Estrutura Curricular

Créditos necessários

Para estar apto à defesa da Dissertação de Mestrado, o estudante deverá ter cumprido, no mínimo, 24 créditos - 10 créditos de disciplinas obrigatórias e 14 créditos de disciplinas eletivas. Disciplinas de outros programas de pós-graduação da UCS também podem ser cursadas e integralmente aproveitadas como disciplinas eletivas.

Critérios para avaliação

Para ser aprovado em disciplina, seminário ou outra atividade acadêmica desenvolvida no Programa, inclusive a dissertação, o aluno deve obter nota igual ou superior a 6 (seis) e frequência mínima de 75% às atividades programadas. A avaliação do aproveitamento do aluno, em cada disciplina, será feita pelo respectivo professor, tendo como base o conteúdo programático e a ementa desenvolvida.

O aluno deverá submeter-se ao exame de qualificação da dissertação em até 6 (seis) meses antes da sua defesa, por meio da apresentação dos resultados parciais de seu trabalho perante a Comissão Examinadora.

A aprovação final do aluno depende da defesa e aprovação da dissertação e do atendimento das seguintes condições:

  • estar matriculado no curso por 1 ano, no mínimo, ou 2,5 anos, no máximo;
  • apresentar comprovação da submissão de um artigo para publicação em revista indexada de, no mínimo, na classificação QUALIS de nível B2, contendo resultados incluídos no trabalho de conclusão ou apresentar produção técnica relevante, necessitando neste caso de aprovação pelo Colegiado do PPGSA ou apresentar produção técnica referente a produtos e processos que gerem inovação na Área da Saúde Animal frente aos desafios regionais. Este artigo ou produção técnica, com o comprovante de submissão ou produção técnica, deve ser acompanhado da dissertação completa para ser apresentada e defendida em sessão pública.

A banca examinadora será composta pelo orientador, dois professores da instituição e um membro externo. Outra possibilidade é que a avaliação da dissertação seja feita por escrito pelos membros da banca examinadora, após seu recebimento por e-mail e correio.

Em substituição à dissertação, o Mestrado Profissional permite a apresentação e defesa em sessão pública de produções com formatos distintos como comprovação da qualificação do aluno. Entre os possíveis formatos de produções a serem aceitas, incentiva-se a apresentação de registro de propriedades de patentes; desenvolvimento de material didático e instrucional; desenvolvimento de tecnologia social; elaboração de manual de operações técnicas, de processos de gestão, de programas de computadores, ou publicação de artigo em revista técnica, entre outros.