Internacionalização
A Internacionalização acontece quando a universidade se conecta com o mundo por meio de parcerias com instituições de outros países, oportunidades de intercâmbio, aulas com temas globais e projetos com estudantes e professores de fora. Tudo isso ajuda a ampliar a visão de mundo, melhorar a formação e preparar os alunos para desafios em um mercado cada vez mais internacional.
A Internacionalização na UCS ocorre de várias maneiras, seja por:
-
COIL (Collaborative Online Learning) em disciplinas
-
Dupla Titulação
-
Doutorado Sanduíche
-
Pesquisas
-
Publicações
-
Parcerias Internacionais
-
Missões no Exterior
-
Visitas de Professores Estrangeiros
-
Cátedras Internacionais
-
Mobilidade Acadêmica
Além disso, existem as atividades internas, como a International Week, que visam estimular a cultura de internacionalização. Confira as edições anteriores de 2024 e 2023
AÇÕES DE INTERNACIONALIZAÇÃO
Fique por dentro das ações em destaque
Essas ações são empreendidas pelas Áreas de Conhecimento da UCS, e fazem parte de um compromisso constante com a internacionalização, promovendo experiências que conectam ensino, pesquisa e inovação com instituições de excelência ao redor do mundo.
AÇÕES INSTITUCIONAIS
VOCÊ SABIA QUE...
A UCS tem participado ativamente em missões com Prefeituras para o Exterior, em iniciativas como Sister Cities e missões como Itália, Estados Unidos e Colômbia.
A nova plataforma de aprendizagem da UCS possui um acervo de aulas, laboratórios digitais, recursos pedagógicos, também em língua inglesa e espanhola.
A UCS é Full Member do Programa Internacional SAP Next-Gen University Alliance, habilitando para diversos programas e cursos tecnologias e conteúdo SAP, de classe mundial.
A UCS é Member da AACSB - Business Education Alliance, a mais antiga e principal rede global de Escolas de Negócios do mundo.
A UCS promoveu a 1ª Certificação Internacional LEGO® SERIOUS PLAY® no Sul do Brasil, consolidando o LSP Competence Center na UCS, para uso em educação, pesquisa em inovação, em parceria com a Global Serious Games Institute.
Na UCS, você encontra o escritório EducationUSA, que orienta quem quer estudar ou viver experiências nos Estados Unidos.
Tem também o Writing Center, para dar aquela força na hora de escrever em inglês.
Tudo isso conectado ao UCS LE - UCS Línguas Estrangeiras, com cursos de 08 idiomas diferentes e um Programa especial de Português para quem vem de fora.
A UCS oferece o PMAI - Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional, programa de intercâmbio voltado para alunos da graduação de todas as áreas que querem estudar um período em uma universidade parceira no exterior. São 88 opções de instituições em 26 países para você escolher onde viver o próximo capítulo da sua jornada acadêmica!
O Mestrado em Administração (PPGA) da UCS possui Dupla Titulação com o programa da Universidad de Cartagena, na Colômbia. Já o Mestrado em Planejamento e Gestão de Cidades Sustentáveis (PPGCidades), em parceria com a University of Westminster (Reino Unido), promove ações para viabilizar a Dupla Titulação em Planejamento e Gestão de Cidades.
Os cursos de Administração & Negócios e Ciências Contábeis estabeleceram parceria com o Instituto Superior Politécnico de Gaya (ISPGaya, Portugal) para Dupla Diplomação. As primeiras vagas serão ofertadas no edital de fevereiro de 2026, com início das atividades no segundo semestre.
O curso de Comércio Internacional regularmente oferece disciplinas com metodologias de COIL (Collaborative Online International Learning) - promovendo intercâmbio virtual, além de oportunidades via o Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional - PMAI.
Em reconhecimento ao seu legado na área da saúde, a UCS concedeu o título de Doutor Honoris Causa ao médico francês Pierre Joseph Cochat em 2024.
Participa do projeto internacional PREPARE-TID, que visa combater doenças infecciosas transfronteiriças com a abordagem One Health. A iniciativa envolve desenvolvimento de testes móveis, sequenciamento genético e ações voltadas a populações vulneráveis.
Professores e pesquisadores da UCS têm publicado artigos científicos em parceria com instituições internacionais, com destaque em bases como o PubMed.
A área também conta com ex-alunos atuando no exterior, em países como Itália, Irlanda, Suíça e Estados Unidos, consolidando a formação internacional da UCS.
A UCS integra a Cátedra UNESCO em Educação em Cidadania Global e Justiça Socioambiental, com missões acadêmicas realizadas na África do Sul, Turquia, Alemanha e Colômbia.
O Curso de Especialização em Saúde Mental Coletiva realizou uma missão internacional para Bologna, Trieste e Veneza (Itália), com a participação de alunas e professoras da UCS. A ação teve apoio da Università di Parma e de entidades locais italianas.
Através da Cátedra Sérgio Vieira de Mello, foi desenvolvida a pesquisa internacional sobre políticas públicas e governança migratória entre Brasil e Eslováquia, focando nos fluxos migratórios vindos da Venezuela e Ucrânia. A ação envolveu pesquisadores da UCS e de universidades eslovacas, com apoio institucional e bolsa de pesquisa.
O Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGDIR) da UCS também mantém parcerias internacionais com professores visitantes e participa de ações acadêmicas voltadas à inclusão, direitos humanos e migração.
Desde 2011, a UCS participa do Programa CAPES-Brafitec, promovendo intercâmbio e Dupla Diplomação com instituições francesas para estudantes de Engenharia Química e de Materiais, inclusive em nível de mestrado com a École Européenne d'Ingénieurs en Génie des Matériaux (EEIGM).
A modalidade Graduação Sanduíche possibilita que estudantes dos cursos de Engenharia da UCS realizem parte da sua formação na Université de Lorraine (França), com aproveitamento de créditos e possibilidade de dupla diplomação.
Parceria com a Technological University of the Shannon (TUS), na Irlanda, oferece Dupla Diplomação em Doutorado e intercâmbio docente e discente desde 2019.
Cerca de 16% dos projetos do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência dos Materiais (PPGMAT) possuem financiamento internacional, e 35% são desenvolvidos com instituições estrangeiras.
A Missão Acadêmica Arte/Nova York que acontece desde 2013 teve 6 edições e tem por objetivo promover o estudo da história da arte universal e da arte contemporânea, através da visitação dos principais museus da maior capital cultural do continente americano, bem como promover uma experiência cultural pela cidade que nunca dorme, além da imersão na língua inglesa. Em 2023, também aconteceu a Missão Arte/Itália, com destino a Florença, Roma e Milão para conhecimento in loco nos principais cenários do Renascimento e do Barroco, espaços e museus icônicos da História da Arte. As missões são coordenadas pela Profa. Dra. Silvana Boone e já levaram mais de 100 pessoas vinculadas à UCS, entre estudantes, professores, egressos e familiares.
Missão Acadêmica Internacional do Curso de Arquitetura e Urbanismo: Viagem de Estudos à Europa. O Curso de Arquitetura e Urbanismo da UCS oferece, anualmente, viagens de estudos à Europa para seus alunos e comunidade interessada. Essas viagens se justificam porque o ensino de arquitetura prescinde do conhecimento de edifícios e espaços públicos consagrados que sirvam de referenciais de qualidade para os estudantes. Nesse conhecimento reside a formação de um repertório arquitetônico qualificado, o que, juntamente com o ensino dos fundamentos relativos à disciplina, instrumentalizam o aluno para a boa prática profissional.
Com o objetivo de qualificar o ensino do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Caxias do Sul, as viagens se propõem a conhecer a evolução urbana das cidades visitadas, conhecer edifícios, praças e parques que, por sua qualidade, se destacam na produção contemporânea, conhecer os autores de tais obras e possibilitar aos alunos amplo aprimoramento cultural. Coordenadas e executadas pelo professor arquiteto Erinton Aver, desde 2009, mais de 120 alunos tiveram a oportunidade de conhecer as principais obras de arquitetura e a evolução urbana de Lisboa, Porto, Barcelona, Paris, Poissy, Roma, Berlim, Dessau, Amsterdam, Roterdam e Londres, além de visitar instituições de ensino, museus e galerias.
A Área de Artes e Arquitetura recebe esporadicamente estudantes e pesquisadores internacionais. Em 2025 recebeu a artista colombiana Maria Isabel Vargas, que além de conviver com nossos alunos e professores fez uma performance artística denominada Tribu Candy - uma espécie de ritual de decoração corporal nos alunos do CETEC e da Área de Conhecimento de Artes e Arquitetura. Ela vem percorrendo o mundo em países como México e Islândia e esteve em Caxias do Sul com sua performance inspirada na sua relação com um território de legado indígena e uma tribo globalizada representada pela matéria-prima que reproduz colares e acessórios tribais com doces ultraprocessados. Um jogo estético, que provoca a reflexão sobre a experiência primitiva do indivíduo contemporâneo.