explica que a plataforma introduz um conjunto de princípios que ressignifica a lógica de funcionamento das Escolas de Negócios, promovendo que as formações, pesquisas e iniciativas busquem contemplar a noção de equilíbrio da geração de valor com o bem-estar de todas as partes envolvidas e impactadas pelas externalidades dos negócios, na construção de uma sociedade melhor, mais próspera e resiliente. “Essa é uma dimensão formativa, sistêmica e humanística em Gestão e Negócios que altera profundamente as práticas de gestão, cada vez mais necessária para os tempos contemporâneos de desafios globais, sejam de ordem climática ou de conflitos geopolíticos. E é uma exigência e necessidade de mercados. Olhando para o futuro, e internacionalmente, cada vez mais as novas gerações, enquanto consumidoras com mais acesso à informação, valorizam as organizações que primam pela sustentabilidade ambiental, social e de governança em suas operações e cadeias de suprimentos”, contextualiza. Então, a própria lógica de criação de um negócio, especialmente pensando na sua atuação em redes globais resilientes, precisa considerar as perspectivas e práticas de gestão fomentadas pelo PRME.

Como forma de orientar estrategicamente os cursos e programas considerando a dimensão do propósito e do impacto positivo na sociedade com efeitos no perfil de egresso, em 2022 a missão da Escola de Negócios da UCS foi formatada. Dentre as ações na esfera, o docente pontua a introdução da perspectiva de Negócios Conscientes e Gestão Responsável, que poderá ser observada em novos currículos, e a intensificação do enfoque na Sustentabilidade Corporativa e no ESG (Environmental, Social and Governance, área em que a Fundação Universidade de Caxias do Sul inclusive conta com um comitê institucional).

Esse movimento se estende aos demais cursos e programas conectados à Escola, a exemplo das atividades de curricularização da extensão, em que os alunos desenvolvem atividades de impacto social, até o desenvolvimento de novas parcerias estratégicas. Especialmente, o Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/UCS) tem aderência aos princípios do PRME, em especial no âmbito da pesquisa, com projetos em nível de Doutorado e Mestrado que atuam sobre a dimensão da sustentabilidade em diferentes perspectivas, de marketing a operações. “O próprio modelo e os projetos do grupo de pesquisa City Living Lab são também uma representação prática, ampliando parcerias em nível de cidade e fomentando o diálogo com o setor público e privado” na busca por construir caminhos para cidades com mais qualidade de vida, ilustra o professor.

UCS Business School, a Escola de Negócios da UCS

A UCS Business School tem o propósito, de forma contínua e a partir de visão global e compromisso local, de elevar as capacidades e as competências das organizações e lideranças da região de abrangência da Universidade, promovendo impacto positivo, crescimento sustentável e novos ciclos de mudança e reconfiguração. A unidade acadêmica na Área de Ciências Sociais compreende os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, cursos de Graduação, Especializações, MBAs e Programas de Educação Executiva e Extensão relacionados à Gestão e Negócios. Estabelece relações com o Instituto de Pesquisas Econômicas e Sociais e o City Living Lab, os cursos de Gestão e Negócios do Programa de Educação Corporativa, hubs, competence centers e Unidades de Negócios específicas, e se conecta transversalmente com outras áreas, unidades, programas e cursos da UCS para propostas interdisciplinares e inovadoras. Membro da AACSB e reconhecida pelo PRME e RRBM (Responsible Research in Business Management), posiciona-se como uma Escola que visa contribuir ativamente com a região da Serra Gaúcha para a superação de desafios a partir do desenvolvimento regional baseado em conhecimento, tecnologia e inovação no campo da Gestão e Negócios.