Universidade de Caxias do Sul marca presença na 35ª Festa Nacional da Uva

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 19/02/2026 | Editado em 19/02/2026

No estande de 70 metros quadrados serão apresentadas as diversas áreas do conhecimento da Instituição. Espaço de moda Tendenza e BitBus também são atração

Estande da UCS recebeu a visita do presidente em exercício do Brasil, Geraldo Alckmin, na abertura da Festa, nesta quinta-feira

A Universidade de Caxias do Sul mantém a tradição de estar presente em um dos maiores eventos comunitários do Sul do Brasil, a Festa Nacional da Uva. A 35ª edição do evento começa nesta quinta-feira, 19 de fevereiro, e se estende até 8 de março, no Parque de Eventos Mário Bernardino Ramos, celebrando seus 95 anos de história (1931-2026). A UCS vai participar em três frentes: com o estande institucional, localizado no Centro de Eventos, com o Espaço Tendenza – dedicado à moda e à economia criativa – e com o BitBus, ônibus customizado que se caracteriza como espaço científico-cultural itinerante.

Evolução à mostra
O estande de 70 metros quadrados reúne mostras de diversas áreas do conhecimento da UCS e da sua evolução em quase seis décadas de história. Os visitantes também poderão conferir vídeos que destacam a estrutura, os serviços e os diferenciais da Universidade, além de uma homenagem a mais de 40 soberanas da Festa da Uva egressas e graduandas da Instituição.
Veja abaixo algumas das atrações:

EDUCS: no ano que completa meio século de existência, a editora da Universidade leva à Festa obras inspiradas na imigração italiana, títulos de autores locais e lançamentos.

Instituto Memória Histórica e Cultural: apresenta produções como a série “Cansioniero Popolar”, que difunde 300 canções de imigração italiana, e o “Sesquicentenário da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul”, que conta a jornada dos primeiros imigrantes da Itália ao Estado. O IMHC ainda leva uma mostra especial de objetos antigos.

Museu de Ciências Naturais: expõe animais taxidermizados, vítimas da ação humana, como atropelamentos e caça. A mostra busca promover a sensibilização ambiental sobre o impacto que o homem pode causar ao meio ambiente.

Arte: exposição Sensível, de Leonardo Loureiro, reúne esculturas em madeira, com formas tridimensionais, construídas a partir de módulos rígidos, recortados em tiras e montados de maneira articulável.

Distinções: premiações e reconhecimentos conquistados pela UCS, entre eles o troféu Estrelas da Educação.

Espaço Tendenza
Primeira graduação da Região Sul e uma das primeiras no Brasil, o curso de bacharelado em Moda mostra sua representatividade por meio de três painéis no Espaço Tendenza, no Pavilhão 1: Identidade e História; Criatividade, Inovação e Pesquisa; e Sustentabilidade e Diferenciais. Cada um deles retrata parte da história e dos diferenciais do curso. No espaço também haverá exposições de alunos do curso de Moda e palestras.

BitBus e o mundo itinerante da informática
O BitBus faz sua estreia na Festa da Uva, permanecendo no térreo do Centro de Eventos (Espaço de Inovação e Tecnologia). Ao acessar o veículo, o visitante é inserido em um espaço imersivo, onde a luz confere movimento às linhas de código binário que o transportam para dentro do mundo digital. No espaço expositivo, uma instalação com 24 monitores de tubo reformulados apresenta uma linha do tempo dos dispositivos de armazenamento. Na área externa do BitBus terá uma biblioteca, uma instalação educativa sobre sustentabilidade e um espaço com pintura e desenhos para crianças.

Serviço:
O quê: 35ª Festa Nacional da Uva e Feira Agroindustrial
Quando: 19 de fevereiro a 8 de março
Segunda a quinta: 14h às 22h
Sexta: 14h às 23h
Sábado: 10h às 23h
Domingo: 10h às 22h
Onde: Parque de Eventos Mário Bernardino Ramos – Rua Ludovico Cavinato, 1431 (Caxias do Sul/RS)
Quanto:
Segunda e terça: gratuito
Quarta a domingo: R$ 30 e R$ 15 meia-entrada (estudantes e pessoas com 60 anos ou mais). Gratuito para crianças até 12 anos e pessoas com deficiência (PcDs)

Fotos: Divulgação