Universidade de Caxias do Sul
Uma Instituição Comunitária de Educação Superior (ICES).

Informes da Reitoria

DEZEMBRO 2016 Clique nas imagens para ampliá-las.

Universidade recebe certificado de Amigo da Federação de Atletismo do Estado do Rio Grande do Sul

A Universidade de Caxias do Sul foi homenageada com o certificado Amigo da Federação de Atletismo do Estado do Rio Grande do Sul (Faergs), durante solenidade, realizada no dia 25 de novembro, na cidade de Mato Leitão. Além da entrega do Troféu Faergs 2016 a atletas, treinadores e árbitros, a entidade também destacou com o título Amigo da Faergs 2016 as entidades e pessoas que colaboraram com a Federação ao longo da última temporada.

Publicado em 22/12/2016 | Foto: Claudia Velho

Reitor anuncia, no Natal em Família na UCS, a abertura das comemorações do Cinquentenário da Universidade.

Cerca de 4 mil pessoas assistiram e se comoveram com as apresentações da Orquestra Sinfônica e do Coros da UCS e de convidados especiais como o Grupo de Teatro Quiquiprocó, o Coro Sinfônico da Orquestra de Porto Alegre, os solistas Cíntia de Los Santos (soprano), Ângela Diel (mezzo-soprano), Roger Scarton (tenor) e Daniel Germano (baixo), e os acadêmicos do curso de Tecnologia em Dança.

Veja todas as fotos.

O reitor Evaldo Kuiava deu as boas-vindas ao público que veio prestigiar o evento especial de natal da Universidade de Caxias do Sul, realizado na noite desta quinta-feira, dia 15, no Campus-Sede. Mesclando a tradição das músicas natalinas com o encantamento do Auto de Natal e a magia da dança e dos fogos de artifício, o evento foi um momento de confraternização entre a Instituição e a comunidade que lhe dá sustentação e para a qual todas as ações institucionais são direcionadas.

O momento foi também escolhido pelo reitor para anunciar a abertura das comemorações do Cinquentenário da UCS, com o lançamento do Hino da Universidade, executado pela Orquestra Sinfônica e o Coro da Universidade, o lançamento do Selo e do VT Comemorativo. "Escolhi iniciar as comemorações desta data tão singular, neste encontro de família, de Natal, porque a família, a espiritualidade, os valores e a formação humana de excelência são elementos fundantes dessa Instituição Comunitária".

Em 10 de fevereiro de 2017, comemoram-se os 50 anos de implantação da Universidade de Caxias do Sul e, Durante todo o ano de 2017 será realizada uma programação especial que celebrará essa data tão significativa para um contingente imenso de pessoas, organizações e comunidades que se beneficiaram - e beneficiam - do conhecimento gerado pela Universidade. [ Saiba mais sobre as comemorações do Cinquentenário da UCS.]

"Nesta bela noite, temos, juntos, algo importante a fazer: iniciar a celebração do cinquentenário de uma Instituição que escreveu e escreve páginas importantes da história de Caxias do Sul e região. Por isso, 2017 será um ano de voltar às páginas iniciais dessa história, de rememorar os primeiros esforços, as primeiras conquistas, os acontecimentos marcantes, as pessoas que fizeram a UCS ser uma Instituição de renome nacional e internacional. Hoje, a UCS detém o 2.º lugar nacional em Inovação e o 5.º lugar em Pesquisa, entre todas as universidades comunitárias e privadas do Brasil. A celebração do cinquentenário com toda a certeza é um momento de gratidão".

Em sua fala, o reitor também prestou homenagem aos fundadores da UCS, o Doutor Virvi Ramos, Dom Benedito Zorzi e o Prefeito à época, Sr. Hermes João Webber, que "com o apoio das forças vivas desta cidade, criaram uma Instituição que cresceu e já formou cerca de 100 mil pessoas, que carregam consigo a luz do conhecimento e a marca da Universidade"

O reitor também fez um agradecimento especial à Comissão dos Festejos dos 50 anos, "que com dedicação, organizou uma excelente programação da qual a comunidade poderá participar ativamente". E concluiu: "Terei oportunidade, ainda, ao longo do ano, de agradecer a todos que ajudaram e ajudam a construir uma Universidade que mantém com tenacidade a sua missão de produzir, sistematizar e socializar o conhecimento com qualidade e relevância para o desenvolvimento sustentável".

Publicado em 15/12/2016 | Fotos: Claudia Velho e Lais Dal Picolli

Reitor recebe representantes do Consulado Americano em São Paulo.

A vice-cônsul Sarah Ashby (na foto à esquerda) e a assistente Consular Renata Mutti, do consulado dos Estados Unidos em São Paulo, estiveram na UCS, nesta quinta-feira (8), quando foram recebidas pelo reitor Evaldo Kuiava. Além de informar à comunidade acadêmica procedimentos sobre o processo de solicitação de visto para entrada nos EUA, elas conheceram a Instituição e agradeceram pela hospitalidade com que foram recebidas, elogiando a organização e a abrangência da Universidade.

Ainda na UCS, elas participaram do curso "Visto Americano Sem Segredos", promovido pela Associação Brasileira das Agências de Viagens em parceria com a UCS Escola de Viagens, que reuniu agentes de viagens e estudantes do curso de Bacharelado em Turismo. Elas também participaram de outra atividade, direcionada diretamente à comunidade acadêmica e promovida pelo Programa UCS Internacional para tratar especificamente sobre vistos de estudos.

Publicado em 09/12/2016 | Foto: Claudia Velho

Parceria entre UCS e Clube Recreio da Juventude lança Escola de Música RJ/UCS e formação de Orquestra Jovem.

O reitor Evaldo Kuiava formalizou, na última terça-feira, a parceria com o Clube Recreio da Juventude para a criação da Escola de Música RJ/UCS, que contará com oficinas de músicas e a realização de concertos oficiais.

A parceria foi firmada durante o último evento do ano do "Terça Cult", promovido pelo Recreio da Juventude, que contou com a apresentação do Quarteto de Cordas da Orquestra Sinfônica da UCS. [ Saiba mais. ]

Publicado em 08/12/2016 | Foto: Cristina Nora Calcagnotto

Cerimônia marca a titulação de novos mestres e doutores

Na cerimônia de titulação que reuniu os novos mestres e doutores pela UCS, realizada na última sexta-feira, dia 2 de dezembro, o reitor Evaldo Kuiava enfatizou que, numa universidade, "busca-se, além de uma preparação científica e técnica, uma formação universal, que prepara não só pessoas para o mercado de trabalho, mas para serem capazes de se desenvolver plenamente em suas dimensões humanas. É pautada por este valor que a Universidade de Caxias do Sul se mantém alinhada à missão fundamental de produzir conhecimento, buscar e difundir a verdade, o saber, articulando ensino, pesquisa e extensão, com vistas ao bem-comum de toda a sociedade".

Essa foi a segunda edição do evento e que já passa a integrar o calendário acadêmico da Instituição. [ Saiba mais. ]

Publicado em 05/12/2016 | Foto: Rogério Mesquita/Foto Itália

Universidade recebe Prêmio Eureka de destaque em Rádio

As peças publicitárias da Campanha de Vestibular de Inverno de 2016 e do Programa de Línguas Estrangeiras receberam o Prêmio Eureka de Criatividade em Rádio, promovido pela Rede Sul de Rádios. Os certificados foram entregues na tarde desta sexta-feira (2) pelo gerente-geral da Rede Sul de Rádios, jornalista Evandro Fontana, em visita ao Gabinete do Reitor. Evandro Fontana e Rosmari Bortolini, gerente-comercial da Rede, foram recebidos pelo reitor Evaldo Kuiava e pelo chefe de Gabinete, Gelson Leonardo Rech.

Publicado em 02/12/2016 | Foto: Lisele Taufer

Reitor Evaldo Kuiava participa, no SIMECS, de evento de lançamento de livro de professor da UCS.

O professor do Centro de Ciências Sociais, Claudio Baltazar Corrêa de Mello, lançou, na tarde desta quinta-feira (1°), na sede do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul (SIMECS), o livro "Empreendedorismo e Desenvolvimento Econômico - As ações dos industriais de Caxias do Sul (1950-1970)". O livro tem origem na sua dissertação de Mestrado, defendida em 2014, no Programa de Pós-Graduação em Administração da UCS, com a orientação dos professores Eric Charles Henri Dorion e Vania Beatriz Merlotti Herédia.

O evento, organizado pelo SIMECS, foi prestigiado por autoridades acadêmicas, entre elas, a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Administração, Maria Emília Camargo; a diretora do Centro de Ciências Sociais, Maria Carolina Rosa Gullo; e o reitor Evaldo Kuiava, que falou aos presentes.

Docente dos cursos de Administração de Empresas e Comércio Internacional, Cláudio Baltazar Corrêa de Mello é doutorando em Administração (Associação UCS/PUCRS).

Publicado em 02/12/2016 | Foto: Camilo Siqueira





Campus-Sede:
Rua Francisco Getúlio Vargas, 1130
CEP 95070-560 - Caxias do Sul

Fone: +55 54 3218-2100

Endereços