Universidade de Caxias do Sul
Uma Instituição Comunitária de Educação Superior (ICES).

Informes da Reitoria

MARÇO 2017 Clique nas imagens para ampliá-las.

UCS coordena, por dois anos, Fórum Gaúcho de Instituições de Ensino Superior com Ações Voltadas para o Envelhecimento.

O Reitor Evaldo Kuiava participou, no início da tarde desta terça-feira, da cerimônia de transmissão da coordenação do Fórum Gaúcho de Instituições de Ensino Superior com Ações Voltadas para o Envelhecimento, para o biênio 2017- 2018. Por dois anos, a UCS, por meio do Programa UCS Sênior, estará à frente deste Fórum, que reúne 17 instituições gaúchas de Ensino Superior com Ações Voltadas para o Envelhecimento. [ Leia mais. ]

Publicado em 28/03/2017 | Foto: Claudia Velho

Estudantes de Direito recebem edição customizada do Vade Mecum.

Edição foi viabilizada através de parceria entre a UCS e a editora Revista dos Tribunais, a mais importante da área jurídica do país.


Hoje pela manhã, o reitor Evaldo Kuiava, o diretor da Área das Ciências Jurídicas, professor Edson Dinon Marques, e os coordenadores dos cursos de Direito estiveram no Bloco 58 para fazer a entrega aos estudantes da edição customizada - com logotipia da UCS e apresentação do reitor Evaldo Kuiava - do Vade Mecum, principal compêndio sobre a legislação geral brasileira, incluindo a Constituição Federal, códigos, legislações complementares, estatutos e súmulas de tribunais superiores, entre outras leis.

Publicado em 28/03/2017 | Foto: Claudia Velho

Reitor e professores da área da Saúde recebem a Láurea João Florentino Meira de Vasconcellos de Inovação Farmacêutica.

O reitor Evaldo Kuiava e os professores Diego Gnata, Bárbara Catarina de Antoni Zoppas e Rita Maria Callegari Basso receberam na manhã de hoje, a Láurea João Florentino Meira de Vasconcellos de Inovação Farmacêutica, instituída pela Academia Nacional de Farmácia. A cerimônia ocorreu durante a oficina desenvolvida por representantes da Associação Nacional de Farmácia que tratou de "Inovação Farmacêutica e Propriedade Intelectual".

Segundo os organizadores, a láurea foi instituída para prestigiar os profissionais que, reconhecidamente, se destacam em atividades de prestação de serviços, produção científica, disseminação do conhecimento, e empreendedorismo na área de Ciências Farmacêuticas e afins.

Publicado em 27/03/2017 | Foto: Claudia Velho

Reunião com o Conselho da Unidade do Campus Universitário da Região dos Vinhedos.

Foi realizado na tarde desta quinta-feira (23) o primeiro encontro do ano entre a Reitoria da UCS e o Conselho da Unidade do Campus Universitário da Região dos Vinhedos. A atividade faz parte de uma programação voltada para fortalecer a integração das unidades com a administração superior da Universidade e realizar o acompanhamento das atividades que visam responder às diretrizes do Planejamento Estratégico Institucional.

Durante o encontro foi entregue aos acadêmicos do Direito - ingressantes e formandos - Vade Mecum, principal compêndio sobre a legislação geral brasileira, incluindo a Constituição Federal, códigos, legislações complementares, estatutos e súmulas de tribunais superiores, entre outras leis. A edição personalizada é resultante da parceria entre a UCS e a editora Revista dos Tribunais, a mais importante da área jurídica do país. A publicação recebeu uma edição customizada, com inclusão de logotipia da UCS e de apresentação do reitor Evaldo Kuiava.


Confraternização


Aproveitando a visita da Reitoria e a presença dos gestores, professores e acadêmicos do CARVI, foi realizado um coquetel de confraternização entre os representantes da UCS e da Fundação Educacional da Região dos Vinhedos (FERVI), parceira histórica da Universidade na implantação e manutenção da educação de nível superior naquela região.

Publicado em 24/03/2017 | Foto: Paula Larentis

Presidente do Consuni recebe proposta de atualização do Estatuto e do Regimento da Universidade.

Entrega foi feita na manhã desta quinta-feira (23), durante reunião extraordinária do Conselho Universitário ao reitor Evaldo Kuiava. A intenção é que a nova versão do Estatuto e do Regimento possa ser implementada no ano das comemorações do cinquentenário da Universidade.

A revisão e atualização do Estatuto e do Regimento da Universidade de Caxias do Sul foi uma das principais propostas anunciadas pela atual Reitoria ao assumir a gestão da Universidade em maio de 2014, visto que esses documentos, com poucas alterações posteriores, foram instituídos nos anos de 1970, e em muitos aspectos necessitavam de adequações frente ao cenário externo e interno da educação superior. Durante pouco mais de dois anos, uma Comissão designada pelo reitor Evaldo Kuiava trabalhou para fazer as adequações necessárias e deixar esses documentos em consonância com o conjunto de princípios e diretrizes que regem a Instituição. [ Leia mais.]

Publicado em 23/03/2017

Reitor recebe doutorandos que vão para o exterior com bolsas do Programa Doutorado-Sanduíche da CAPES.

O reitor Evaldo Kuiava e a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação Nilda Stecanela conduziram, na tarde desta quarta-feira, dia 22 de março, um encontro com os estudantes dos programas de pós-graduação em Administração, Biotecnologia, Educação, Engenharia e Ciência dos Materiais, e Turismo e Hospitalidade que foram contemplados com bolsas de estudo em universidades estrangeiras pela Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

A reunião teve como objetivo conhecer os doutorandos e desejar-lhes sucesso nas atividades nas instituições estrangeiras. Na oportunidade, tanto o reitor como a pró-reitora testemunharam a própria experiência vivenciada em seus doutorados, respectivamente, na Alemanha e em Portugal. [Saiba mais.]

Publicado em 22/03/2017 | Foto: Claudia Velho

Reitoria inicia encontros com os conselhos das unidades universitárias.

Com a reunião no Campus Universitário de Vacaria, na última quinta-feira, dia 16 de março, a Reitoria deu início à programação de reuniões com os conselhos das unidades universitárias, que se estenderá durante todo o ano, visando à integração das unidades universitárias com a administração superior da Universidade e o acompanhamento das atividades que visam responder às diretrizes do Planejamento Estratégico.

Prestação de serviços
Durante o encontro, foi assinado um contrato de prestação de serviços entre a UCS e o Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública de Vacaria (CONSEPRO) que prevê a elaboração, pela Universidade, do Plano Diretor da Bacia de Captação de Água Bruta do Município de Vacaria - Arroio Chácara, que abriga o manancial de captação utilizado para abastecimento de água da cidade.

De acordo com o contrato, os técnicos da Universidade realizarão estudos envolvendo "o diagnóstico e prognóstico da área, possibilitando definir alternativas de curto, médio e longo prazo, permitindo estabelecer diretrizes para utilização dos recursos hídricos além de orientar a tomada de decisão, de modo a produzir os melhores resultados econômicos, sociais e ambientais.

Bento Gonçalves
Na tarde desta quinta-feira, dia 23, a reunião será com o Conselho do Campus Universitário da Região dos Vinhedos, quando também será realizada uma confraternização com os representantes da Fundação Educacional da Região dos Vinhedos (FERVI).

Publicado em 21/03/2017 | Fotos: Paulo Pavan e Carine Pavan

Assinado convênio entre Fundação Universidade de Caxias do Sul e a Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos.

A realização de um curso de Especialização em Educação Bilíngue para Surdos é uma das ações contempladas no Acordo de Cooperação, assinado na terça-feira (14) entre a Fundação Universidade de Caxias do Sul e a Federação Nacional de Educação e Integração de Surdos (FENEIS).

A cerimônia de assinatura foi realizada no Gabinete do Reitor e teve a participação da coordenadora da Pós-Graduação Lato Sensu (Especializações e MBAs), Juliana Raquel de Souza Luchesi, e a professora Flávia Machado, que irá coordenar o curso de especialização na área. Pela FENEIS, estavam presentes o diretor regional, Carlos Roberto Martins, e o coordenador de Desenvolvimento Profissional, Jeferson Gonçalves.

Publicado em 16/03/2017 | Foto: Claudia Velho

Gestores administrativos e acadêmicos participam de Programa de Qualificação

Os gestores administrativos e acadêmicos participaram, na última segunda-feira, dia 13, no auditório do Bloco H, do primeiro encontro Programa de Qualificação dos Gestores, que tem como objetivo qualificar a gestão por meio da formação e desenvolvimento contínuo, buscando a melhoria da qualidade dos serviços prestados pela Instituição. A atividade, coordenada pela Gerência de Recursos Humanos, foi aberta pelo reitor Evaldo Kuiava, que apresentou as grandes linhas que nortearão o Programa.

O Programa de Qualificação dos Gestores da UCS alinha-se com a visão de futuro ao favorecer a elevação da efetividade dos gestores e, consequentemente, contribuir para que as ações empreendidas pela Instituição alcancem os propósitos e resultados pretendidos para o atendimento dos anseios e necessidades de sustentabilidade.

Publicado em 15/03/2017 | Fotos: Claudia Velho

Hospital Geral recebe certificado no nível máximo da Acreditação Hospitalar.

A cerimônia de entrega do certificado de Acreditação Hospitalar, no nível III (de excelência em gestão) ao Hospital Geral de Caxias do Sul, nesta sexta-feira, 10 de março, foi marcada pela presença de autoridades políticas federais, estaduais, regionais e comunidade. Eles prestigiaram o momento em que a diretora de Avaliação e Certificação do Instituto Brasileiro de Excelência em Saúde (IBES), Vanice Costa, fez a entrega do certificado ao governador José Ivo Sartori, ao reitor Evaldo Antonio Kuiava e ao diretor-geral do Hospital Geral, Sandro de Freitas Junqueira.

Para o reitor, que também representava o presidente do Conselho Diretor da FUCS, Ambrósio Luiz Bonalume, "o ano de 2017 torna-se especial para a Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS): além de uma de suas mantidas, a Universidade, estar completando 50 anos, vivemos os resultados dos serviços de excelência prestados pelo Hospital Geral. Para a Universidade é uma honra ter seu hospital-escola o hospital da região. A gestão do Hospital, que cabe à Fundação Universidade de Caxias do Sul, não é simples, mas possível de se manter a partir da parceria com o Governo do Estado".

Publicado em 10/03/2017 | Foto: Claudia Velho

UCS 50 Anos: homenagens da comunidade regional.

A Reitoria continua recebendo homenagens da comunidade regional alusivas ao aniversário de 50 anos de criação da Universidade, comemorados no dia 10 de fevereiro. Representando a Câmara Municipal de Nova Roma do Sul, a vereadora Odete Araldi Bortolini entregou ao reitor Evaldo Kuiava, nesta da sexta-feira, um documento assinado por todos os vereadores expressando o agradecimento pela contribuição que a Universidade dá "à formação humana e ao desenvolvimento regional".

No dia 7 de março, uma equipe da RBS, liderada pelo diretor da Unidade Caxias, Leonardo Persico, visitou a Reitoria para entregar uma placa comemorativa que ressalta a parceria com a Universidade e enaltece "os 50 anos de trabalho transformador por meio da educação e de projetos que contribuem no desenvolvimento regional".

Publicado em 10/03/2017 | Foto: Lisele Taufer

Ex-reitor Isidoro Zorzi completa 50 anos como professor da UCS.

Para comemorar a data, o professor Zorzi foi recebido, no Gabinete da Reitoria, por autoridades acadêmicas e colaboradores da Instituição.

Com 50 anos de atuação como professor da Universidade de Caxias do Sul, o ex-reitor Isidoro Zorzi foi recepcionado na manhã desta sexta, dia 3, no Gabinete da Reitoria, em virtude da passagem da data.

Zorzi ingressou formalmente na instituição em 1º de Março de 1967, apenas duas semanas após a instalação da UCS (em 15 de fevereiro), e se mantém em atividade desde então, o que, como lembrou o reitor em exercício Odacir Graciolli (o reitor Evaldo Kuiava encontra-se em viagem de estudos), constitui-se em um caso único na Universidade.

Na ocasião, o professor recordou o início de suas atividades na instituição, incluindo o primeiro dia de aula da primeira disciplina que lecionou: 'Doutrina Social da Igreja', do curso de Filosofia. O presidente da Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS), Ambrósio Luiz Bonalume, e funcionários que atuaram com Zorzi durante sua gestão à frente da Reitoria (2006-2014), participaram do encontro.

Como recordação pela data, o professor recebeu das mãos do reitor em exercício e do presidente da Fundação uma estatueta da série 'Pombas', produzida pelo escultor gaúcho João Bez Batti especialmente para a UCS, e que desde 2008 configura-se em presente conferido pela instituição em ocasiões comemorativas ou solenes.

Publicado em 06/03/2017 | Fotos: Lisele Taufer