Menu fechado

ONC03257267

Situação

Concluído

Especialidade médica

Oncologia

Tipo de estudo

Intervencional

Fase da pesquisa

Fase III

Condição ou doença

Câncer cervical

Título do estudo

Um estudo clínico de fase 3, randomizado, aberto do REGN2810 em comparação à quimioterapia de escolha do investigador em carcinoma cervical recorrente ou metastático.

Investigador principal

André Borba Reiriz

Objetivo

O objetivo principal é comparar a sobrevida global (SG) das pacientes com câncer cervical recorrente ou metastático que têm histologia de carcinoma de células escamosas (squamous cell carcinoma, SCC) e qualquer histologia elegível tratada com REGN2810 (cemiplimabe) ou quimioterapia de escolha do investigador (Investigator’s Choice, IC).

Critérios de inclusão

  1. Câncer cervical recorrente, persistente e/ou metastático com histologia de células escamosas, para o qual não existe uma opção de intenção curativa (cirurgia ou radioterapia com ou sem quimioterapia).
    • Pacientes com histologias aceitáveis (carcinoma escamoso, adenocarcinoma e AC) serão incluídas a partir do protocolo original até a Emenda 4. Para o fins deste estudo, o AC será estratificado como adenocarcinoma.
    • Ao iniciar a Emenda 5 ao protocolo, somente pacientes com histologia de células escamosas são elegíveis para inclusão.
  2. Progressão ou recorrência do tumor em após tratamento com terapia à base de platina (deve ter sido usada para tratar o câncer cervical metastático, persistente ou recorrente).
  3. A paciente deve apresentar doença mensurável conforme definido pelo RECIST 1.1. A doença mensurável é definida como pelo menos uma lesão que possa ser medida com precisão em pelo menos uma dimensão (a maior dimensão a ser registrada). Cada lesão deve ser ≥ 10 mm quando medida por tomografia computadorizada (TC), ressonância magnética (RM) ou medição por paquímetro pelo exame clínico; ou devem ter ≥ 20 mm quando medida por radiografia torácica. Os linfonodos devem ser > 15 mm no eixo curto quando medidos por TC ou RM. Os tumores dentro de um campo anteriormente irradiado serão designados como lesões não mensuráveis a menos que a progressão seja documentada ou uma biópsia seja obtida para confirmar a persistência por pelo menos 90 dias após a conclusão da radioterapia.
  4. Situação de desempenho pela escala do Grupo de Oncologia Cooperativa do Leste (ECOG) ≤ 1.
  5. ≥ 18 anos de idade.
  6. Função hepática:
    • Bilirrubina total ≤ 1,5x limite superior da normalidade (LSN; se metástases hepáticas ≤ 3x LSN). As pacientes com doença de Gilbert e bilirrubina total até 3x LSN podem ser elegíveis após a comunicação e aprovação do monitor médico;
    • Transaminases ≤ 3x LSN (ou ≤ 5,0x LSN em caso de metástases hepáticas);
    • Fosfatase alcalina ≤ 2,5x LSN (ou ≤ 5,0x LSN em caso de metástases hepáticas ou ósseas).
  7. Função renal: creatinina sérica ≤ 1,5x LSN ou eliminação de creatinina estimada > 45 mL/min.
  8. Função da medula óssea:
    • Hemoglobina ≥ 9,0 g/dL;
    • Contagem absoluta de neutrófilos (CAN) ≥ 1,5x 109/L;
    • Contagem de plaquetas ≥ 75 x 109/L.
  9. Expectativa de vida prevista > 12 semanas.
  10. Disposição e capacidade de cumprir com as visitas clínicas e procedimentos relacionados ao estudo.
  11. Fornecer o termo de consentimento livre e esclarecido assinado.
  12. Capaz de compreender e preencher os questionários relacionados ao estudo.
  13. As pacientes devem atender a pelo menos um dos seguintes critérios em relação à terapia prévia com bevacizumabe:
    • Recebimento de terapia prévia contendo bevacizumabe, descontinuada devido a progressão da doença;
    • Recebimento de terapia prévia contendo bevacizumabe, descontinuada devido a toxicidade;
    • Ter sido considerada inadequada para a terapia prévia com bevacizumabe por um dos seguintes motivos: (i) risco inaceitável da formação de fístula, (ii) hipertensão mal controlada, (iii) doença de “baixo risco” de acordo com os critérios de Moore (Tewari 2015);
    • Recusa da terapia prévia com bevacizumabe;
    • Não teve acesso à terapia com bevacizumabe por motivos logísticos (p. ex., morava em uma região na qual o bevacizumabe não estava comercialmente disponível para pacientes com câncer cervical ou não tinha cobertura do seguro para o bevacizumabe).
  14. As pacientes devem atender a pelo menos um dos seguintes critérios em relação à terapia prévia com paclitaxel:
    • Recebimento de terapia prévia contendo paclitaxel, descontinuada devido a progressão da doença;
    • Recebimento de terapia prévia contendo paclitaxel, descontinuada devido a toxicidade;
    • Ter sido considerada inadequada para a terapia prévia com paclitaxel por um dos seguintes motivos: (i) neuropatia, (ii) alergia ao paclitaxel ou seus componentes;
    • Recusa da terapia prévia com paclitaxel.

Critérios de exclusão

  1. Evidência atual ou recente (até 5 anos) de doença autoimune significativa exigindo tratamento com imunossupressores sistêmicos, o que pode sugerir maior risco de irAEs graves. Os seguintes critérios não são excludentes: vitiligo, asma infantil que foi resolvida, diabetes tipo 1, hipotireoidismo residual exigindo apenas reposição hormonal ou psoríase que não exige tratamento sistêmico.
  2. Tratamento prévio com um agente que bloqueia a via de PD-1/PD-L1.
  3. Tratamento prévio com outros agentes imunomoduladores sistêmicos (a) no período de menos de 4 semanas (28 dias) da data de inclusão, (b) associado a irAEs de qualquer grau dentro de 90 dias antes da inclusão ou (c) associado com toxicidade que resultou na descontinuação do agente imunomodulador. Exemplos de imunomoduladores incluem vacinas terapêuticas, tratamentos com citocinas (outras que não sejam o fator estimulante das colônias de granulócitos ou eritropoietina) ou agentes que tenham como alvo o antígeno 4 de linfócitos T citotóxicos (CTLA-4), 4-1BB (CD137), PI 3-K-delta, LAG3 ou OX-40.
  4. Histórico conhecido de metástases cerebrais que podem ser consideradas ativas (a imagiologia do cérebro na triagem não é necessária a menos que haja suspeita clínica de metástases cerebrais). As pacientes com metástases cerebrais tratadas previamente podem participar, desde que as lesões estejam estáveis (sem evidências de progressão por pelo menos 6 semanas na imagiologia obtida durante o período de triagem), não haja evidências de metástases cerebrais novas ou aumentadas e a paciente não necessite de nenhuma dose imunossupressora de corticosteroides sistêmicos para o tratamento de metástases cerebrais dentro de 4 semanas da primeira dose do medicamento do estudo (cemiplimabe ou quimioterapia IC).
  5. Doses de corticosteroides imunossupressoras (> 10 mg de prednisona diariamente ou equivalente) nas 4 semanas anteriores à primeira dose do medicamento do estudo (cemiplimabe ou quimioterapia IC).
  6. Infecção bacteriana, viral, fúngica ou micobacteriana ativa que necessite de terapia, incluindo infecção conhecida pelo vírus da imunodeficiência humana (Human Immunodeficiency Virus, HIV) ou infecção ativa pelo vírus da hepatite B (Hepatitis B Virus, HBV) ou vírus da hepatite C (HCV).
  7. Histórico de pneumonite nos últimos 5 anos.
  8. Qualquer tratamento anticancerígeno (quimioterapia, terapia sistêmica direcionada, terapia fotodinâmica), em investigação ou padrão de tratamento, dentro de 30 dias da administração inicial do medicamento do estudo (cemiplimabe ou quimioterapia IC) ou planejado para ocorrer durante o período do estudo (pacientes recebendo bisfosfonatos ou denosumabe não serão excluídas).
  9. Histórico de reações alérgicas ou reação de hipersensibilidade aguda documentadas atribuídas aos tratamentos com anticorpos.
  10. Critério excluído na emenda 3.
  11. Malignidade concomitante além do câncer cervical e/ou histórico de malignidade além do câncer cervical nos 3 anos anteriores à data da primeira dose planejada medicamento do estudo (cemiplimabe ou quimioterapia IC), com exceção dos tumores com risco insignificante de metástase ou morte, como o carcinoma cutâneo de células escamosas adequadamente tratado ou carcinoma basocelular da pele ou carcinoma ductal in situ da mama. Pacientes com malignidades hematológicas (p. ex., leucemia linfocítica crônica) estão excluídas.
  12. Quaisquer problemas psiquiátricos agudos ou crônicos que, na opinião do investigador, tornem a paciente inelegível para participação.
  13. Pacientes com histórico do transplante de órgãos sólidos (pacientes com transplantes prévios da córnea podem ser autorizadas para inclusão após discussão e aprovação do monitor médico).
  14. Qualquer comorbidade médica, achado de exame físico ou disfunção metabólica, ou anormalidade laboratorial clínica que, na opinião do investigador, tornem a paciente inadequada para participação em um estudo clínico devido aos altos riscos de segurança e/ou potencial para afetar a interpretação dos resultados do estudo.
  15. Mulheres grávidas ou amamentando.
  16. Mulheres com potencial de engravidar* que não estejam dispostas à prática da contracepção altamente eficaz antes do tratamento inicial com o medicamento em estudo, durante o estudo e por pelo menos 6 meses após a última dose. Medidas contraceptivas altamente eficazes incluem o uso estável de contracepção hormonal (oral, intravaginal, transdérmica) combinada (contendo estrogênio e progesterona) ou contracepção hormonal contendo apenas progesterona (oral, injetável, implantável) associadas à inibição da ovulação iniciada 2 ou mais ciclos menstruais antes da triagem; dispositivo intrauterino; sistema de liberação de hormônio intrauterino; ligação de trompas bilateral; parceiro vasectomizado e/ou abstinência sexual.
  17. Pacientes internadas em uma instituição em virtude de uma ordem emitida pelas autoridades judiciais ou administrativas serão excluídas deste estudo.
  18. Tratamento prévio com idelalisibe.
  19. Tratamento prévio com vacinas vivas dentro de 30 dias da administração inicial do medicamento do estudo (cemiplimabe ou quimioterapia IC). As pacientes não devem ser tratadas com vacinas vivas durante o estudo e por até 5 meias-vidas após a última dose do medicamento em estudo.
  20. Pacientes com tratamento prévio em qualquer estudo clínico dentro de 30 dias da administração inicial do medicamento em estudo. Os estudos clínicos não intervencionais e observacionais são aceitáveis.
  21. Membro da equipe do estudo do centro clínico e/ou família imediata.

Duração do estudo

2017-2023

Identificador no ClinicalTrials.gov

NCT03257267

Patrocinador

Indústria farmacêutica