História da Educação
| “A ESCOLA” E A EDUCAÇÃO, UM PROJETO LIBERAL PARA O MAGISTÉRIO NO PARANÁ: PRIMEIRAS REFLEXÕES. | |
| Claudia Maria Petchak Zanlorenzi, Maria Isabel Moura Nascimento |
| TRAJETÓRIA E DISCURSOS EDUCATIVOS DO JORNALISTA E PROFESSOR RAUL RODRIGUES GOMES NA IMPRENSA PARANAENSE (1907-1975). | |
| Eliezer Felix de Souza |
| A Estrutura das Escolas Municipais de Caxias do Sul de 1937 a 1945 | |
| Paula Cristina Mincato Roso |
| “ASSOCIAÇÕES AUXILIARES DA ESCOLA”: VESTÍGIOS DE SUA INCORPORAÇÃO À CULTURA DOS GRUPOS ESCOLARES LAURO MÜLLER E ALBERTO TORRES (1946 E 1956) | |
| Fernanda Ramos Oliveira Prates, Julia Vieira Tocchetto de Oliveira, Gladys Mary Ghizoni Teive |
| VESTÍGIOS DA PEDAGOGIA ESCOTEIRA NA CONSTRUÇÃO DA INFÂNCIA DO GRUPO ESCOTEIRO TANGARÁ DE CRICIÚMA (1963-1973) | |
| Cinara Lino Colonetti Bergmann |
| A PROFESSORA E A EDUCAÇÃO RURAL EM NOVO HAMBURGO/RS: MEMÓRIAS DE VIDA E DOCÊNCIA (1940-1970) | |
| JOSÉ EDIMAR DE SOUZA, LUCIANE SGARBI SANTOS GRAZZIOTIN |
| A PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: CAMINHOS, ETAPAS E ESCOLHAS NO TRABALHO DO HISTORIADOR. | |
| Alessandro Carvalho Bica |
| Ensino de História e Narrativas Cinematográficas Subsidiando Consciências Históricas. | |
| Lara Rodrigues Pereira |
| O ENSINO SUPERIOR NO BRASIL IMPÉRIO: A RELAÇÃO ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO | |
| Rosilene Paiva Dias |
| A apropriação de narrativas visuais do Brasil oitocentista no cotidiano escolar: proposições de um estudo em construção | |
| Alessandra Chaves Zen |
| ENTRE HERANÇAS E ESCOLHAS: TRAJETÓRIA SOCIAL DA PROFESSORA EGLÊ MALHEIROS | |
| Maristela da Rosa, Norberto Dallabrida |
| A INTRODUÇÃO DO MÉTODO LANCASTER NO BRASIL: HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA | |
| André Paulo Castanha |
| O EMBATE ENTRE A PEDAGOGIA TRADICIONAL E A EDUCAÇÃO NOVA: POLÍTICAS E PRÁTICAS EDUCACIONAIS NA ESCOLA PRIMÁRIA CATARINENSE (1911-1945) | |
| Ana Paula da Silva |
| PERCURSOS UNIVERSITÁRIOS DISTINTOS EM GÊNERO (DÉC. DE 1950) | |
| Leticia Vieira, Dayane Mezuram Trevizoli, Norberto Dallabrida |
| FESTAS, RITUAIS CÍVICOS NO PROCESSO DE NACIONALIZAÇÃO DA INFÂNCIA DAS ESCOLAS ÉTNICAS DO PARANÁ | |
| Valquiria Elita Renk |
| DO PROJETO À PRODUÇÃO GRÁFICA DA COLEÇÃO DIDÁTICA TAPETE VERDE (EDITORA GLOBO, DÉCADA DE 1970) | |
| Chris de Azevedo Ramil |
| A relação formação geral - formação profissional no Instituo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Sertão: uma análise histórica a partir das políticas públicas (1968 e 2009). | |
| ODAIR JOSÉ SPENTHOF |
| CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO E OS ANOS INICIAIS DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UFSM | |
| Carla Vargas Pedroso, Sandra Lucia Escovedo Selles |
| Escola de Enfermagem Madre Justina Inês: profissionalização e ensino superior em Caxias do Sul - (1957 a 1967) | |
| Edlaine Almeida |
| EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA E ENSINO DE HISTÓRIA, APORTES DISCIPLINARES DE FORMAÇÃO: UM ESTUDO COMPARADO | |
| Elaine Rodrigues |
| UM ESTUDO DA CULTURA ESCOLAR PRESENTE NOS EXAMES DE ADMISSÃO AO GINÁSIO COM ÊNFASE NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA | |
| Elisângela Zarpelon Aksenen |
| AS REGRAS DE CIVILIDADE PRESCRITAS PELAS LIGAS DA BONDADE NAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DO SUL DE SANTA CATARINA (1953-1970) | |
| Mariane Rocha Niehues |
| TESTES ABC, ESCOLA NOVA E MÉTODO ANALÍTICO GLOBAL DE ALFABETIZAÇÃO | |
| Darlize Teixeira de Mello |
| O Processo de Interiorização da Educação Superior Catarinense | |
| leticia carneiro carneiro aguiar |
| Colégio Regina Coeli e a história da Educação no Município de Veranópolis | |
| Marina Matiello |
| HISTÓRIA DO CURSO DE PEDAGOGIA NO MUNICÍPIO DE UNIÃO DA VITÓRIA NO ESTADO PARANÁ: 1956-1971 | |
| Roseli Vergopolan |
| TRADIÇÃO E MODERNIDADE: PRINCÍPIOS NORTEADORES DA PRÁTICA DE ALFABETIZAÇÃO NO ENSINO PRIMÁRIO DO GRUPO ESCOLAR OTÁVIO AUGUSTO DE FARIA EM BOM RETIRO DO SUL – RS (1974) | |
| Janaína Priscilla Ricci |
| "Uma atividade de fixação e avaliação": orientações sobre o ditado escolar em cartilhas e livros de alfabetização (1900 - 1990) | |
| Sylvia Tavares Barum |
| DISCURSOS DA MODERNIDADE NO MAGISTÉRIO PRIMÁRIO | |
| Valeria Aparecida Schena |
| Narrativas de memórias e a pesquisa em história da educação | |
| Regiane Cristina Custódio |
| A SOCIALIZAÇÃO NOS ESPAÇOS DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL | |
| Desire Luciane Dominschek Lima |
| ESCOLA PÚBLICA PRIMÁRIA: A ÉGIDE CULTURAL REPUBLICANA NO DISCURSO OFICIAL DO PARANÁ (1920) | |
| Simone Carlos |
| A ESCOLARIZAÇÃO NO MUNICÍPIO DE TUNÁPOLIS, SC (1954-1974): EXPERIÊNCIAS EDUCACIONAIS E DOCENTES | |
| ISABEL SPIES, GABRIEL CITTON |
| O GORJEIO DAS AVES : ALLE VÖGEL SIND SCHON DA... | |
| Maria Angela Peter da Fonseca, Elomar Antonio Callegaro Tambara |
| HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA: UMA AVALIAÇÃO DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO-PNE 2001-2010 | |
| Carlos Antonio Bonamigo, Carla Maria Aparecida Correa, Daniele Faenello, Dhiandra Leicy Raiher, Felipe Nepomuceno, Marina Kunz |
| INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL/CAMPUS SERTÃO: MEMÓRIAS DE UM EX-ALUNO, HOJE PROFESSOR | |
| Carla Verônica Diefenbach |
| O CAMPO ESTATÍSTICO E A ESTRUTURAÇÃO DE ESPAÇOS DE PRODUÇÃO DOS NÚMEROS DA EDUCAÇÃO NACIONAL | |
| Natalia Gil |
| “UMA VITÓRIA DA MULHER PARANAENSE”: À FRENTE DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ | |
| João Paulo Souza Silva |
| NOTAS SOBRE A TRAJETÓRIA PROFISSIONAL DA PROFESSORA SYDIA SANT’ANNA BOPP E SUA PRODUÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS | |
| Mônica Maciel Vahl |
| A INSPEÇÃO ESCOLAR NA MEMÓRIA DE PROFESSORES PRIMÁRIOS DE SANTA CATARINA (1930-1960) | |
| Raquel de Melo Giacomini |
| O JORNAL O CARAPUCEIRO (1832-1845): O CARÁTER EDUCATIVO NA IMPRENSA DE PERNAMBUCO NO SÉCULO XIX | |
| Adriene Santanna |
| Condorcet e a escola pública, laica, gratuita e universal | |
| Itamaragiba Chaves Xavier, Elomar Tambara |
| AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO ESCOLAR NA REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS | |
| Dilmar Kistemacher |
| Revista CHRONOS - "Tempo cronista" da Universidade de Caxias do Sul | |
| Eliana Gasparini Xerri |
| COLÉGIO SANTA JOANNA D’ARC: UMA NARRATIVA HISTÓRICA ACERCA DA ESCOLA COMPLEMENTAR E DA PRIMEIRA ESCOLA NORMAL DE RIO GRANDE/RS | |
| Rita Grecco dos Santos, Francisco Furtado Gomes Riet Vargas, Elomar Callegaro Tambara |
| O ALUNO DE APRENDIZAGEM LENTA: UM GUIA DE ENSINO E O DISCURSO DA PSICOLOGIA EDUCACIONAL | |
| Rodrigo Augusto de Souza |
| CRECHE, ASSISTÊNCIA E INFÂNCIA: A EDUCACÃO INFANTIL EM FRANCISCO BELTRÃO/PR NA DÉCADA DE 1980. | |
| Caroline Machado Cortelini Conceição, Beatriz Terezinha Daudt Fischer |
| A CIVILIDADE COMO PEDAGOGIA DO COMPORTAMENTO | |
| Paula Carolina Teixeira Marroni, Divania Luiza Rodrigues |
| PRINCÍPIOS FROEBELIANOS: PERMANÊNCIAS NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA REDE PÚBLICA DE FLORIANÓPOLIS | |
| Patrícia Regina Silveira de Sá Brant, Gladys Mary Ghisoni Teive |
| LEI SARAIVA (1881): O ANALFABETISMO É UM PROBLEMA NACIONAL | |
| Michele de Leão |
| REFLEXÕES SOBRE O COTIDIANO DAS RESIDÊNCIAS ESTUDANTIS DE ESCOLAS AGROTÉCNICAS FEDERAIS | |
| Antonio Carlos Espit |
| A ARTE DE LER: UMA ANÁLISE ENTRE HUGO DE SAINT VICTOR E A EDUCAÇÃO | |
| Ana Paula dos Santos Viana, Flávio Rodrigues Oliveira |
| Uma leitura das charges de Claudius Ceccon no Livro Didático “Brasil Vivo”. | |
| Aparecida França Villwock, Silvana de Araújo Vaillões |
| DISCURSOS E PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO CRISTÃ: PAULO DE TARSO E EUSÉBIO DE CESARÉIA | |
| Terezinha Oliveira |
| O CONCEITO DE HÁBITO NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: CONSIDERAÇÕES SOBRE MÍDIA E EDUCAÇÃO DA CRIANÇA | |
| Lais Boveto, Rafael Henrique Santin |
| MONTEIRO LOBATO E A EDUCAÇÃO: O IDEÁRIO PEDAGÓGICO EXPRESSO NA PERSONAGEM DONA BENTA | |
| Laís Pacifico Martineli, Maria Cristina Gomes Machado |
| Meninas no Colégio Militar de Porto Alegre | |
| Patrícia Rodrigues Augusto Carra |
| O PROCESSO CIVILIZADOR SEGUNDO NORBERT ELIAS | |
| Osmar Nascimento de Oliveira, Terezinha Oliveira |
| HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: A EXPANSÃO DA ESCOLA PÚBLICA NO OESTE DO PARANÁ (1970-1980) | |
| MARIA VALDENY FERREIRA GOMES |
| A DIMENSÃO CULTURAL DA ASSOCIAÇÃO SUL-RIOGRANDENSE DE PROFESSORES (DOS ANOS 30 AOS ANOS 70) | |
| Sergio Ricardo Pereira Cardoso |
| HIstórisa da implantação da Escola Luterana Concórdia de Marechal Cândido Rondon (1955-1969) no contexto da colonização do Oeste Paranaense | |
| rodrigo pinto andrade, Cézar Alencar Arnaut de Toledo |
| A INFLUÊNCIA DO MOVIMENTO EUGÊNICO NA CONSTITUIÇÃO DO SISTEMA ORGANIZADO DE EDUCAÇÃO PÚBLICA DO BRASIL NA DÉCADA DE 1930 | |
| Eduarda Maria Schneider, Fernanda Aparecida Meglhioratti |
| UM CURRÍCULO PARA OS FILHOS DOS IMIGRANTES ALEMÃES NA DÉCADA DE SETENTA: MEMÓRIAS DE ENTRE RIOS/PR | |
| Manuela Pires Weissböck Eckstein, Solange A. de Oliveira Collares |
| SOBRE A ESTÉTICA DA EXPERIÊNCIA E DA DOCÊNCIA: REFLEXÕES A PARTIR DA OBRA DE WALTER BENJAMIN | |
| Luciana Haddad Ferreira |
| A PRODUÇÃO DIDÁTICA DA PROFESSORA MARIA DE LOURDES GASTAL E A REVISTA DO ENSINO DO RIO GRANDE DO SUL. | |
| Cícera Marcelina Vieira |
| A educação holística de Ellen White: Sitz im Leben e apontamentos iniciais | |
| Fábio Augusto Darius, Rebeca Pizza Pancotte |
| A PRODUÇÃO DE MANUAIS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO A PARTIR DE 1930 NO BRASIL: PROBLEMATIZANDO OS ELEMENTOS QUE ESTRUTURAM E ORGANIZAM OS OBJETOS PARA SUBSIDIAR OS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES | |
| Roberlayne Borges Roballo |
| CONCEPÇÕES DE “CORPO” NA EDUCAÇÃO FÍSICA: APONTAMENTOS HISTÓRICOS | |
| Telma Adriana Martineli, Keros Gustavo Mileski |
| PRÁTICAS ESCOLARES: ENTRE O “TRADICONAL” E O “MODERNO” PENSAMENTO ESCOLANOVISTA | |
| Thais Bento Faria |