Ingresso

Última modificação em 16/04/2021.

O processo seletivo discente é realizado semestralmente conforme edital específico publicado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. A publicação do edital ocorre em abril e setembro, e o processo seletivo em junho e novembro. Ocasionalmente ocorrem a realização de processos seletivos extraordinários conforme a disponibilidade de vagas remanescentes. O processo seletivo também pode ser realizado de forma online síncrona, formato esse que vem ocorrendo desde junho 2020, devido à pandemia da covid 19. A distribuição das bolsas é realizada conforme a classificação obtida no processo seletivo que ocorre conforme segue.

Mestrado

A seleção dos candidatos é feita com base nas etapas a seguir:
- 1ª Etapa - Prova de ingresso - De caráter eliminatório é composta por 10 questões a serem respondidas. Abordará a temática: estrutura, processamento e propriedades dos materiais. Cada questão vale 1,0 ponto. O candidato precisa obter 50% de acertos para aprovação. A nota obtida será disponibilizada individualmente por e-mail para cada candidato e a relação dos candidatos aprovados nessa etapa será divulgada no site do programa. Peso máximo 6,0 pontos.

Bibliografia Básica
CALLISTER, William D. Ciência e engenharia de materiais: uma introdução. 8. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2012. xxi, 817 p. ISBN 9788521621249.
Ou no e-book da UCS
CALLISTER, William D. Ciência e engenharia de materiais: uma introdução. 8. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2012.

- 2ª Etapa - Avaliação do Desempenho Acadêmico (de caráter classificatório) - Será feita mediante análise do Currículo Lattes, histórico escolar e das cartas de recomendação. Tem peso máximo 4,0 pontos, assim distribuídos:
- Tempo de experiência como bolsista de iniciação científica - Peso máximo de 1,0 ponto, sendo superior ou igual a 24 meses (1,0 ponto) e menor do que 24 meses (0,5 pontos). O candidato que não possui experiência em iniciação científica não pontua nesse quesito.
- Número de artigos publicados (últimos 5 anos) até o momento da inscrição, em periódicos internacionais ou nacionais, classificados como A ou B no Qualis Materiais mais recente onde conste o periódico - Peso máximo 0,5 pontos, sendo que superior ou igual a dois artigos (0,5 pontos) e igual a um artigo (0,25 pontos). O candidato que não possui artigo publicado e/ou classificado no Qualis Materiais não pontua nesse quesito. Nesse quesito patente depositada ou concedida equivale a artigo publicado.
- Nota média obtida no curso de graduação - Peso máximo de 1,5 pontos, sendo entre 9-10 (1,5 pontos); entre 8-8,9 (1,2 pontos); entre 7-7,9 (1,0 ponto) e entre 6-6,9 (0,8 pontos).
- Conceito médio obtido nas cartas de recomendação - Peso máximo 1,0 ponto, assim discriminados: excelente (1,0 ponto); muito bom (0,8 pontos); bom (0,6 pontos); regular (0,4 pontos); e ruim (0 pontos).
Em caso de empate dos candidatos será considerado como critério de desempate na ordem que segue: nota da prova escrita (1ª etapa) e os quesitos discriminados na 2ª etapa na ordem explicitada no edital.

Doutorado

A seleção dos candidatos será feita com base nas etapas a seguir:
- 1ª Etapa - Prova de ingresso - De caráter eliminatório é composta por 10 questões a serem respondidas. Abordará a temática: estrutura, processamento e propriedades dos materiais. Cada questão vale 1,0 ponto. O candidato precisa obter 50% de acertos para aprovação. A nota obtida será disponibilizada individualmente por e-mail para cada candidato e a relação dos candidatos aprovados nessa etapa será divulgada no site do programa. Peso máximo 4,0 pontos.

Bibliografia Básica
CALLISTER, William D. Ciência e engenharia de materiais: uma introdução. 8. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2012. xxi, 817 p. ISBN 9788521621249.
Ou no e-book da UCS
CALLISTER, William D. Ciência e engenharia de materiais: uma introdução. 8. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2012.

- 2ª Etapa - Avaliação do Desempenho Acadêmico (de caráter classificatório) - Será feita mediante análise do Currículo Lattes, histórico escolar e defesa da produção intelectual do candidato e do projeto de pesquisa a ser realizado no Doutorado. Tem peso máximo de 6,0 pontos, distribuídos conforme segue:
- Pdis* do candidato considerando os artigos publicados (últimos 5 anos) até o momento da inscrição, em periódicos internacionais ou nacionais, classificados no Qualis Materiais mais recente onde conste o periódico: peso máximo 2,0 pontos. O valor de Pdis será normalizado pelo maior valor apresentado pelos candidatos. O candidato que não possui artigo publicado e/ou classificado no Qualis Materiais não pontua nesse quesito. Nesse quesito patente depositada equivale a artigo classificado como B1 e patente concedida equivale a artigo classificado como A1. *Equação para cálculo do Pdis = (número de artigos A1 + 0,85 x número de artigos A2 + 0,7 x número de artigos B1 + 0,5 x número de artigos B2 + 0,3 x número de artigos B3 + 0,2 x número de artigos B4 + 0,1 x número de artigos B5).
- Tempo de conclusão do mestrado: peso máximo de 1,5 pontos, sendo igual ou inferior a 24 meses (1,5 pontos) e entre 25 - 30 meses (0,3 pontos). Candidatos que estejam finalizando o mestrado poderão pontuar nesse quesito, desde que a banca de defesa esteja aprovada pelo colegiado do programa, a data definida e o documento de dissertação entregue aos membros da banca. A pontuação nesse quesito está condicionada ao recebimento de parecer do membro externo à instituição, atestando que o documento de dissertação está adequado para a defesa e aprovação.
- Percentual de créditos obrigatórios em disciplinas cursadas no Mestrado com conceito máximo (sendo conceito máximo 4 ou A ou média superior ou igual a 9,0): peso máximo de 1,0 ponto, sendo superior ou igual a 85% (1,0 ponto), entre 85-57% (0,5 pontos) e menor ou igual a 56% (0,25 pontos). O candidato que não possui crédito obrigatório com conceito máximo não pontua nesse quesito. Candidatos que optarem pelo ingresso direto ao doutorado pontuam nesse quesito sendo considerada a nota média obtida no curso de graduação - Peso máximo de 1,0 ponto, sendo entre 9-10 (1,0 ponto); entre 8-8,9 (0,5 pontos) e entre 7-6,9 (0,25 pontos).
- Defesa da produção intelectual do candidato e do projeto de pesquisa a ser realizado no doutorado: peso máximo 1,5 ponto, sendo que excelente (1,0 ponto); muito bom (0,9 pontos); bom (0,8 pontos); regular (0,25 pontos); e ruim (0,0 pontos).
O candidato terá 15 min para realizar sua apresentação. Será disponibilizado data show.
Em caso de empate dos candidatos será considerado como critério de desempate na ordem que segue: nota da prova escrita (1ª etapa) e os quesitos discriminados na 2ª etapa na ordem explicitada no Edital.

Curso Preparatório

O PPGMAT-UCS oferece anualmente, a partir de agosto, um curso preparatório para o ingresso no programa, com duração de três meses.

Alunos Não Regulares

Periodicamente serão aceitos não regulares, independente da prova de ingresso, em conformidade com a disponibilidade de vagas fixadas pela Coordenação do Programa. O ingresso do aluno não regular depende, entretanto, da análise do respectivo currículo por Comissão de Seleção e, em nenhuma hipótese, o habilita a postular o grau de Mestre ou Doutor, nem oportuniza matricula regular no Programa.