Dia 10 de julho - Quarta-feira

  • 19h30min - Seminário de Estágios do Curso de Licenciatura em Música da UCS - Acadêmicos dos Estágios I e III em Música
    Coordenação e Orientação: Vitor Hugo Rodrigues Manzke - UCS
    Convidada: Maristela Mosca
    Local: Sala Marelli, Campus 8

Dia 11 de julho - Quinta-feira

Dia 13 de julho - Sábado

  • 9h - Continuação da Oficina: Gesto, Postura e Ação: Compondo com Movimentos
  • 10h30min - Intervalo
  • 11h - Continuação da Oficina: Som, Palavra e Movimento: Caminhos e Possibilidades em um Universo Pedagógico-Musical
  • 12h30min - Almoço
  • 14h - Relato de Experiência: Núcleo de Educação da Infância - Colégio de Aplicação da UFRN NEI-CAp/UFRN e Maristela Mosca
  • 14h30min - Continuação da Oficina: Gesto, Postura e Ação: Compondo com Movimentos
  • 16h - Intervalo
  • 16h30min - Continuação da Oficina: Som, Palavra e Movimento: Caminhos e Possibilidades em um Universo Pedagógico-Musical

Dia 14 de julho - Domingo

  • 9h - Finalização da Oficina: Som, Palavra e Movimento: Caminhos e Possibilidades em um Universo Pedagógico-Musical
  • 10h - Finalização da Oficina Gesto, Postura e Ação: Compondo com Movimentos
  • 11h - Intervalo
  • 11h30min - Bate-Papo: Pedagogias das Artes: O que é Elementar na Educação Musical - Maristela Mosca, Dafne Michellepis e Cassiano Lima
    Mediação: Cristiane Ferronato - UCS e Patrícia Pereira Porto - UCS
  • 13h - Encerramento / Almoço

Dia 12 de julho - Sexta-feira

OFICINAS | 12º Encontro de Educação Musical da UCS:

  • 9h - Oficina: Som, Palavra e Movimento: Caminhos e Possibilidades em um Universo Pedagógico-Musical - Cassiano Lima
    Há de se considerar que a realidade da aprendizagem musical da criança é bastante abrangente, com características distintas e necessidades complexas. Assim, -Som, Palavra e Movimento- tem por objetivo revisitar um momento particular dentro desse processo amplo da infância. Abordagens pedagógico-musicais encorajam professores e alunos a desenvolverem, compartilharem, vivenciarem e investigarem suas próprias maneiras de procederem a partir de um certo número de conceitos em comum. Dessa forma, esta oficina não se apresenta como uma -receita de bolo-, mas como um dispositivo para utilização de propostas ativas a partir da música corporal, interatividade, criação coletiva, autoexpressão, movimento, literatura, prática instrumental, dentre outras áreas, considerando o total protagonismo da criança e sua espontaneidade brincante e musical.
  • 10h30min - Intervalo
  • 11h - Oficina: Gesto, Postura e Ação: Compondo com Movimentos - Dafne Michellepis As linguagens das Artes têm muitos pontos de interconexão. No entanto, é sabido que, no ensino brasileiro, muitas vezes os elementos da dança são subaproveitados nas dinâmicas da sala de aula. "Gesto, Postura e Ação" aspira fornecer o contato com o corpo por abordagens artísticas e pedagógicas, incentivando professores e alunos a explorarem, a partir de seu repertório pessoal, formas de interpretar e criar células coreográficas. Por propostas ativas, esta oficina se propõe a trabalhar no desenvolvimento da consciência corporal, na percepção do tempo e do espaço pelo movimento, e a facilitar a criação de danças em grupos, considerando a natureza lúdica e poética daqueles que estão envolvidos.
  • 12h30min - Almoço
  • 14h - Continuação da Oficina: Gesto, Postura e Ação: Compondo com Movimentos
  • 15h30min - Intervalo
  • 16h - Continuação da Oficina: Som, Palavra e Movimento: Caminhos e Possibilidades em um Universo Pedagógico-Musical
  • 17h30min - Intervalo
  • 19h - Abertura do 1º Seminário de Egressos do Curso de Música da UCS
  • 19h30min - Relatos de Experiências e Vivências em Educação Musical: Trajetória no Mercado de Trabalho com Educação Musical, Contextos, Conquistas e Desafios - Egressos do Curso de Licenciatura em Música da UCS
    Anfitriões: Colegiado do Curso de Licenciatura em Música da UCS
    Mediação: Maristela Mosca