Menu fechado

EMPEROR-Preserved

Situação

Concluído

Especialidade médica

Cardiologia

Tipo de estudo

Intervencional

Fase da pesquisa

Fase III

Condição ou doença

Insuficiência cardíaca

Título do estudo

Estudo clínico de fase III, randomizado, duplo-cego para avaliar a eficácia e a segurança de 10 mg empagliflozina uma vez ao dia em comparação ao placebo em participantes com insuficiência cardíaca crônica com fração de ejeção preservada (ICFEp).

Investigador principal

Helius Carlos Finimundi

Objetivo

O objetivo deste estudo clínico orientado por evento é demonstrar a superioridade da empagliflozina 10 mg versus placebo em participantes com insuficiência cardíaca (IC) sintomática, crônica e fração de ejeção (FEVE >40%) preservada em tratamento estável dos sintomas de IC.

Critérios de inclusão

  1. Idade ≥18 anos na triagem.
  2. Participantes dos sexos masculino e feminino. Mulheres que podem engravidar devem estar prontas e aptas a usar métodos altamente eficazes de controle de natalidade conforme a ICH M3 (R2) [R09-1400] que resultem em uma baixa taxa de insucesso de menos de 1% ao ano quando usados de modo consistente e correto. Uma lista de métodos de contracepção que cumprem esses critérios é apresentada nas informações ao participante.
  3. Participantes com insuficiência cardíaca (IC) crônica diagnosticados pelo menos três meses antes da Visita 1 e atualmente na classe II-IV da classificação da associação cardíaca de Nova York (New York heart association, NYHA) para IC.
  4. Insuficiência cardíaca (IC) crônica com FE preservada, definida como FEVE >40% conforme a leitura local (obtida por eletrocardiograma, ventriculografia por radionuclídeo, angiografia invasiva, RM ou TC) e sem medição anterior de FEVE ≤40% sob condições estáveis (conforme parecer do investigador). A FE deve ter sido obtida e documentada na Visita 1 ou dentro de seis meses antes da Visita 1 e mais de 90 dias após qualquer infarto do miocárdio (conforme definido no critério de exclusão nº 1).
  5. NT-proBNP elevado >300 pg/ml para participantes sem fibrilação atrial (FA), OU >900 pg/ml para participantes com FA, analisados no laboratório central na Visita 1.
  6. Os participantes devem ter pelo menos uma das seguintes evidências de Insuficiência cardíaca (IC):
    • Doença cardíaca estrutural (aumento atrial esquerdo e/ou hipertrofia ventricular esquerda) documentada por ecocardiograma na Visita 1 ou dentro de seis meses antes da Visita 1 OU
    • HIC documentada dentro de 12 meses antes da Visita 1.
  7. Diuréticos orais, se prescritos ao participante de acordo com as diretrizes locais e o critério do investigador, devem estar estáveis por pelo menos uma semana antes da Visita 2 (randomização).
  8. Índice de massa corporal (IMC) <45 kg/m2 na Visita 1
  9. TCLE por escrito assinado e datado de acordo com as BPC e a legislação local antes da admissão no estudo clínico.

Critérios de exclusão

  1. Infarto do miocárdio (aumento nas enzimas cardíacas em combinação a sintomas de isquemia ou alterações no ECG isquêmicas desenvolvidas recentemente), cirurgia de implante de revascularização de artéria coronária ou outra cirurgia cardiovascular importante, acidente vascular cerebral (AVC) ou crise isquêmica transitória (transient ischaemic attack, TIA) nos últimos 90 dias antes da Visita 1.
  2. Receptor de transplante cardíaco ou na lista para transplante cardíaco.
  3. Implantação de desfibrilador cardioversor (DCI) dentro de três meses antes da Visita 1.
  4. Terapia de ressincronização cardíaca (cardiac resynchronisation therapy, CRT) implantada.
  5. Cardiomiopatia com base em doenças infiltrativas (como amiloidose), doenças de acumulação (como hemocromatose, doença de Fabry), distrofias musculares, cardiomiopatia com causas reversíveis (como cardiomiopatia por estresse), cardiomiopatia obstrutiva hipertrófica ou constrição pericárdica conhecida.
  6. Qualquer doença cardíaca valvular grave (obstrutiva ou regurgitante) que provavelmente vá levar a cirurgia durante o estudo clínico conforme o parecer do investigador.
  7. IC descompensada aguda (exacerbação de IC crônica) que exija diuréticos intravenosos (i.v.), inotrópicos i.v. ou vasodilatadores i.v., ou dispositivo de assistência ventricular esquerda dentro de uma semana da alta hospitalar até a Visita 1 e durante o período de triagem até a Visita 2 (randomização).
  8. Fibrilação atrial ou flutter atrial com uma frequência cardíaca em repouso >110 bpm documentada por ECG na Visita 2 (randomização).
  9. Pressão arterial sistólica (PAS) ≥180 mmHg na Visita 2. Se PAS >150 mmHg e <180 mmHg na Visita 2, o participante deverá estar recebendo pelo menos três fármacos anti-hipertensivos.
  10. Hipotensão sintomática e/ou PAS <100 mmHg na Visita 1 ou na Visita 2.
  11. Doença pulmonar crônica exigindo oxigênio em domicílio, terapia com esteroides orais ou hospitalização para exacerbação dentro de 12 meses ou doença pulmonar crônica significativa conforme parecer do investigador ou hipertensão arterial pulmonar primária.
  12. Indicação de doença hepática, definida por níveis séricos de ALT (TGP), AST (TGO) ou fosfatase alcalina acima de 3 x limite superior normal (LSN) conforme determinado na Visita 1.
  13. Função renal comprometida, definida como TFGe <20 ml/min/1,73 m2 (DRC-EPI)cr ou exigindo diálise, conforme determinado na Visita 1.
  14. Hemoglobina <9 g/dl na Visita 1.
  15. Histórico de cetoacidose.
  16. Cirurgia importante (de acordo com avaliação do investigador) realizada dentro de 90 dias antes da Visita 1 ou cirurgia eletiva importante agendada (por exemplo, artroplastia do quadril) dentro de 90 dias após a Visita 1.
  17. Cirurgia gastrointestinal (GI) ou distúrbio GI que possa interferir na absorção da medicação do estudo clínico conforme parecer do investigador.
  18. Qualquer malignidade documentada ativa ou suspeita ou histórico de malignidade dentro de dois anos antes da triagem, exceto carcinoma cutâneo de célula basal tratado adequadamente, carcinoma in situ do colo uterino ou câncer de próstata de baixo risco (participantes com PSA <10 ng/ml pré-tratamento e pontuação de Gleason da biópsia de ≤6 e estágio clínico T1c ou T2a).
  19. Presença de qualquer outra doença que não insuficiência cardíaca com expectativa de vida <1 ano conforme parecer do investigador.
  20. Participantes que devam ou queiram continuar tomando as medicações restritas ou qualquer fármaco que se considere que provavelmente interferirá na realização segura do estudo clínico.
  21. Tratamento com qualquer inibidor do SGLT-2 ou inibidor combinado do SGLT-1 e 2 dentro de uma semana antes da visita 1 ou durante o período de triagem até a Visita 2 (randomização).
  22. Estiver incluído no momento em outro estudo clínico de dispositivo ou fármaco em investigação, fizer menos de 30 dias desde que saiu de outro estudo clínico de dispositivo ou fármaco em investigação ou estiver recebendo outros tratamentos em investigação. Participantes que estejam participando de um estudo clínico meramente observacional não serão excluídos.
  23. Alergia ou hipersensibilidade conhecida a empagliflozina ou outros inibidores do SGLT-2.
  24. Abuso crônico de álcool ou drogas ou qualquer quadro clínico que, conforme parecer do investigador, torne o indivíduo um participante de estudo clínico não confiável ou que provavelmente não concluirá o estudo clínico.
  25. Mulheres grávidas, amamentando ou que planejam engravidar durante o estudo clínico.
  26. Qualquer outro quadro clínico que prejudicaria a segurança dos participantes durante a participação neste estudo clínico ou que possa impedir o participante de cumprir o protocolo de estudo clínico.

Como participar

O recrutamento de novos participantes para este estudo foi finalizado.

Duração do estudo

2017-2020

Identificador no ClinicalTrials.gov

NCT03057951

Patrocinador

Indústria farmacêutica