CERTIFICADO INTERNACIONAL DE LÍNGUA PORTUGUESA - CILP

A Universidade de Caxias do Sul é uma Instituição Comunitária de Educação Superior (ICES) com atuação direta na região nordeste do estado do Rio Grande do Sul. Seus cursos de graduação e pós-graduação são reconhecidos e avaliados pelo Ministério da Educação, o que confere à Instituição um alto grau de confiabilidade na oferta de programas e serviços à comunidade.

Como decorrência da competência de seu corpo docente, especificamente na área da língua portuguesa, a Universidade de Caxias do Sul instituiu o Certificado Internacional de Língua Portuguesa (CILP), que tem como finalidade avaliar a proficiência em diferentes níveis, em língua portuguesa do Brasil, de estudantes não-brasileiros através de um sistema de quatro provas.

A iniciativa visa atender a uma realidade onde cada vez mais se intensifica o ensino de português como língua estrangeira, tendo em vista os processos de globalização que aproximam cultural e economicamente os países e, consequentemente, exigem uma maior comunicação entre os cidadãos de diferentes línguas.

O CILP é reconhecido pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade de Caxias do Sul, pela União Latina e é declarado de Interesse Educativo pelo Ministério de Cultura e Educação da Argentina. Ele pode ser concedido a estrangeiros de qualquer nacionalidade, idade ou grau de escolaridade.

Os exames do CILP e CILP para adolescentes são aplicados no Brasil e no exterior. São oferecidos quatro níveis: A2, A2 para adolescentes, B1, B1 para adolescentes, B2 e C1, conforme o Quadro Comum Europeu.

Os candidatos podem inscrever-se em qualquer um dos níveis, sem que um seja pré-requisito para o outro.

CILP A2

O exame para obtenção do CILP A2 busca verificar a competência linguística para o desempenho adequado do aprendiz em situações cotidianas que requeiram um nível de comunicação elementar.

Interação e Expressão Oral
Apresentar-se, cumprimentar, despedir-se e apresentar pessoas.
Desculpar-se, pedir licença e agradecer.
Descrever-se a si próprio, descrever o que faz e onde mora.
Descrever a sua família e as condições de vida.
Descrever pessoas, lugares e coisas em termos simples.
Fazer uma exposição curta, ensaiada e elementar sobre um assunto que lhe é familiar.
Expressar experiências e aptidões.
Aceitar, rejeitar e fazer convites.
Relatar acontecimentos passados.
Relatar hábitos cotidianos, informar sobre a localização de estabelecimentos.
Solicitar e dar informações sobre horários, endereços de estabelecimentos (restaurantes, pontos turísticos).

Compreensão Auditiva
Identificar e compreender, de um modo geral o assunto do texto ouvido/escutado.

Compreensão Leitora
Identificar de que trata o texto, do ponto de vista geral.
Identificar e analisar as características de textos literários narrativos.
Atribuir significados a determinadas expressões idiomáticas e a variações regionais.
Localizar informações específicas no texto.
Atribuir sentido ao texto através dos elementos de coesão textual.

Interação e Expressão Escrita
Narrar uma história com uma sequência linear.
Escrever um relato de experiência descrevendo sentimentos e sensações.
Escrever sobre aspectos de seu cotidiano, de sua rotina.
Explicar um itinerário turístico de sua cidade.
Escrever textos curtos expondo a opinião sobre um assunto que lhe é familiar.

Vocabulário
Dados pessoais (nacionalidade).
Saudações e cumprimentos (grau de polidez).
Família.
Corpo humano e hábitos de higiene.
Vestimentas, acessórios e calçados.
Cores.
Alimentação.
Pesos e medidas.
Preços, formas de pagamento.
Dias da semana, meses do ano.
Condições climáticas.
Horas, horários comerciais.
Partes da casa, móveis e utensílios.
Cidade, bairro.
Meios de transporte.
Turismo.
Esporte e lazer.
Animais.

Gêneros Textuais como Suporte para Abordagem dos Aspectos Linguísticos
Formulários, ficha de inscrição.
E-mail.
Contos breves.
Textos informativos.
Textos publicitários.
Textos jornalísticos (manchetes, notícias, classificados).
Diálogos.
Exposição oral.
Receitas.

Aspectos Linguísticos
Os aspectos linguísticos decorrem das situações comunicativas utilizadas no curso.
Como sugestão, elencamos os seguintes aspectos gramaticais que ser encontrados nos gêneros textuais listados.
Alfabeto; fonética.
Ortografia e acentuação.
Pronomes pessoais, interrogativos, demonstrativos, possessivos.
Presente dos verbos ir, ser e estar.
Adjetivos para descrição física e psicológica.
Flexão do adjetivo.
Numerais: cardinais, ordinais, fracionários e multiplicativos.
Advérbios de lugar, de tempo, de modo, de negação, de dúvida, de afirmação. (porém, contudo, todavia, entretanto, e, ainda, ainda que, se, então, portanto, no entanto, logo, porque, pois, ou...
Substantivos e seus determinantes.
Flexão de número e gênero do substantivo.
Flexão de número e gênero do adjetivo.
Flexão de gênero e número do substantivo.
Articuladores de coesão: mas, porém, contudo, todavia, entretanto, e, ainda, ainda que, se, então, portanto, no entanto, logo, porque, pois, ou.
Preposições.
Verbos regulares nos tempos simples e compostos do indicativo.
Verbos regulares no imperativo afirmativo.
Verbos regulares nos tempos do modo subjuntivo.
Formas nominais (infinitivo, particípio, gerúndio).
Expressões idiomáticas de uso comum.
Falsos amigos.

Interação e Expressão Oral
Apresentar-se, cumprimentar, despedir-se e apresentar pessoas em situações formais e informais.
Desculpar-se, pedir licença e agradecer.
Descrever-se a si próprio e informar onde mora.
Descrever a sua família.
Caracterizar pessoas, animais, lugares e objetos em termos simples.
Aceitar, rejeitar e fazer convites.
Relatar atividades de rotina.
Solicitar e dar informações sobre horários, endereços de estabelecimentos (restaurantes, pontos turísticos).
Solicitar e informar horas.

Características do Texto
Fotografias que reflitam uma situação da vida cotidiana;
Situação comunicativa simulada - diálogo entre dois candidatos;
Responder questões do entrevistador.

Compreensão Auditiva
Compreender ideias principais de conversações informais.
Captar a ideia principal em textos publicitários breves.
Captar a ideia principal em mensagens breves com informações como horas, números, preços, etc.

Características do Texto
Diálogos informais.
Avisos.
Propagandas.
Monólogos curtos.

Compreensão Leitora
Compreender a ideia principal do texto.
Retirar informações específicas de textos informativos ou instruções breves.
Identificar e selecionar o vocabulário ou as estruturas gramaticais adequadas para completar textos.

Características do Texto
Anúncios publicitários.
E-mail.
Material informativo e promocional.
Mensagens em redes sociais.
Textos descritivos.
Cardápio.

Interação e Expressão Escrita
Escrever sobre aspectos de seu cotidiano, de sua rotina.
Diferenciar os contextos de produção escrita quanto à formalidade e informalidade.
Escrever e-mail ou mensagens em redes sociais.
Elaborar descrições.

Características do Texto
Anúncios.
E-mail.
Publicações em redes sociais.
Textos descritivos.

Vocabulário
Dados pessoais (nacionalidade).
Saudações e cumprimentos (grau de polidez).
Família.
Vestimentas, acessórios e calçados.
Cores.
Alimentação.
Dias da semana, meses do ano.
Horas.
Partes da casa e móveis.
Cidade, bairro.
Turismo.
Animais.

Aspectos Linguísticos
Os aspectos linguísticos decorrem das situações comunicativas utilizadas no curso.
Como sugestão, elencamos os seguintes aspectos que podem ser encontrados nos gêneros textuais listados.
Alfabeto; fonética.
Ortografia e acentuação das oxítonas e proparoxítonas.
Pronomes pessoais e possessivos.
Adjetivos para descrição física.
Flexão do adjetivo. 
Numerais: cardinais até 1000 e ordinais até 31º.
Advérbios de lugar (lá, aqui, longe, perto, dentro, fora, etc.), de tempo (agora, depois, cedo, tarde, antes, sempre, etc.), de modo (bem, mal), de negação (não, nunca, jamais), de dúvida (talvez), de afirmação (sim, com certeza, etc.).
Substantivos e seus determinantes.
Flexão de gênero e número do substantivo.
Articuladores de coesão: mas, porém, todavia, e, ainda, se, então, portanto, enquanto, logo, depois, porque, pois, ou.
Preposições (de, a, para, com, por, em).
Verbos regulares nos tempos simples do indicativo.
Falsos amigos.

2019

CILP A2

Prova 1
Compreensão Leitora e Aspectos Linguísticos (CL)

Prova 2
Compreensão Auditiva (CA)
Audio

Prova 3
Expressão e Interação Escrita (EIE)

Gabaritos
Gabaritos das Provas 1 e 2

CILP A2 Escolar

Prova 1
Compreensão Leitora e Aspectos Linguísticos (CL)

Prova 2
Compreensão Auditiva (CA)
Audio

Prova 3
Expressão e Interação Escrita ( EIE)

Gabarito
Gabaritos das Provas 1 e 2

2018

CILP A2

Prova 1
Compreensão Leitora e Aspectos Linguísticos (CL)
Gabarito Prova 1

Prova 2
Compreensão Auditiva (CA)
Gabarito Prova 2
Audio

Prova 3
Expressão e Interação Escrita (EIE)

2017

CILP A2

Prova 1
Compreensão Leitora e Aspectos Linguísticos (CL)
Gabarito Prova 1

Prova 2
Compreensão Auditiva (CA)
Gabarito Prova 2
Audio

Prova 3
Expressão e Interação Escrita (EIE)

Prova 4
Expressão e Interação Oral (EIO)

2018

CILP A2 ESCOLAR

Prova 1
Compreensão Leitora e Aspectos Linguísticos (CL)
Gabarito Prova 1

Prova 2
Compreensão Auditiva (CA)
Gabarito Prova 2
Audio

Prova 3
Expressão e Interação Escrita (EIE)

2017

CILP A2 ESCOLAR

Prova 1
Compreensão Leitora e Aspectos Linguísticos (CL)
Gabarito Prova 1

Prova 2
Compreensão Auditiva (CA)
Gabarito Prova 2
Audio

Prova 3
Expressão e Interação Escrita (EIE)

Prova 4
Expressão e Interação Oral (EIO)

2016

CILP A2 ESCOLAR

Prova 1
Compreensão Leitora e Aspectos Linguísticos (CL)
Gabarito Prova 1

Prova 2
Compreensão Auditiva (CA)
Gabarito Prova 2
Áudio

Prova 3
Expressão e Interação Escrita (EIE)

Prova 4
Expressão e Interação Oral (EIO)

CILP BÁSICO (A2)

Prova 1
Compreensão Leitora e Aspectos Linguísticos (CL)
Gabarito Prova 1

Prova 2
Compreensão Auditiva (CA)
Gabarito Prova 2
Audio

Prova 3
Expressão e Interação Escrita (EIE)

Prova 4
Expressão e Interação Oral (EIO)

2015

CILP BÁSICO (A2)

Prova 1
Compreensão Leitora e Aspectos Linguísticos
Gabarito Prova 1

Prova 2
Compreensão Auditiva
Gabarito Prova 2
Áudio parte 1: Notícias da hora
Áudio parte 2: Pesquisa mostra benefícios
Áudio parte 3: Previsão do tempo

Prova 3
Expressão e Interação escrita

CILP BÁSICO ESCOLAR (A2)

Prova 1
Compreensão Leitora e Aspectos Linguísticos
Gabarito Prova 1

Prova 2
Compreensão Auditiva
Gabarito Prova 2
Áudio parte 1: Crie o seu próprio site com Wix
Áudio parte 2: Estância turística de Barra Bonita
Áudio parte 3: Envelhecer com saúde

Prova 3
Expressão e Interação escrita

CILP B1

O exame para obtenção do CILP B1 busca verificar a competência linguística necessária para a comunicação em situações correntes da vida cotidiana, em circunstâncias que não requeiram uso especializado da língua.

Expressão e Interação Oral
Fazer descrições claras e pormenorizadas.
Relatar com clareza experiências vivenciadas.
Emitir opiniões sobre textos, filmes, publicidade.

Compreensão Auditiva
Entender a língua padrão ao acompanhar um diálogo entre falantes nativos;
Compreender e interpretar as ideias principais e os pormenores veiculados em texto transmitido por mídia eletrônica ( documentário, notícias, filmes, publicidades, entrevistas);
Entender exposições orais mais longas, compreendendo a organização lógica do texto e as ideias principais.

Compreensão Leitora
Compreender textos, obtendo informações precisas sobre aspectos relevantes.
Compreender e interpretar artigos de opinião.
Compreender e interpretar textos literários (conto e crônica).

Expressão e Interação Escrita
Relatar e descrever detalhadamente fatos e acontecimentos vivenciados, articulando ideias de forma coerente.
Escrever textos expositivos e argumentativos, estabelecendo relações entre as ideias de forma coesa e seguindo a estrutura do gênero proposto.
Escrever textos informativos e instrucionais.

Vocabulário
Profissões e cargos.
Empregos, remuneração
Serviços bancários (cartão, cheques...).
Bens de consumo.
Elementos culturais que caracterizam as regiões brasileiras.
Estrutura educacional, política e social do Brasil.
Televisão e cinema.

Gêneros Textuais
Documentários, notícias, curtas-metragens.
Artigo de opinião.
Conto, crônica.
Material publicitário.
Textos informativos sobre cultura, música, arte, história, literatura.
Biografias, entrevistas.
Manuais de instruções.
Instruções de jogos.
Roteiros e guias turísticos.
Curriculum vitae.
Letras de música.
Diálogos em contextos rotineiros (em uma loja, no shopping, no hotel?).
Exposição oral.

Aspectos Linguísticos
Os aspectos linguísticos decorrem das situações comunicativas e dos gêneros textuais trabalhados. No nível B1, estão pressupostos os elementos linguísticos já estudados. Como sugestão, elencamos os seguintes aspectos gramaticais:

Grau do substantivo e do adjetivo.
Elementos de coesão: articuladores, operadores argumentativos, substituição lexical e definitivizadores.
Marcadores de oralidade: em primeiro lugar, a seguir, então, ainda, para encerrar...
Recursos de linguagem literária: metáfora, ironia, antítese, pleonasmo...
Verbos regulares e irregulares nos tempos e modos verbais do indicativo, subjuntivo e imperativo.
Concordância e regência verbal e nominal.
Diferença quanto ao sentido na escolha da posição do termo na oração.
Como impessoalizar uma oração
Pontuação: uso de vírgula, ponto e vírgula, dois pontos e travessão.
Discurso direto e indireto.
Expressões idiomáticas de uso mais frequente.

Expressão e Interação Oral
Descrever, de forma breve, os elementos de uma cena da vida cotidiana na qual aparecem aspectos como: compras, uso de meios de transporte, lojas, parques, comidas, entre outros.
Participar em uma conversa informal e simples, nas que se proporcionam informações e explicações breves onde se estabeleçam.
Fazer descrições claras de temas que lhe são familiares.
Realizar uma apresentação oral breve e preparada na qual descreva aspectos e experiências da vida cotidana.
Responder perguntas do entrevistador sobre o tema da apresentação.

Características dos textos
Fotografias que reflitam uma situação da vida cotidiana;
Situação comunicativa simulada - diálogo entre dois candidatos;
Responder questões do entrevistador.

Compreensão Auditiva
Compreender as ideias principais de conversas informais breves.
Captar a ideia principal em áudios de publicidade ou informativos.
Reconhecer informação específica em uma conversa informal.
Compreender as ideias principais e informações detalhadas em textos.

Características dos textos que o candidato deve compreender
Conversas de caráter informal: diálogos, descrição da rotina e atividades do dia a dia, tempo livre, gostos, interesses, compras e serviços em lojas, restaurantes e aeroportos.
Anúncios publicitários curtos, mensagens pessoais.
Conversa entre duas pessoas na qual contam experiências pessoais.
Notícias veiculadas em noticiários.

COMPREENSÃO LEITORA
Compreender as ideias principais de textos.
Localizar as ideias principais e informação específica em textos.
Extrair as ideias principais e identificar informações específicas.
Identificar e selecionar o léxico ou estruturas gramaticais para completar textos de estrutura simples.

Características dos textos que o candidato deve compreender
Propagandas, mensagens pessoais e avisos ( museus, livros, férias, roupas, profissões, lugares, etc)
Textos narrativos, notícias, biografias, guias de viagem.
Textos biográficos, fragmentos de contos, romances.
Receitas.

Expressão e Interação Escrita
Escrever um texto informativo coesionado, a partir da leitura de um texto.
Escrever um texto narrativo no qual expresse uma opinião e haja informação pessoal.

Características dos textos
Anúncios.
Mensagem de e-mail.
Textos de blog.
Publicações no Facebook.
Narrações.

VOCABULÁRIO
Profissões.
Esportes.
Televisão e publicidade.
Tipos de filmes.
Gêneros musicais.
Turismo.
Corpo humano e hábitos de higiene.
Pesos e medidas.
Preços e formas de pagamento.
Previsão do tempo.
Meios de transporte.

ASPECTOS LINGUÍSTICOS
Os aspectos linguísticos decorrem das situações comunicativas e dos gêneros textuais trabalhados. No nível B1 Escolar, estão pressupostos os elementos linguísticos já estudados no nível A2 Escolar. Como sugestão, elencamos os seguintes aspectos gramaticais:
Elementos de coesão: articuladores, operadores argumentativos, substituição lexical (artigos definidos e indefinidos).
Marcadores de oralidade: em primeiro lugar, a seguir, então, ainda, para encerrar...
Verbos regulares e irregulares nos tempos e modos verbais do indicativo, subjuntivo e imperativo simples.
Como tornar impessoal uma oração: uso do pronome se.
Noções de pontuação (ponto final, vírgula e dois pontos).
Expressões idiomáticas de uso mais frequente.

2019

CILP B1

Prova 1
Compreensão Leitora e Aspectos Linguísticos (CL)

Prova 2
Compreensão Auditiva (CA)
Audio

Prova 3
Expressão e Interação Escrita (EIE)

Gabaritos
Gabaritos das Provas 1 e 2

CILP B1 ESCOLAR

Prova 1
Compreensão Leitora e Aspectos Linguísticos (CL)

Prova 2
Compreensão Auditiva (CA)
Audio

Prova 3
Expressão e Interação Escrita (EIE)

Gabaritos
Gabaritos das Provas 1 e 2

2018

CILP B1

Prova 1
Compreensão Leitora e Aspectos Linguísticos (CL)
Gabarito Prova 1

Prova 2
Compreensão Auditiva (CA)
Gabarito Prova 2
Audio

Prova 3
Expressão e Interação Escrita (EIE)

2017

CILP B1

Prova 1
Compreensão Leitora e Aspectos Linguísticos (CL)
Gabarito Prova 1

Prova 2
Compreensão Auditiva (CA)
Gabarito Prova 2
Audio

Prova 3
Expressão e Interação Escrita (EIE)

Prova 4
Expressão e Interação Oral (EIO)

2018

CILP B1 ESCOLAR

Prova 1
Compreensão Leitora e Aspectos Linguísticos (CL)
Gabarito Prova 1

Prova 2
Compreensão Auditiva (CA)
Gabarito Prova 2
Audio

Prova 3
Expressão e Interação Escrita (EIE)

2017

CILP B1 ESCOLAR

Prova 1
Compreensão Leitora e Aspectos Linguísticos (CL)
Gabarito Prova 1

Prova 2
Compreensão Auditiva (CA)
Gabarito Prova 2
Audio

Prova 3
Expressão e Interação Escrita (EIE)

2016

CILP B1 ESCOLAR

Prova 1
Compreensão Leitora e Aspectos Linguísticos (CL)
Gabarito Prova 1

Prova 2
Compreensão Auditiva (CA)
Gabarito Prova 2
Audio

Prova 3
Expressão e Interação Escrita (EIE)

Prova 4
Expressão e Interação Oral (EIO)

CILP B1

Prova 1
Compreensão Leitora e Aspectos Linguísticos (CL)
Gabarito Prova 1

Prova 2
Compreensão Auditiva (CA)
Gabarito Prova 2

Prova 3
Expressão e Interação Escrita (EIE)

Prova 4
Expressão e Interação Oral (EIO)

2015

CILP PRÉ-INTERMEDIÁRIO ESCOLAR B1

Prova 1
Compreensão Leitora e Aspectos Linguísticos
Gabarito Prova 1

Prova 2
Compreensão Auditiva
Gabarito Prova 2
Áudio parte 1
Áudio parte 2
Áudio parte 3
Vídeo Parte 2: Vídeo sobre uma venda

Prova 3
Expressão e Interação escrita

CILP PRÉ-INTERMEDIÁRIO ESCOLAR B1

Prova 1
Compreensão Leitora e Aspectos Linguísticos
Gabarito Prova 1

Prova 2
Compreensão Auditiva
Gabarito Prova 2
Áudio parte 1: Anúncio Publicitário
Áudio parte 2: Conversa entre duas amigas
Áudio parte 3: Tô de folga, do Jornal Hoje
Áudio parte 4: Reportagem Rede Sul de Rádio

Prova 3
Expressão e Interação escrita

CILP B2

O exame para obtenção do CILP B2 busca verificar a competência linguística necessária para a comunicação em situações que requeiram uso intermediário da língua portuguesa bem como conhecimento da cultura brasileira.

Expressão e Interação Oral
Produzir um discurso oral claro e pormenorizado de assuntos complexos.
Descrever detalhadamente situações e experiências vividas.
Desenvolver uma argumentação, construindo argumentos, elencando exemplos, fatos e evidências;
Participar ativamente de uma conversação, tomando a palavra, concordando, discordando, comentando, aconselhando a fim de estimular o diálogo.

Compreensão Auditiva
Compreender um discurso oral em qualquer tipo de mídia, independentemente da velocidade e da entonação;
Compreender o sentido de expressões idiomáticas de uso menos frequente no discurso oral;
Compreender instruções complexas, como instruções de uso de produtos;
Acompanhar e compreender diálogos entre terceiros numa discussão ou debate sobre diferentes assuntos;
Compreender o sentido de diferentes entonações (sarcasmo, ironia).

Expressão e Interação Escrita
Escrever textos complexos com clareza e fluência, num estilo adequado e eficaz, utilizando vocabulário mais específico e estruturas linguísticas mais complexas;
Produzir um artigo de opinião;
Escrever narrativas mais elaboradas, com fluência e acurácia, tendo como base contos e crônicas literárias.

Compreensão Leitora
Compreender, com detalhes (nexos e figuras de linguagem), a temática de textos extensos e complexos que se encontram na vida social, profissional ou acadêmica;
Compreender e interpretar textos literários;
Entender instruções mais complexas acerca do funcionamento de uma máquina, ou ainda, sobre determinados procedimentos.

Vocabulário
O léxico é inerente aos textos lidos e às situações comunicativas oportunizadas em diferentes áreas do conhecimento:

Literatura; Arte; Meio Ambiente; Saúde; Redes Sociais; Mídia; Globalização; Ética; Valores Sociais; Identidade; Nacionalidade; Cultura; Cinema; Música; Educação; Operações Bancárias; Indústria; Comércio; Agricultura; Setores Públicos.

Gêneros Textuais
Conto, romance, crônica, poesia;
Material publicitário;
Artigos de opinião;
Editoriais;
Textos informativos;
Notícias;
Resumo;
Manual;
Reportagem;
Entrevista;
Charges, tiras e histórias em quadrinho.

Aspectos Linguísticos
Conjunções subordinativas;
Estrutura frasal: processos de coordenação e subordinação e sua implicação na pontuação;
Verbos irregulares em todos os modos e tempos;
Infinitivo impessoal e pessoal;
Uso de onde, que, mal, mau, a cerca, acerca, ao encontro, de encontro, há, à , a, a fim, afim,
Estudo dos porquês;
Gírias;
Colocação pronominal: próclise e ênclise;
Crase;
Paralelismo sintático;
Homônimos (acender/ascender - estrato/extrato...);
Parônimos (flagrante/fragrante - eminente/iminente...);
Polissemia;
Expressões idiomáticas;
Pronomes demonstrativos: anáfora e catáfora;
Pronomes relativos: cujo, que, o qual, onde, de quem.

CILP C1

O exame para obtenção do CILP C1 busca verificar a habilidade comunicativa com ênfase no desempenho, em termos de apropriação, sensibilidade e capacidade de lidar com tópicos não familiares em um nível avançado.

EXPRESSÃO E INTERAÇÃO ORAL
Produzir um discurso oral claro e pormenorizado de assuntos complexos.
Descrever detalhadamente situações e experiências vividas.
Desenvolver uma argumentação, construindo argumentos, elencando exemplos, fatos e evidências;
Interagir de forma natural com falantes nativos, reconhecendo e adotando os mecanismos de roubo e devolução dos turnos de fala.

COMPREENSÃO AUDITIVA
Compreender exposições longas e palestras, mesmo que o tema não seja familiar;
Compreender qualquer discurso oral em qualquer tipo de mídia, como noticiários ou outros informativos na televisão, filmes e propagandas.
Compreender o sentido de expressões idiomáticas de uso não frequente no discurso oral, como ditados e provérbios;
Compreender instruções complexas, como instruções de uso de produtos;
Acompanhar e compreender diálogos entre terceiros numa discussão ou debate sobre diferentes assuntos;
Compreender o sentido de diferentes entonações (sarcasmo, ironia).

COMPREENSÃO LEITORA
Compreender, com detalhes (nexos e figuras de linguagem), a temática de textos extensos e complexos que se encontram na vida social, profissional ou acadêmica;
Compreender e interpretar quaisquer textos literários em prosa ou poesia;
Compreender charges, quadrinhos e piadas, identificando os elementos culturais implícitos e explícitos;
Entender instruções mais complexas acerca do funcionamento de uma máquina, ou ainda, sobre determinados procedimentos.

PRODUÇÃO ESCRITA
Escrever textos complexos com clareza e fluência, num estilo adequado e eficaz, utilizando vocabulário mais específico e estruturas linguísticas mais complexas;
Redigir textos expositivos, argumentativos e descritivos usando adequadamente os recursos linguísticos;
Produzir textos a partir da interpretação de dados escritos ou orais;
Escrever narrativas mais elaboradas, com fluência e acurácia, tendo como base contos e crônicas literárias.

VOCABULÁRIO
O léxico é inerente aos textos lidos e às situações comunicativas oportunizadas em diferentes áreas do conhecimento:
Classes sociais;
Saúde: intervenções médicas, sistema de saúde no Brasil, medicina caseira;
Mundo do trabalho: legislação trabalhista, cultura no ambiente de trabalho, expressões idiomáticas, currículo.
Música: movimentos musicais brasileiros.
Cultura: mitos, lendas, folclore brasileiro;
Internet: benefícios e malefícios;
Arte: arquitetura, escultura, pintura, literatura;
Meio ambiente: preservação da natureza, fontes alternativas de energia, aquecimento global, desastres naturais;
Religião e filosofia;
Ética;
Valores sociais;
Educação: sistema educacional no Brasil;
Indústria;
Órgãos públicos;
Sistema político no Brasil;
Ditados populares;
Ciência e tecnologia;
Serviços financeiros: cheques, depósitos, empréstimos, extratos, transferência, etc.
Imóveis: venda e locação;
Serviços de proteção e segurança;
Estética.

GÊNEROS TEXTUAIS
Conto, romance, crônica, poesia;
Material publicitário;
Editoriais;
Textos informativos;
Notícias;
Resumo;
Manual;
Reportagem;
E-mail em contextos empresariais;
Artigo científico;
Textos acadêmicos;
Charge;
Piadas;
Quadrinhos;
Resenha crítica.

ASPECTOS LINGUÍSTICOS
Aspecto verbal: revisão dos modos indicativo, subjuntivo e imperativo;
Tempos casados no presente, passado e futuro: expressar condição, hipótese, arrependimento;
Uso do infinitivo conjugado;
Processo de formação de palavras: prefixação e sufixação;
Regência verbal e nominal;
Discurso indireto livre;
Voz passiva.

POSTOS DE INSCRIÇÃO E LOCAL DAS PROVAS

Confira onde você pode fazer a sua inscrição para o CILP

Período de inscrição: de 1° de setembro a 1° de outubro de 2023

CELC - IDIOMAS
Endereço: San Martín, 751, Piso 3°, Quilmes, Buenos Aires / Argentina
Telefone: +54 9 11 6975 3683
Contactos: celcidiomas@gmail.com / info@celcidiomas.com
Página web: celcidiomas.com

GRILLI CANNING COLLEGE
Endereço: Coronel Dupuy 4600, B 1842, Canning
Buenos Aires / Argentina

ESCUELA ESCOCESA SAN ANDRÉS
Endereço: Roque Saenz Peña 601, Olivos
Buenos Aires / Argentina

COLEGIO NUEVO MILENIO
Endereço: Crucero General Belgrano, s/n, Barrio Los Talitas, Unquillo - Córdoba / Argentina
Telefone: +54 035 4348 9022
E-mail: contacto@nuevomileniounquillo.com

Período de inscrição: de 1° de setembro a 29 de setembro de 2023

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL
Programa de Português para Estrangeiros
Endereço: Rua Francisco Getúlio Vargas, 1130 (95070-560) - Caxias do Sul - RS
Telefone: +55 (54) 3218-2435
E-mail: ucslinguas@ucs.br | Home-page: https://www.ucs.br

COLÉGIO HUMBOLDT
Endereço: Av. Eng. Alberto Kuhlmann, 525 / Interlagos
São Paulo - SP / CEP: 04784-010
Telefone: +55 (11) 5686-4055
E-mails: larissa.coscioni@humboldt.com.br / jorge.assis@humboldt.com.br / tania.lindemann@humboldt.com.br

CENTRO DE IDIOMAS HERNÁN C. TEJERINA_LH
Endereço: R. Juscelino Barbosa, 1597A, Centro
Alfenas - MG / CEP: 37130-039
Telefone: +55 (35) 98812-7931
E-mail: cilp@lhidiomas.com.br

Período de inscrição: de 1° de setembro a 29 de setembro de 2023

CIAL - CENTRO DE LÍNGUAS
Endereço: Rua Actor Taborda, 55 - 1º Esq.
1000-007 Lisboa, Portugal
Telefone: +351 217 940 448
E-mail: alexandra@cial.pt | Home-page: http://www.cial.pt

Período de inscrição: de 1º de setembro a 10 de novembro de 2023

COLEGIO NACIONAL JOSÉ PEDRO VARELA
Colonia, 1637, esquina Minas
Montevideo / Uruguai
Telefone: +598 2409 7020
E-mail: mfalcao@varela.edu.uy
Home-page: http://www.varela.edu.uy/

SAINT CATHERINE'S SCHOOL
Rua Ituzaingó, 696, Rivera / Uruguai
Telefone: +598 4623 1059
E-mail: sancarivera@gmail.com

Argentina - Buenos Aires

CELC - IDIOMAS
Endereço: San Martín, 751, Piso 3°, Quilmes, Buenos Aires / Argentina
Telefone: +54 9 11 6975 3683
Contactos: celcidiomas@gmail.com / info@celcidiomas.com
Home-page: celcidiomas.com

COLEGIO NUEVO MILENIO
Endereço: Crucero General Belgrano, s/n, Barrio Los Talitas, Unquillo - Córdoba / Argentina
Telefone: +54 035 4348 9022
E-mail: contacto@nuevomileniounquillo.com

Uruguai

COLEGIO NACIONAL JOSÉ PEDRO VARELA
Endereço: Colonia, 1637, esquina Minas
Montevideo / Uruguai
Telefone: +598 2409 7020
E-mail: mfalcao@varela.edu.uy
Home-page: http://www.varela.edu.uy/

SAINT CATHERINE'S SCHOOL
Endereço: Rua Ituzaingó, 696, Rivera / Uruguai
Telefone: +598 4623 1059
E-mail: sancarivera@gmail.com

Brasil

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL
Programa de Português para Estrangeiros
Endereço: Rua Francisco Getúlio Vargas, 1130 (95070-560) - Caxias do Sul - RS
Telefone: +55 (54) 3218-2435
E-mail: ucslinguas@ucs.br | Home-page: https://www.ucs.br

COLÉGIO HUMBOLDT
Endereço: Av. Eng. Alberto Kuhlmann, 525 / Interlagos
São Paulo - SP / CEP: 04784-010
Telefone: +55 (11) 5686-4055
E-mails: larissa.coscioni@humboldt.com.br / jorge.assis@humboldt.com.br / tania.lindemann@humboldt.com.br

CENTRO DE IDIOMAS HERNÁN C. TEJERINA_LH
Endereço: R. Juscelino Barbosa, 1597A, Centro
Alfenas - MG / CEP: 37130-039
Telefone: +55 (35) 98812-7931
E-mail: cilp@lhidiomas.com.br