I Congresso Internacional Florense de Direito e Ambiente
                                                                                    - 28, 29 e 30 de agosto de 2011 - Caxias do Sul

PÁGINA INICIAL
O CONGRESSO
COMISSÃO CIENTÍFICA
EIXOS TEMÁTICOS
TRABALHOS APROVADOS
PALESTRANTES
PROGRAMAÇÃO
INSCRIÇÃO
PATROCINADORES
LOCAL
PARCERIAS
EVENTO PARALELO

O Congresso

O I Congresso Internacional de Direito e Ambiente – Preservação e Gestão das Florestas analisa alguns dos principais tópicos do Direito Ambiental, Sustentabilidade, Desenvolvimento e Recursos Naturais Renováveis, e o papel do Estado neste processo.

O Ambiente tem se mostrado o campo mais fértil para reflexões interdisciplinares, e merece a atenção especial da Academia, de modo a promover o debate, entre pesquisadores e sociedade em geral, sobre o futuro do planeta.

O desmatamento das Florestas, em todo o mundo, representa graves riscos ao ambiente, uma vez que afeta a sobrevivência da biodiversidade como um todo (fauna, flora, micro-organismos), causando graves alterações climáticas, práticas de atividades econômicas ilegais, assentamentos clandestinos e, em consequência, ameaçando a existência da vida humana.

Justificativa e Importância do Congresso

Recentemente, a ONU declarou, oficialmente, que 2011 é o Ano Internacional das Florestas, com o objetivo de sensibilizar a sociedade mundial para a importância da preservação das florestas para a garantia da vida no planeta.

De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente – PNUMA, as florestas representam 31% da cobertura terrestre do planeta, servindo de abrigo para 300 milhões de pessoas de todo o mundo e, ainda, garantindo, de forma direta, a sobrevivência de 1,6 bilhões de seres humanos e 80% da biodiversidade terrestre. Em pé, as florestas são capazes de movimentar cerca de $ 327 bilhões todos os anos, mas infelizmente as atividades que se baseiam na derrubada das matas ainda são bastante comuns em todo o mundo.

Com a declaração, a ONU também pretende, durante o ano de 2011, promover ações que incentivem a conservação e a gestão sustentável de todos os tipos de florestas do planeta, conscientizando que a exploração das matas sem um manejo sustentável pode causar uma série de prejuízos para o planeta.

O desmatamento e o uso inadequado das florestas afetam diretamente a biodiversidade (fauna, flora, micro-organismos), o clima, a atividade econômica (aumentam-se as prática ilegais), o assentamento clandestino, a vida humana.

A ONU divulgará em seu site as iniciativas de conservação e gestão sustentável das florestas

O Apoio Institucional da Fábrica de Móveis Florense

O patrocínio da empresa Florense, fabricante de móveis, justifica-se, pois a empresa tem o compromisso com o verde, e investe em produtos de alto nível com grande respeito à natureza. O evento, assim, chamou a atenção da fabricante, eis que um dos desafios vencidos por ela foi a efetiva preservação do meio ambiente e da qualidade de vida. Pioneira na conquista do certificado de gestão ambiental ISO14001, a empresa adotou procedimentos que vão desde o controle da origem, forma de extração e produções de matérias-primas até a destinação final dos resíduos (100% reaproveitados em outros seguimentos industriais), passando por todos os processos produtivos.

Equipamentos com o menor consumo de energia, cabines e robôs de pintura com captação e depuração de solventes e uma estação própria de tratamento de efluentes, que permite tratar toda a água utilizada na fábrica e devolvê-la ao meio ambiente em sua forma pura, estão entre os inúmeros cuidados que fazem da Florense uma green company.

A Florense, em sua “missão verde”, assim como a Universidade de Caxias do Sul, possui o compromisso com o verde e com a sustentabilidade, por isso a parceria para a realização do I Congresso Internacional Florense de Direito e Ambiente – Preservação e Gestão das Florestas.