Internacionalização

Última modificação em 11/10/2023.

O PPGSA é participante do projeto internacional PREPARE-TID. O projeto tem como objetivo enfrentar doenças infecciosas transfronteiriças (TIDs) em populações vulneráveis, utilizando uma abordagem de "One Health" que integra seres humanos, animais e o ambiente. A estratégia inclui desenvolvimento de testes point-of-care móveis, qPCR multiplex, e um laboratório de sequenciamento móvel para rápida identificação e rastreamento de patógenos.

O projeto é desenvolvido por uma rede envolvendo 14 países e foi recentemente contemplado na chamada HORIZON-HLTH-2023 (da União Europeia). A implementação local do projeto PREPARE-TID objetiva uma compreensão mais profunda da disseminação de doenças respiratórias entre humanos e animais no Sul do Brasil. O projeto culminará na criação da plataforma "Digital One Health", servindo como uma central para coleta e análise de dados e pesquisas epidemiológicas. Esta plataforma, construída com tecnologias de código aberto, estará integrada com diversos sistemas de entrada de dados e irá comunicar-se com profissionais de saúde, governos e organizações sobre a localização de surtos. A iniciativa alinha-se com os objetivos de Desenvolvimento Sustentável da UNESCO, promovendo saúde e bem-estar universais, com ênfase em diagnósticos acessíveis e eficientes, especialmente em ambientes remotos.

O PPGSA ainda participa de projeto conjunto com Universidad Nacional Autónoma de México e Tezpur University (Bangladesh). O projeto propõe avançar na análise genômica, utilizando ferramentas de bioinformática, para entender mecanismos regulatórios e funcionalidades em microrganismos. Foca em produtos tecnológicos como BacPP 2.0, BacilliPP e ArchSuite, visando disponibilizá-los para a comunidade científica. A pesquisa busca impactar áreas biológicas, clínicas, ambientais, agrícolas e farmacêuticas, promovendo avanços no entendimento da interação microrganismo-meio. Os resultados esperados incluem contribuições para evolução do conhecimento, desenvolvimento de fármacos, inovações em diagnóstico, prevenção de doenças e compreensão de mecanismos patológicos. Identificar elementos genômicos visa aprofundar a compreensão de processos biológicos, orientando futuras pesquisas.