Pesquisa

UCS RESEARCH
TALKS

Com o objetivo de difundir os resultados das pesquisas realizadas na UCS, de modo a gerar interdisciplinaridade e a inovação para o desenvolvimento sustentável, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação apresenta o RESEARCH TALKS UCS. O evento acontece desde 2022 e é destinado a pesquisadores, mestrandos, doutorandos, gestores de inovação e empreendedores. Veja os projetos que já foram apresentados e assista as transmissões.

Se você ficou interessado em algum Projeto de Pesquisa e gostaria de saber mais, envie um e-mail para pppg@ucs.br ou entre em contato pelo WhatsApp da PPPG (54) 3218-2005

Dia 16 de setembro de 2022

Terá apresentação do processo de internacionalização junto a SUPSI-Suíça e a experiência do projeto ProIncluir com o desenvolvimento de uma metodologia para construção de Objeto Virtual de Aprendizagem para inclusão, que tornou-se referência para desenvolvimento de portal pela SUPSI-Suíça.

Pesquisa com foco em utilizar processos anaeróbios de tratamento de efluentes e resíduos - como dejetos animais e efluentes domésticos e industriais - para obter produtos, desde metano, dióxido de carbono e hidrogênio, até ácidos orgânicos. Também, como pós-tratamento, a remoção de nutrientes tipo nitrogênio e fósforo com valor de mercado, para que possam ser utilizados novamente na indústria ou em fertilizantes, o que é o foco da economia circular em tratamento de efluentes

Contempla projeto vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da UCS que obteve fomento pelo edital CAPES 2020-009, destinado a inovações que contribuíram para solucionar os problemas causados pelo vírus causador da Covid-19. O projeto da UCS tem buscado inovações nas áreas de diagnóstico, novos compostos antivirais, entre outras ferramentas para auxiliar no enfrentamento à pandemia.

Dia 21 de outubro de 2022

Tem como objetivo promover o debate sobre o papel atual das células-tronco para melhorar o cenário da saúde, levando em consideração as novas tecnologias e os processos de inovação.

ASSISTA A TRANSMISSÃO

A biologia molecular e a bioinformática revolucionaram a forma de identificar e diagnosticar comunidades microbianas de importância biotecnológica e clínica. Atualmente, essas ferramentas permitem conhecer e manipular os microrganismos, desde a produção de energia até o aprimoramento da saúde física e mental. A identificação taxonômica permite conhecer o microbioma em estudo e inferir os genes atuantes em rotas metabólicas que levam à geração de produtos, processos e tratamentos.

ASSISTA A TRANSMISSÃO

Abordagem, no contexto do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, de projetos como o de Inteligência Artificial, desenvolvido para ajudar no combate à Covid-19.

ASSISTA A TRANSMISSÃO

Dia 25 de novembro de 2022

Decisões com relação a políticas públicas são tomadas com base em probabilidades e envolvem riscos. Em vista disso, necessariamente se colocam questões normativas com relação à definição de seu escopo e dos critérios a adotar para sua justificação, especialmente com relação tanto a repercussões sobre interesses individuais, coletivos e difusos, quanto sobre os padrões normativos a serem empregados para justificá-las, ainda que, na maioria das vezes, isso não seja feito de modo explícito. Nesse sentido, o objetivo do projeto é explicar e discutir esses padrões normativos e esclarecer e explicitar como a questão do risco torna-se central em contextos de tomadas de decisão políticas, morais e jurídicas que afetam importantemente a vida social.

ASSISTA A TRANSMISSÃO

Serão abordados temas relativos à Física de Materiais, em particular como a aplicação da mecânica quântica e a simulação computacional têm permitido a descoberta de materiais com propriedades excepcionais (por exemplo, supercondutividade à temperatura ambiente) e a exploração do comportamento desses materiais em condições extremas de pressão e temperatura. Especial ênfase será dada a materiais para aplicações na geração e armazenamento de energia.

ASSISTA A TRANSMISSÃO

Neste ano, a revista Forbes elegeu as cinco maiores tendências em visão computacional, sendo elas a aplicada à saúde e à segurança, ao varejo, em veículos conectados e autônomos, centrada em dados e "at the edge". O que se tem feito acerca disso na UCS, na região e no mundo?

ASSISTA A TRANSMISSÃO

Dia 14 abril de 2023

O turismo exige pesquisa interdisciplinar e um processo de planejamento que deve modificar a legislação ambiental e urbanística do município e ser incorporada ao plano diretor. A abordagem aponta que o que se faz, na realidade, são meros diagnósticos que ficam dependentes de políticas de governo que nunca acontecem, por isso nunca são obrigatórias nem é efetivada a sua execução.

ASSISTA A TRANSMISSÃO

O objetivo desta pesquisa é elaborar um quadro esquemático do estatuto que define o equipamento como oportunidade de apropriação social e sua relação local e regional de dependência sócio-territorial. Com isso, o projeto buscou reconhecer as maneiras de transformações espaciais das áreas de apropriação turística; elencar os valores territoriais constitutivos das áreas analisadas; definir lógicas de fluxos de serviços, dos visitantes e das territorialidades definidoras.

ASSISTA A TRANSMISSÃO

Com o aumento do número de linhagens bacterianas super-resistentes, simultaneamente existe uma grande demanda por materiais protetivos contra infecções em feridas. Como característica inovadora, o produto desenvolvido se destaca por utilizar um composto diferente de antibióticos, que são potenciais indutores de seleção de microrganismos resistentes, ou de nanopartículas de metais, que podem acumular-se no corpo humano. A ideia foi desenvolver um produto de baixo custo, fácil processo de obtenção, com atividade antimicrobiana mantida mesmo após várias higienizações em álcool 70% e em soro fisiológico, acessível a pessoas carentes que buscam qualidade de vida com a cicatrização de ferimentos oriundos de traumas, queimaduras, lesões de pele por pressão ou feridas de diabetes. Também contribuíram no projeto, como professores parceiros, Vinicius Lain (UCS), Claudia Wolheim (UCS), Mariana Ely (UCS), Guilherme Baldo (UFRGS) e Marli Camassola (UCS).

ASSISTA A TRANSMISSÃO

Dia 16 de junho de 2023

A pró-reitora de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico da UCS, professora Neide Pessin, e o coordenador de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, professor Matheus Parmegiani Jahn, apresentam o fluxo e as modalidades de projetos de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico que envolvem os diferentes atores do Ecossistema de Inovação. A agência de inovação da UCS é uma estrutura de articulação entre a comunidade e a academia, voltada para o desenvolvimento de pesquisas, projetos e serviços. Atua na indução, estabelecimento e gestão de um ecossistema sinérgico para a inovação e para o empreendedorismo.

ASSISTA A TRANSMISSÃO

Os professores compartilham informações sobre a iniciativa do Conselho Regional de Desenvolvimento da Serra (COREDE SERRA), do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (CISGA) e da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (AMESNE), que conta com a parceria de 32 municípios. A pesquisa, que desenvolve alternativas tecnológicas para a destinação sustentável de resíduos sólidos urbanos, transformando-os em energia e produtos com valor agregado, é desenvolvida pela UCS através do Laboratório de Energia e Bioprocessos (LEBIO), do Laboratório de Análises Ambientais (LATAM), da Área Experimental/Fazenda Escola e da Agência de Inovação (UCSiNOVA).

ASSISTA A TRANSMISSÃO

O curador do Herbário da Instituição fala sobre a coleção científica de material botânico exsicatado (seco, identificado e armazenado), iniciada em 1983, pelo professor Ronaldo A. Wasum. Referência para o estudo da flora do Sul do Brasil, o acervo vem sendo utilizado no desenvolvimento de várias pesquisas institucionais na UCS e intercâmbios científicos. O HUCS, também associado ao Jardim Botânico de Caxias do Sul, conta com 58 mil amostras de plantas, algas marinhas, fungos macroscópicos e fungos liquenizados. A partir de 2008, a coleção passou por um processo de informatização e digitalização, que resultou na disponibilização dos registros em três bases de dados, duas nacionais (SpeciesLink e SiBBr) e uma global (GBIF). As linhas de pesquisa atualmente desenvolvidas no ambiente envolvem o estudo da diversidade e sistemática de samambaias e licófitas neotropicais; a caracterização da vegetação costeira e da Serra Gaúcha; e o ensino e a popularização da botânica.

ASSISTA A TRANSMISSÃO

Dia 18 de agosto de 2023

O professor apresentou as pesquisas e produtos educacionais gerados no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UCS. Será momento de discutir sobre o pensamento crítico e a interdisciplinaridade enquanto elementos que permeiam as pesquisas realizadas no Programa, voltadas aos processos de ensinar e de aprender, cujos resultados são compartilhados com a comunidade escolar por meio dos produtos educacionais.

ASSISTA A TRANSMISSÃO

O professor abordou contribuições de várias pesquisas que buscam responder porque algumas empresas têm um desempenho superior. Uma proposição importante é que as capacidades de marketing (CM), como um conjunto de conhecimentos e habilidades que combinam recursos para o alcance dos objetivos, são as grandes impulsionadoras do desempenho das organizações. Identifica-se que três níveis de CM são imprescindíveis para a sustentação de uma vantagem competitiva: primeiro, o nível especializado composto por preço, distribuição, produto, comunicação e vendas; segundo, o nível interfuncional que congrega a gestão de marcas, de relacionamentos e de desenvolvimento de novos produtos; e, o terceiro, que congrega as capacidades de nível superior, tais como de aprendizagem, de planejamento e de implementação de estratégias de marketing e de adaptação ao mercado.

ASSISTA A TRANSMISSÃO

A professora compartilhou informações sobre etapa presencial do projeto de pesquisa AmAs - Ambienti in Ascolto que envolveu, no mês de julho, na Scuola Universitaria Professionale della Svizzera Italiana (SUPSI), na Suíça, a formação didática para a paisagem sonora, totalmente subsidiada com recursos do projeto. O objetivo foi a efetivação de estudos teóricos e atividades de campo para experienciar itinerários didáticos explorando a temática do som, com a atenção sobre a dimensão sonora de escuta em relação ao lugar. As atividades incluíram reuniões com gestão do Departamento de Formação e Aprendizagem, estudos teóricos na universidade e saídas de campo, e oportunizaram a vivência acadêmica internacional para os egressos do PPGHIS, colaborando para novos projetos de formação; o desenvolvimento de autonomia para mobilidade internacional, por consistir na primeira incursão internacional; e ampliação do repertório cultural individual. Para as pesquisadoras envolvidas, ainda aproximou-se o contato com pesquisadores de outras áreas e a possibilidade de ampliação de convênios.

ASSISTA A TRANSMISSÃO

Dia 15 de setembro de 2023

Em um ambiente competitivo, a indústria de manufatura tem como objetivo produzir produtos de alta qualidade com eficiência e baixos tempos e custos de fabricação. Essas metas têm motivado engenheiros de processos a buscar e implementar, de forma constante, melhorias nos processos de fabricação por usinagem, que tem na ferramenta de corte um dos principais agentes influentes sobre os resultados econômicos. Com melhores ferramentas de corte, diminui-se os tempos e custos de fabricação. Atualmente, a preparação do gume da ferramenta de corte é considerada um dos principais aspectos de investigação das empresas que fabricam essas ferramentas. Na UCS, em parceria com empresas locais e internacionais, são desenvolvidos projetos de pesquisa na área de polimento de ferramentas de corte.

ASSISTA A TRANSMISSÃO

O objetivo é apresentar o novo Programa de Pós-Graduação - Mestrado Profissional - em Computação Aplicada da UCS, que estrutura-se em três linhas de pesquisa: Sistemas Embarcados, Inteligência Artificial e Ciência de Dados, e Simulação Computacional e Otimização. Aprovado pela CAPES, o Programa é o primeiro em sua área de concentração na região e deve ser inaugurado em breve. A proposta responde à crescente demanda por profissionais capacitados e qualificados na área de Tecnologia da Informação, com potencial de atuação dos egressos em diversas indústrias e empresas da região.

ASSISTA A TRANSMISSÃO

Os problemas de saúde têm aumentado em complexidade em função das mudanças tecnológicas, sociais, demográficas e econômicas em nível mundial, que têm alterado o perfil epidemiológico das doenças na contemporaneidade. O avanço dos conhecimentos científicos contribui para o reconhecimento da multicomplexidade e multicausalidade das doenças, que impõem desafios para a preservação da saúde humana que dificilmente podem ser atendidos por uma única área de conhecimento ou profissão. Nesse cenário, a educação interprofissional surge como alternativa para potencializar competências, conhecimentos e habilidades que podem fazer diferença para a resolutividade das demandas de cuidados da saúde dos usuários das redes de atenção básica (ABS). O esforço envolve o engajamento de instituições de saúde e de ensino, públicas ou privadas, no sentido de ampliar práticas colaborativas em cuidados. A pesquisa em questão, sustentada teoricamente sob os pilares da interprofissionalidade, tem como objetivo principal identificar a predisposição dos profissionais de saúde das equipes de ABS do município de Caxias do Sul em trabalhar colaborativamente com colegas de outras profissões.

ASSISTA A TRANSMISSÃO

Dia 20 de outubro de 2023

O objetivo do encontro é propor uma visão abrangente de como a Ética, a Educação e Explicabilidade estão intrinsecamente relacionadas, desempenhando papéis vitais no desenvolvimento e na aplicação de modelos de IA. Há a importância de tornar os modelos de IA transparentes e confiáveis, por meio de ferramentas de XAI (Explainable AI). Nesse sentido, é destacado o papel crítico da Educação, que concebe uma formação que compreenda não apenas os aspectos técnicos da IA, mas também capacitando as novas gerações a navegar de maneira informada nas completas fronteiras da IA, assegurando que a tecnologia seja aplicada de forma responsável e benéfica para a sociedade.

ASSISTA A TRANSMISSÃO

Profissionais que atuam sob condições de risco crônico, como é o caso de profissionais de urgência, emergência e segurança pública, são considerados vulneráveis para o adoecimento mental e intenções suicidas. O suicídio é considerado um problema de saúde pública que pode ser evitado com base em evidências e intervenções multidisciplinares. Este é um estudo empírico quantitativo, no qual serão mapeados os fatores psicossociais do trabalho, sejam protetivos ou de risco, no que tange ao impacto na saúde mental dos profissionais de segurança pública do Rio Grande do Sul, bem como as estratégias de enfrentamento adotadas por eles para identificar oportunidades de atuação e investimento assertivas.

ASSISTA A TRANSMISSÃO

As plantas são reservatórios de moléculas promissoras para aplicação médica ou industrial. Tais moléculas são amplamente encontradas em vegetais superiores, como o pinheiro-brasileiro Araucaria angustifolia. Sua semente é muito apreciada como alimento pela população, e suas brácteas, conhecidas popularmente como falhas, são descartadas. Um grupo de pesquisa vem investigando esse resíduo há mais de uma década, tendo encontrado resultados promissores frente ao câncer e à depressão. A palestra abordará o potencial dessa planta ainda pouco estudada e a importância do delineamento de estratégias de uso sustentável visando a valorização da espécie no cenário nacional. A pesquisa pode render importantes avanços no uso das brácteas como fonte de moléculas terapêuticas para o tratamento de doenças de elevada incidência na população.

ASSISTA A TRANSMISSÃO

Dia 17 de novembro de 2023

O projeto coloca em interlocução saberes da área da Educação, por meio da educação literária, e de Letras, pelo estudo da literatura infantil, nesse caso, na perspectiva do leitor visado - o estudante dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo é investigar concepções de Literatura e de educação literária presentes no Programa Nacional do Livro e do Material Didático Literário 2023 (Objeto 3 do Edital), das orientações normativas à presença do material na escola, de modo a contribuir com políticas públicas de atendimento à escola/ao aluno. A pesquisa contribui para qualificar a educação literária de estudantes brasileiros, uma vez que, conforme o crítico literário e sociólogo Antonio Candido, a efabulação é um direito humano e, ao investigar diferentes facetas de uma edição do PNLD Literário, é possível colaborar para potencializar a política do livro. Em síntese, o projeto prevê a formação de recursos humanos, o reposicionamento da literatura como arte (educação literária) no cotidiano da Educação Básica e a produção do conhecimento nas áreas de Educação e de Letras.

ASSISTA A TRANSMISSÃO

Serão apresentados projetos de pesquisa que envolvem o registro da memória e a escrita da história de comunidades, instituições e pessoas realizados no âmbito do Instituto Memória Histórica e Cultural da Universidade de Caxias do Sul (IMHC). Tendo já realizado a produção de livros para os municípios de Protásio Alves e Vila Flores, para o Conselho da Mulher Empresária da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul, para a Sociedade Esportiva e Recreativa Santa Lúcia de Caxias do Sul, para a Fundação Educacional da Região dos Vinhedos (Fervi), e para a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Nova Prata, o IMHC atualmente realiza dois trabalhos de registro e investigação histórica: sobre o patrimônio cultural imaterial no Município de Nova Prata, e uma biografia sobre o empresário Heitor Pacheco, fundador da Cobra Correntes. Os trabalhos mobilizam comunidades, instituições e famílias, que buscam o registro da sua memória como fator de coesão, com a finalidade de celebração da sua trajetória e como legado de suas práticas e ações empreendedoras. O resultado são produções que contribuem para o conhecimento histórico e a divulgação da região.

ASSISTA A TRANSMISSÃO

Inúmeras tecnologias estão disponíveis para o tratamento eficiente de águas. Entretanto, essas soluções focam apenas na remoção dos contaminantes, deixando de lado o cuidado com contaminações paralelas do meio ambiente. Nesse sentido, as metodologias existentes estão sendo aprimoradas no sentido de atenderem completamente ao ciclo de sustentabilidade, englobando a escolha de matérias-primas, a fabricação, a utilização e a posterior disposição de resíduos. Uma dessas iniciativas é a produção de membranas poliméricas consideradas "verdes". As membranas verdes são compostas por materiais atóxicos e ambientalmente corretos, exigindo um menor consumo energético na produção e operação. E ainda mais importante, oferecem uma solução ao desafio enfrentado atualmente pelas indústrias do setor: a substituição de solventes orgânicos pela água na fabricação de membranas.

ASSISTA A TRANSMISSÃO