perguntas frequentes




Quem pode utilizar as bibliotecas da UCS?

  • Todos os membros da comunidade podem acessar e utilizar toda a infraestrutura das bibliotecas da UCS, os espaços de estudo de uso comum como mesas e nichos individuais e o acervo para a consulta local, desde que respeitando as normas do Sistema. Entretanto, apenas as pessoas vinculadas à UCS (alunos matriculados, professores, funcionários, associados e conveniados) têm o direito de realizar empréstimos de materiais e demais serviços, incluindo a utilização das salas de estudo em grupo.

Como é realizado o processo de aquisição de materiais bibliográficos das bibliotecas da UCS?

  • Ao verificar a necessidade de atualização do acervo, o Sistema de Bibliotecas adquire materiais bibliográficos de acordo com os planos de ensino dos cursos oferecidos pela UCS e as diretrizes de sua Política de Desenvolvimento de Coleções.

Qualquer pessoa pode se associar nas bibliotecas da UCS?

Quais os serviços e recursos disponíveis para os associados?

  • Egressos, ex-professores e ex-funcionários da UCS
    Associados que são egressos, ex-professores e ex-funcionários da UCS usufruem de toda a infraestrutura das bibliotecas. Também podem realizar empréstimo domiciliar de livros e outros materiais bibliográficos, acessar os e-books, os artigos científicos de revistas nacionais e internacionais, as orientações e capacitações, entre outros serviços, de acordo com o plano contratado.
    O Sistema de Bibliotecas oferece dois planos, o básico e o completo, com possibilidade de contratá-los por seis meses ou por um ano. Saiba mais aqui ou associe-se.
  • Comunidade Externa
    Associados da comunidade externa podem fazer empréstimo domiciliar exclusivamente de livros de literatura e sacolas retornáveis, utilizar o serviço de empréstimo interbibliotecas, serviço de delivery de livros, receber os avisos por e-mail e utilizar infraestrutura da biblioteca. Saiba mais aqui ou associe-se.

Como faço para obter cadastro e senha para uso das bibliotecas da UCS?

  • Todos os alunos da UCS, no ato da matrícula, recebem usuário e senha do UCS Virtual, utilizado para acessar os serviços das bibliotecas. Os professores e funcionários recebem usuário e senha do UCS Virtual no momento da contratação.
    Para os associados o usuário e senha do UCS Virtual é fornecido ao finalizar a contratação dos planos de associação. Conveniados, que não possuem UCS Virtual, devem registrar uma senha numérica ao completar seu cadastro em uma biblioteca da UCS.

Como faço para cadastrar uma nova senha?

  • O usuário e a senha do UCS Virtual é o padrão de senha para as bibliotecas. O recadastramento de senha do UCS Virtual deve ser feito pelo "Esqueceu sua senha? Recupere aqui".
  • Ao clicar em "Recupere aqui", na página seguinte, digite seu usuário do UCS Virtual e clique em "Recuperar a senha".
  • Um e-mail com orientações será encaminhado para o seu endereço de e-mail cadastrado como "e-mail alternativo" no UCS Virtual.
    Conveniados, que não possuem UCS Virtual, devem se dirigir a uma das bibliotecas da UCS, apresentar documento com foto e recadastrar a senha numérica.

As bibliotecas oferecem capacitações?

  • Sim. Para alunos devidamente matriculados, professores, funcionários da Fundação Universidade de Caxias do Sul e associados (egressos, ex-professores e ex-funcionários da UCS), as bibliotecas oferecem as seguintes capacitações, presencial ou síncrona:
    - programa de visitas orientadas - orientações sobre a utilização do espaço físico da biblioteca, catálogo e localização dos livros, bem como utilização de todos os recursos on-line disponibilizados;
    - oficinas de bases de dados - visa capacitar os membros da Comunidade Acadêmica para a utilização das principais funcionalidades das bases de dados do Portal de Periódicos Capes e dos e-books pelas plataformas assinadas pela UCS;
    - oficinas de normalização - apresentação das principais normas da ABNT para formatação de trabalhos acadêmicos e esclarecem dúvidas específicas sobre normalização.

    Para agendamento de visitas ou oficinas você deve entrar em contato através do e-mail biblioteca@ucs.br ou do telefone pelo fone (54) 3218-2423.

    "Dúvidas? Pergunte ao bibliotecário!" - Serviço de atendimento individual on-line através da ferramenta do Google Meet para auxiliar na pesquisa em Bases de Dados e E-books, Comunicação científica (Bibliometria / Fator de Impacto / Métricas), Normalização, Preenchimento do Currículo Lattes, Repositório Institucional da UCS.
    Acesse o formulário, selecione uma das opções de atendimento listadas, indique o melhor horário para agendamento e aguarde um e-mail de confirmação. É necessário utilizar o e-mail @ucs.br para responder este formulário. O prazo de confirmação é de até dois dias úteis. Você pode conferir a política do serviço aqui.

Posso consultar o acervo de Coleções Especiais e Obras Raras na Biblioteca Central?

  • Sim. Porém, como se trata de um acervo fechado, é necessário agendamento prévio. Para agendar um horário clique aqui e preencha o formulário on-line. A consulta será realizada em sala específica, acompanhada e supervisionada por um funcionário da Biblioteca Central. Para mais informações sobre as normas de utilização, acesse o Regulamento.

Horários de consulta aos acervos

  • Coleções Especiais: De segunda a sexta-feira, das 8h30min às 22h. Aos sábados e domingos não há atendimento.
  • Obras Raras: De segunda a sexta-feira, das 8h30min às 16h30min. Aos sábados e domingos não há atendimento.

Como posso entrar em contato com as bibliotecas?

  • Você pode entrar em contato pelo e-mail biblioteca@ucs.br, telefone +55 54 3218-2423, WhatsApp +55 54 99704-4642 ou pelas redes sociais (Facebook, Twitter e Instagram).

A devolução do material bibliográfico pode ser realizada em outra biblioteca?

  • Não. Todos os materiais bibliográficos devem ser devolvidos na mesma biblioteca em que foram emprestados.

Outra pessoa pode fazer a devolução do material bibliográfico em atraso?

  • Sim. Outra pessoa poderá efetuar a devolução, bem como retirar o boleto para pagamento da multa.

Como funciona a devolução de materiais bibliográficos, por meio da caixa de devolução?

  • A devolução de livros na caixa de devolução pode ser realizada, quando a biblioteca estiver fechada, e somente livros emprestados na Biblioteca Central poderão ser depositados nessa caixa.
    Para mais informações sobre o serviço "Caixa de Devolução", acesse aqui o regulamento.

Posso solicitar o envio de material digitalizado por e-mail?

  • Sim. O serviço de digitalização de materiais impressos está disponível somente no acervo físico da Biblioteca Central e da Biblioteca do Campus 8 para pessoas vinculadas à UCS (alunos matriculados, professores, funcionários e associados), destinado exclusivamente para fins educativos (desde que estejam de acordo com a legislação sobre direitos autorais Lei n. 9.619, de 19 de fevereiro de 1998). A solicitação deverá ser feita através do preenchimento do formulário.
    Confira aqui a política deste serviço.

Posso doar materiais bibliográficos para as bibliotecas da UCS?

  • Não são aceitas doações nas bibliotecas sem prévia avaliação. Para a avaliação do material bibliográfico, no blog do Sistema de Bibliotecas, deverá ser preenchido o formulário com os dados do doador e a lista de materiais com as informações dos títulos a serem doados.

Como faço para acessar os e-books?

  • Para acessar os e-books das plataformas "Biblioteca Virtual (BV)" e "Minha biblioteca" siga os passos abaixo:
    - Acesse o UCSVirtual;
    - Clique em "Biblioteca";
    - Clique em "E-books - Livros Digitais";
    - Clique em "Biblioteca Virtual (BV)" ou "Minha biblioteca" para acessar as plataformas de e-books;
    - A janela da biblioteca de e-books, será aberta e você deve pesquisar o livro por autor, por título ou por assunto;
    - Localizando o livro clique sobre o título para ter acesso ao texto completo.

    Como o conteúdo plataformas de e-books assinadas é restrito a comunidade acadêmica da UCS, as plataformas exigem que o acesso via link seja autenticado no UCS Virtual, para que não ocorra compartilhamento externo. Sempre que for acessar os e-books por link você deve acessar o UCS Virtual e abrir as plataformas de e-books para que ocorra a autenticação, antes de clicar no link.

Posso acessar os e-books pelo catálogo?

  • Sim. Para acessar os e-books pelo catálogo você deve clicar no ícone do cadeado à esquerda do título, que indica o e-book.
    Após isso, surgirá uma tela de login, onde você deve digitar seu usuário e senha do UCS Virtual, conforme a orientação:

  • A janela da biblioteca de e-books abrirá no livro indicado.

A Biblioteca Virtual (BV) está solicitando cadastro, o que faço?

  • No primeiro acesso à Biblioteca Virtual, será necessário preencher um cadastro com o seu CPF, nome, e-mail, senha e data de nascimento.

    Temos um tutorial em vídeo sobre como fazer o acesso.

    Caso não consiga acessar o vídeo, temos uma postagem no blog que mostra como fazer o primeiro acesso.

O que é o "Serviço de Levantamento bibliográfico de e-books"?

  • As bibliotecas da UCS oferecem o serviço levantamento bibliográfico de e-books, com a finalidade de auxiliar na localização de e-books nas plataformas assinadas pela UCS.
    Acesse o formulário para solicitar o serviço.

Não estou recebendo e-mails da biblioteca mesmo depois de atualizar o endereço de e-mail no UCS Virtual, o que faço?

  • É preciso entrar em contato com o Setor de Atendimento da Biblioteca Central ou com o responsável pela Biblioteca Setorial, fornecendo o seu número de cadastro e telefone de contato para que seja encontrada uma solução.
    O Sistema de Bibliotecas da UCS informa que o envio de e-mails é um serviço auxiliar e que é dever do usuário controlar as datas de devolução dos materiais retirados. O eventual não recebimento do e-mail por problemas técnicos não isenta o usuário do compromisso de cumprir os prazos. Portanto, verifique sempre os prazos de vencimento dos materiais emprestados em seu nome.

Posso utilizar os serviços das bibliotecas da UCS mesmo depois de formado?

  • Se você é egresso de graduação da UCS, você terá 12 meses de acesso aos serviços das bibliotecas de forma gratuita a contar da data de conclusão do curso. Após esse período para continuar usufruindo dos serviços, você precisará se associar. Para isso, deverá preencher e encaminhar o formulário disponível no site da biblioteca, em associe-se.

Quem pode utilizar o serviço de empréstimo nas bibliotecas UCS?

  • Pessoas vinculadas à UCS (alunos matriculados, professores, funcionários, conveniados e associados) têm o direito de realizar empréstimos de materiais bibliográficos e demais produtos e serviços.

Quantos materiais podem ser emprestados e por quanto tempo?

Serei avisado sobre vencimento do prazo de empréstimo?

  • Sim. Um dia antes da data de devolução prevista, o sistema envia um lembrete para o e-mail cadastrado como preferencial no UCS Virtual. Este lembrete também é exibido no UCS Virtual, em Últimos Avisos. Porém, o eventual não recebimento do e-mail por problemas técnicos, não isenta o usuário de cumprir os prazos. Portanto, verifique sempre os prazos de vencimento dos materiais emprestados em seu nome.

Quem pode retirar os materiais bibliográficos do acervo de Pós-Graduação?

  • O acervo de Pós-Graduação pode ser retirado, para empréstimo domiciliar, apenas por usuários que estejam matriculados em cursos de Pós-Graduação ou professores. Alunos de Graduação e demais usuários podem realizar consulta local, somente nas dependências da biblioteca.

Como realizar empréstimos através do serviço Take Away?

  • As bibliotecas da UCS disponibilizam o serviço de Take Away para a retirada de livros e outros materiais bibliográficos. Para retirar materiais utilizando este serviço é simples, basta seguir os passos abaixo:
    - Acessar o catálogo da biblioteca e verificar a disponibilidade do livro desejado e a biblioteca onde está o material.
    - Enviar um e-mail para biblioteca@ucs.br com os seguintes dados:
    1. Seu nome completo
    2. Número de matrícula
    3. Título(s) do(s) livro(s)
    4. Número(s) de chamada do(s) livro(s)
    5. Edição e volume (se houver)
    6. Em qual biblioteca está o material (você deve ir até a biblioteca para poder retirar o material)
    - Após, aguarde um e-mail de confirmação para retirada do material na biblioteca.

Como será a feita a entrega do material?

  • Você pode optar por retirar o livro pessoalmente ou optar pelo serviço de Delivery de livros da Biblioteca Central.

Para retirar os livros na biblioteca:

  • Após o recebimento do e-mail confirmando a sua solicitação, você deve se dirigir à biblioteca no dia e horário combinado. Ao chegar na biblioteca, você deve se identificar para o funcionário do balcão de atendimento e aguardar. O funcionário localizará os livros que já estarão separados e emprestados em seu nome, e realizará a entrega. Os materiais ficam separados aguardando retirada por um prazo de 72 horas.

Como realizar empréstimo utilizando o serviço de Delivery de livros?

  • A Biblioteca Central disponibiliza o serviço de "Delivery de livros". Para realizar a solicitação é preciso:
    - acessar o catálogo da biblioteca para verificar a disponibilidade do livro. Ele deverá estar disponível somente no acervo da Biblioteca Central;
    - enviar um e-mail para biblioteca@ucs.br com os seguintes dados:
    1. nome completo;
    2. número de cadastro/matrícula;
    3. endereço completo (se possível com ponto de referência), CEP e também o número de telefone;
    4. título(s) do(s) livro(s);
    5. número(s) de chamada do(s) livro(s);
    6. edição e volume (se houver).
    Após, aguarde um e-mail de confirmação. O prazo para atendimento da solicitação é de 24h.
    - horário para entrega: de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h;
    - quantidade: até cinco livros por solicitação;
    - custo do serviço: de 11 a 18 reais, conforme região de entrega.

    - Conheça a política de utilização deste serviço clicando AQUI.

Como funciona o empréstimo interbibliotecas e como faço para solicitá-lo?

  • Através deste serviço, o material bibliográfico disponível em qualquer uma das bibliotecas da UCS é deslocado, temporariamente, para a biblioteca em que o usuário solicitante poderá retirá-lo, mediante empréstimo. Desta forma, não é necessário que o usuário se desloque até a biblioteca de origem para o empréstimo ou para a devolução do material bibliográfico. A solicitação de empréstimo interbibliotecas deve ser feita por meio da pesquisa ao catálogo. Para saber mais, acesse.

Quais são as regras para o empréstimo interbibliotecas?

  • São permitidas cinco solicitações de empréstimo interbibliotecas por usuário, sendo que este empréstimo só se efetiva, se houver, no mínimo, um exemplar disponível, no acervo da biblioteca de origem.
  • Não existe a opção de reserva para este serviço.
  • Após ser comunicado por e-mail o atendimento da sua solicitação, o usuário tem o prazo de 3 (três) dias para a retirada do material bibliográfico.
  • O material bibliográfico solicitado, por meio deste serviço, será emprestado, de acordo com o prazo de empréstimo e com a possibilidade de renovação.

Posso realizar o pedido de empréstimo interbibliotecas para materiais bibliográficos do acervo de Pós-Graduação?

  • O empréstimo dos materiais bibliográficos do acervo de Pós-Graduação é concedido somente para alunos que estão matriculados em cursos de Pós-Graduação (Especialização, Mestrado, Doutorado, etc.) ou para professores.

Posso solicitar empréstimo interbibliotecas para materiais bibliográficos de Referência ou Periódicos?

  • Empréstimo de materiais bibliográficos de Referência segue as mesmas regras dos demais. Periódicos são emprestados somente para professores e não fazem parte do serviço de empréstimo interbibliotecas.

O que é o espaço infantojuvenil?

  • Algumas bibliotecas da UCS dispõem de um espaço denominado "Espaço infantojuvenil". Este ambiente abriga um acervo composto por obras literárias destinadas a este público-alvo. Para mais informações sobre o espaço, acesse aqui o regulamento.

Qual o horário de funcionamento das bibliotecas da UCS?

  • Acesse os horários de atendimento do Sistema de Bibliotecas e Arquivo Central, clicando AQUI.

Qual o valor da multa?

  • O valor da multa é de R$ 2,00 por dia para cada material. Para mais informações acesse o regulamento.

Como posso pagar a multa?

  • Atualmente, no ato da devolução dos livros atrasados, você pode optar entre o pagamento por meio de boleto ou pela negociação diretamente no balcão da biblioteca.
    O boleto é gerado no balcão de empréstimos da biblioteca, para valores superiores a R$ 3,00, com vencimento para 48 horas.
    A negociação consiste na substituição do valor da multa por livros novos, indicados pela biblioteca. A negociação está disponível para multas superiores a R$ 60,00.

A multa pode ser paga por outra pessoa?

  • Sim. Para isto basta que a pessoa saiba seu número de cadastro/matrícula, para que seja emitido o boleto referente à multa. O boleto poderá ser emitido em qualquer uma das bibliotecas da UCS.

A multa é cobrada também nos finais de semana e feriados?

  • Não. A multa incide apenas nos dias em que há expediente na biblioteca.

Posso pagar a multa com doação de qualquer livro?

  • Não. São aceitos apenas títulos indicados por meio de negociação. Entre em contato conosco para receber a indicação de título adequada com o valor da multa.

Estou com multa pendente, posso realizar a renovação dos outros materiais?

  • Não. Multas pendentes ou materiais em atraso impedem empréstimos ou renovações.

As bibliotecas prestam orientação referente à normalização de trabalhos acadêmicos?

  • As bibliotecas oferecem o serviço de orientação para a normalização de trabalhos acadêmicos, de acordo com o "Guia para elaboração de trabalhos acadêmicos".
    Você também poderá solicitar o serviço de "Dúvidas? Pergunte ao bibliotecário!". Saiba mais aqui.
    As dúvidas também podem ser encaminhadas pelo e-mail biblioteca@ucs.br, WhatsApp +55 54 99704-4642, pelas redes sociais (Facebook, Twitter e Instagram), ou por meio de agendamento de horário pelo telefone (54) 3218-2423.

Onde encontro artigos científicos?

  • Há artigos científicos no Portal de Periódicos CAPES e nas Bases de Dados assinadas pela UCS, que contêm milhares de artigos de renomadas fontes, com conteúdo atualizado e com destacado fator de impacto, além de livros e normas.

Como faço para acessar as Bases de Dados pela rede da UCS?

Para acessar as Bases de Dados pela rede da UCS, no site da biblioteca é preciso clicar no link Bases de Dados e, em seguida, selecionar o Portal de Periódicos CAPES ou uma das bases de dados assinadas pela UCS.

Para acessar as Bases de Dados por intermédio do UCS Virtual:

  • acessar o UCS Virtual;
  • clicar no link Biblioteca;
  • clicar no link Bases de Dados e, em seguida, selecionar o Portal de Periódicos CAPES ou uma das bases de dados assinadas pela UCS.

Como faço para acessar em casa as Bases de Dados assinadas pela UCS?

  • Para ter acesso às Bases de Dados, fora da rede da UCS, é preciso fazer a configuração do proxy em um navegador da internet no seu computador, de acordo com as orientações disponíveis nos vídeos tutoriais do Canal do Sistema de Bibliotecas da UCS, no YouTube.

Como faço para acessar em casa o Portal de Periódicos CAPES?

  • Para acessar o conteúdo do Portal de Periódicos CAPES fora da rede da UCS, você deve fazer o acesso via CAFe, conforme as orientações a seguir:
    - clicar no link para acessar a página da CAFe;
    - Seguir a orientação do tutorial disponível em: https://goo.gl/GYEm21, a partir do item 3;
    - Utilizar seu usuário/login e a senha do UCS Virtual, mas digite seu usuário/login sem a extensão "@ucs.br" e escrito todo em letras minúsculas.
    O acesso ao Portal de Periódicos CAPES pelo CAFe é possível apenas para pessoas com vínculo ativo com a UCS (alunos matriculados, professores e funcionários).

Como realizar a pesquisa no catálogo do Sistema de Bibliotecas?

  • Pesquisas no catálogo do Sistema de Bibliotecas podem ser feitas através da internet. Para realizar pesquisa, você pode acessar os tutoriais em vídeo, em nosso canal no YouTube, ou seguir os passos abaixo:
    Para acessar o catálogo através do site da Biblioteca:
    - acessar a site da UCS;
    - clicar em Biblioteca;
    - no site da Biblioteca clicar em Consulta ao Catálogo;
    - no catálogo, basta clicar na caixa de texto, digitar o termo para a pesquisa, selecionar os filtros e clicar em pesquisar.

    Para acessar o catálogo através do UCS Virtual:
    - acessar o UCS Virtual;
    - no menu Navegação, clicar em Biblioteca;
    - clicar em Consulta ao Catálogo;
    - no catálogo, basta clicar na caixa de texto, digitar o termo para a pesquisa, selecionar os filtros e clicar em pesquisar.
    Para verificar se existem exemplares disponíveis, clicar no título, anotar o número de chamada e dirigir-se ao acervo para localizar o material na prateleira.
    Para empréstimo, dirigir-se com os materiais selecionados até o balcão de empréstimo, apresentando cartão e senha.
    Existem atalhos para o catálogo no Blog do Sistema de Bibliotecas da UCS ou diretamente em www.biblioteca.ucs.br.

Como faço para acessar os e-books por meio do Catálogo do Sistema de Bibliotecas

  • Para acessar os e-books - Livros Digitais, utilizando o atalho do nosso catálogo, você deve clicar no ícone que apresenta um cadeado , à esquerda do título.
    Após isso, surgirá uma tela de login, em que deve digitar seu usuário e senha do UCS Virtual.
    Clicar em login. Logo o livro abrirá na sua tela.
    É importante desativar o bloqueador de Pop-ups.
    O conteúdo dos e-books é restrito aos alunos da UCS.

Como faço para acessar as Normas Técnicas por meio do catálogo do Sistema de Bibliotecas?

  • Para acessar as Normas Técnicas utilizando o atalho do catálogo, você deve seguir os passos abaixo:
    1) acesse o catálogo on-line e digite a norma técnica no campo de pesquisa. Depois, clique em "Pesquisar";
    2) acima dos resultados da pesquisa, clique na aba "Normas Técnicas". Essa aba mostra apenas as normas técnicas da Target GEDWeb. Mas fique atento à situação das normas:
    Quando o ícone está azul (), você tem acesso ao "Documento completo"
    Quando o ícone está cinza (), significa "Documento não disponível". Neste caso, a norma foi cancelada.
    Quando o ícone está vermelho (), significa que você terá acesso ao "Documento parcial", ou seja, apenas a visualização da capa da norma.
    3) para acessá-la, é necessário que você tenha vínculo ativo com a Universidade. No campo Cadastro e senha, informe o seu usuário e senha do UCS Virtual;
    4) após, abrirá a página da Target GEDWeb com a norma escolhida.

Este acesso permite que você visualize as normas fora da Universidade.

Como faço para acessar os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), Teses e Dissertações por meio do catálogo do Sistema de Bibliotecas?

  • Para acessar um arquivo diretamente pelo catálogo, você deve procurar pelo autor, título ou assunto desejado e quando encontrar o resultado, clicar no botão "on-line" que aparece logo à esquerda da capa do documento. Fazendo isso você será redirecionado para a página do arquivo no Repositório Institucional.

    Mas atenção! Nem todos os trabalhos do repositório têm acesso completo aos seus documentos por questões de confidencialidade. Você pode conferir qual a disponibilidade do trabalho clicando em cima do nome dele no catálogo, e olhando a restrição de acesso.

Como faço para efetuar a renovação?

  • No site do Sistema de Bibliotecas, você deve acessar o ícone "Renovação". Digite seu usuário e senha do UCS Virtual. Após, no ícone "Empréstimos", selecione o item "Renovação", marque a caixa ao lado de "Exemplar" para selecionar todos os itens e clique no botão "Gravar".
    Também pode realizar a renovação através do UCS Virtual. No menu de navegação, clicar em Biblioteca e em "Renovação e Reserva".
    Importante:
    Confira os materiais renovados e suas datas de devolução. Quando algum item não for renovado, de acordo com o procedimento de renovação, leia atentamente a mensagem indicando o motivo.
    Sempre enviar o comprovante de renovação para seu e-mail cadastrado como Preferencial no UCS Virtual.
    O serviço de renovação não é efetuado por e-mail, telefone ou WhatsApp.

Quantas vezes posso renovar meu material bibliográfico?

  • Cada usuário pode renovar seus materiais bibliográficos por até dezenove (19) vezes, ou até que sejam reservados por outro usuário.
    O serviço de renovação não é efetuado por e-mail, telefone ou WhatsApp.

Para fazer a renovação nos terminais das bibliotecas preciso trazer os livros?

  • Não. Porém faça sua renovação com antecedência, pois, em caso de reserva, não poderá renová-lo, ou seja, terá que devolvê-lo na data de vencimento.

Posso realizar a renovação dos materiais bibliográficos, se algum estiver em atraso?

  • Não. O serviço de renovação fica indisponível quando o usuário possui algum material bibliográfico atrasado ou boleto vencido.

Posso renovar meu material se estiver com reserva?

  • Não. Materiais com reservas não podem ser renovados.

Onde solicito o recibo de renovação?

  • O recibo de renovação é encaminhado quando o usuário efetua uma renovação e escolhe a opção "Enviar recibo por e-mail" ou "Imprimir". Esses e-mails não são arquivados no Sistema da Biblioteca, já que é opcional o envio do comprovante.

Posso realizar a renovação por telefone?

  • Não, pois é necessário no ato da renovação (pessoalmente ou pela internet), que o usuário digite sua senha pessoal e intransferível, no Sistema de Empréstimo.

Perdi o material bibliográfico que retirei na biblioteca. O que devo fazer?

  • Você deve ressarcir a biblioteca com um exemplar idêntico (mesmo título, autor, editora e edição) ou com edição mais atualizada da mesma obra. Se o material estiver esgotado no mercado editorial, a biblioteca reserva-se o direito de optar entre estabelecer o valor da indenização ou exigir reposição por obra similar existente no mercado. Dirija-se a uma das bibliotecas da UCS para negociar o prazo para reposição da obra.
    Para sacolas, equipamentos e jogos, entre em contato com a biblioteca através do e-mail biblioteca@ucs.br, telefone +55 54 3218-2423, WhatsApp +55 54 99704-4642 ou pelas redes sociais (Facebook, Twitter e Instagram).

Como proceder em caso de furto ou roubo do material bibliográfico?

  • Você deve ressarcir a biblioteca com um exemplar idêntico (mesmo título, autor, editora e edição) ou com edição mais atualizada da mesma obra. Se o material estiver esgotado no mercado editorial, a biblioteca reserva-se o direito de optar entre estabelecer o valor da indenização ou exigir reposição por obra similar existente no mercado. Dirija-se a uma das bibliotecas da UCS para negociar o prazo para reposição da obra. Para sacolas, equipamentos e jogos, entre em contato com a biblioteca através do e-mail biblioteca@ucs.br, telefone +55 54 3218-2423, WhatsApp +55 54 99704-4642 ou pelas redes sociais (Facebook, Twitter e Instagram).
  • O boletim de ocorrência isenta do pagamento de uma eventual multa, mas não isenta da reposição da obra que estava emprestada em seu nome. Para sacolas, equipamentos e jogos, entre em contato com a biblioteca através das redes sociais, do e-mail biblioteca@ucs.br ou do WhatsApp.

O que é um repositório institucional?

  • O repositório institucional é uma plataforma digital que visa organizar, armazenar, gerenciar, preservar, recuperar e disseminar documentos em formato digital produzidos no âmbito das atividades da Instituição.

O que é o Repositório Institucional da UCS?

  • Repositório Institucional da UCS é uma plataforma digital de produção intelectual da universidade que reúne, preserva, organiza, divulga e facilita o acesso às produções científicas da instituição.

Como o Repositório Institucional da UCS está organizado?

  • O conteúdo do Repositório Institucional da UCS está organizado por coleções de materiais de caráter técnico-científico provenientes das atividades do corpo discente, docente e administrativo da UCS e de demais órgãos com os quais a instituição colabora ou dos quais é parceira. As coleções são organizadas, preservadas e distribuídas pelo Repositório Institucional da UCS.

Quais documentos são disponibilizados no Repositório Institucional da UCS?

  • São disponibilizados no Repositório Institucional da UCS a produção intelectual criada por ao menos uma pessoa vinculada à universidade, tais como:
    - livros;
    - teses de doutorado;
    - dissertações de mestrado;
    - trabalhos de conclusão de curso;
    - documentos institucionais.

Como faço para depositar o meu Trabalho de Conclusão de Curso no Repositório Institucional da UCS?

Em que formato devo submeter o arquivo do meu documento no Repositório Institucional da UCS?

  • Os documentos submetidos no Repositório Institucional da UCS devem estar de acordo com os seguintes critérios:
    - Arquivo digital, em formato PDF, em arquivo único, com tamanho máximo de 20MB.
    - Os arquivos não devem estar criptografados e nem conter chaves de proteção que restrinjam o acesso ao conteúdo a ser publicado no Repositório Institucional.
    - Caso haja arquivos de som, imagem e/ou vídeo siga as orientações descritas no tutorial para submissão de arquivos multimídia.

Quem pode acessar os documentos do Repositório Institucional da UCS?

  • O Repositório Institucional da UCS é uma plataforma digital de acesso aberto, permitindo a qualquer pessoa realizar a consulta e/ou download dos documentos nele depositados. A única restrição se aplica a alguns documentos cujo acesso ao texto completo está restrito durante um período definido pelo autor (período de embargo).

Por que não consigo acessar um documento que está bloqueado?

  • Porque alguns documentos não podem ter seu texto completo disponibilizado no Repositório Institucional da UCS devido às restrições de direitos autorais impostas pelos publicadores.

Depois de publicado, posso retirar o documento do Repositório Institucional da UCS?

  • Todas as produções podem ser retiradas do Repositório Institucional da UCS por seus autores, a qualquer tempo, devendo o autor preencher e assinar o formulário de solicitação para retirada e não divulgação de produção intelectual,? documento disponibilizado on-line. Após o recebimento do formulário que deverá estar assinado pelo autor, os responsáveis pelo Repositório Institucional da UCS farão a retirada do documento/arquivo.

Quem pode publicar no Repositório Institucional da UCS?

  • Somente a comunidade acadêmica vinculada à Universidade de Caxias do Sul pode publicar no Repositório Institucional da UCS.

É necessário entregar a versão impressa do meu Trabalho de Conclusão de Curso, Dissertação ou Tese mesmo submetendo o arquivo digital no Repositório Institucional da UCS?

  • Não. De acordo com a Política de Desenvolvimento de Coleções do Sistema de Bibliotecas da UCS não serão recebidas e incorporadas no acervo as produções impressas como Trabalho de Conclusão de Curso, Dissertações ou Tese.

Posso alterar/substituir o Trabalho de Conclusão de Curso no Repositório Institucional da UCS após a publicação?

  • Não. O documento depositado no Repositório Institucional da UCS deve ser a versão final e definitiva, incluindo as correções feitas pela banca. Caso seja realmente imprescindível, é possível incluir uma errata junto ao registro correspondente do TCC para as correções gráficas dos elementos textuais e pós-textuais.

Com quem devo entrar em contato para obter informações sobre o Repositório Institucional da UCS?

  • Para ter mais informações sobre o Repositório Institucional da UCS você deve entrar em contato pelo e-mail biblioteca@ucs.br, telefone +55 54 3218-2474 ou WhatsApp +55 54 99704-4642.

Como faço para solicitar reserva de algum material bibliográfico?

  • A reserva só é possível, quando todos os exemplares do livro desejado estiverem emprestados.
    Para efetuar a reserva devem ser seguidas as etapas descritas abaixo:
    - no site da biblioteca, clicar na opção consulta ao catálogo;
    - pesquisar o material de interesse;
    - verificar se todos os exemplares estão emprestados e clicar na opção Reserva;
    - digitar seu usuário e senha do UCS Virtual na biblioteca. Preencher corretamente o formulário e clicar em confirmar.

Como saber se o material bibliográfico reservado está disponível para retirada?

  • O usuário receberá um aviso no UCS Virtual e por e-mail será informado de que o material bibliográfico estará disponível por 24 horas.
    Para verificar sua reserva, no site da Biblioteca, acessar o ícone "Renovação".
    Digitar seu usuário e senha do UCS Virtual na Biblioteca. Após, no ícone "Empréstimos", selecionar o item "Reservas".
    Também pode verificar suas reservas através do UCS Virtual. No menu de navegação clicar em "Biblioteca" e em "Renovação e Reserva".

Por quanto tempo o material bibliográfico que reservei ficará disponível após sua liberação?

  • O material bibliográfico reservado ficará disponível para o usuário durante 24 horas, após liberação, na biblioteca de origem. Ao término deste prazo, o sistema automaticamente cancela a reserva e passa para o próximo da lista de espera, não gerando multa alguma para o usuário que deixou de retirar a reserva no prazo.
    As reservas devem ser retiradas no Balcão de Empréstimo.

Posso cancelar a minha reserva?

  • Sim. No site da biblioteca, acessar o ícone "Renovação". Digitar seu usuário e senha do UCS Virtual na Biblioteca. Após, no ícone "Empréstimos", selecionar o item "Reservas" e cancelar as reservas que desejar.
    Também pode cancelar sua reserva através do UCS Virtual. No menu de navegação, clicar em Biblioteca e em "Renovação e Reserva"

Como funciona o empréstimo das sacolas?

  • As sacolas podem ser emprestadas, assim como os demais materiais bibliográficos. Podem ter seu empréstimo renovado pelo sistema. Para retirá-las basta solicitar no balcão de empréstimo. O atraso na devolução das sacolas acarretará em cobrança de multa.

Como faço para retirar os jogos?

  • As Bibliotecas da UCS disponibilizam em seu acervo jogos recreativos como Quebra-cabeça, Xadrez, Dama e Trilha, Torre de equilíbrio e Uno. O empréstimo é local e pode ser solicitado no balcão de empréstimo. Os jogos recreativos que pertencem ao Espaço infantojuvenil não são emprestados no sistema. Para saber mais acesse o regulamento para o empréstimo de jogos recreativos.

Como funciona o empréstimo dos equipamentos e de materiais não bibliográficos?

  • Algumas bibliotecas da UCS disponibilizam, em seu acervo, equipamentos e materiais não bibliográficos, como fones de ouvido, cabos HDMI e USB, entre outros. O empréstimo é local e pode ser solicitado no balcão de empréstimo.

Quais são os serviços oferecidos pelas Bibliotecas da UCS?


O Sistema de Bibliotecas da UCS oferece os seguintes serviços: