UCS usa biotecnologia para desenvolver antiviral contra a Covid-19

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 05/01/2021 | Editado em 06/01/2021

Pesquisas realizadas pela Universidade, como a que busca identificar moléculas que possam anular ação da doença, selecionada em edital de Combate a Epidemias da CAPES, foram apresentadas no portal da fundação vinculada ao Ministério da Educação.

A Universidade de Caxias do Sul, desde o mês de março de 2020, atua em diversas frentes comprometida no enfrentamento à pandemia da Covid-19. Uma delas é a pesquisa científica, que foi tema de matéria no portal da CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, fundação do Ministério da Educação (MEC).

No contexto dos trabalhos selecionados pela CAPES no edital de Combate a Epidemias, uma pesquisa desenvolvida pela UCS usará a biotecnologia para criar um medicamento antiviral que anule a ação da Covid-19 sobre os infectados pela doença. O trabalho, liderado pelo professor Sidnei Moura e Silva, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da UCS, tem enfoque na análise de enzimas e proteínas que possam interagir com o RNA ou DNA do vírus. As mais eficientes serão selecionadas, dando espaço aos ensaios laboratoriais que avaliarão a eficácia prática da ação das moléculas contra o Sars-Cov-2, para a geração de novo medicamento.

“Não acredito que apenas uma única molécula terá capacidade de matar o vírus. Acredito que o caminho será desenvolver um coquetel de duas, três ou até quatro moléculas, em um processo semelhante ao que foi desenvolvido contra o HIV, para que consigamos eliminar o vírus ou, ao menos, impedir que ele tenha capacidade de se replicar”, explicou o pesquisador à reportagem da CAPES.

Entre outras frentes de investigação científica estão a combinação de biotecnologia e medicina veterinária para análise de possível contaminação de animais domésticos pela Covid-19; a busca de soluções inovadoras e mais baratas para o diagnóstico com mais rapidez e eficácia; e a possibilidade de criação de uma espécie de sensor orgânico para identificação automática de indivíduos contaminados.

Programa de Combate a Epidemias da CAPES

Consiste em um conjunto de ações de apoio a projetos, pesquisas e formação de pessoal de alto nível para enfrentar a pandemia da Covid-19 e temas relacionados a endemias e epidemias, no âmbito dos programas de pós-graduação de mestrado e doutorado do País.

#UCScontraCovid-19

Confira nesta página outras ações desenvolvidas pela UCS no combate à Covid-19 e para amenizar os impactos da pandemia, como o atendimento em telemedicina para prevenção e manejo do novo coronavírus; testes e diagnósticos para Covid-19 (RT-PCR e os sorológicos IgG e IgM), também com coletas itinerantes; e o desenvolvimento dos ventiladores pulmonares Frank 5010, já aprovado pela Anvisa e em produção, e Thor, protótipo que se destaca pela portabilidade.

Fonte: Portal da CAPES (Brasília – Redação CCS/CAPES). Acesse o conteúdo original.
Foto: UCSPlay/Reprodução e Daniela Schiavo