A professora Daysi Lange, da Licenciatura e do Mestrado em História, que está, desde 2012, envolvida nas ações de elaboração e implantação do Pibid-UCS, acaba de assumir a coordenação institucional do Programa. Ela concedeu entrevista à equipe do site da UCS, onde destaca a importância do Programa para a UCS e para as escolas, esclarecendo alguns pontos do processo de implantação do Programa na UCS.
Como professora de um curso de Licenciatura e de um Mestrado, responsáveis pela formação de professores, como você avalia a iniciativa da CAPES/MEC de criar um programa nacional de incentivo à docência para a educação básica?
"O Pibid é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. Nesse sentido, objetivando articular o nosso contexto com os principais objetivos elencados pelo Programa em nível nacional, pretende-se realizar uma aproximação com as escolas de Educação Básica da rede pública, estadual e municipal, de Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Vacaria apresentando o projeto institucional e seus subprojetos como uma proposta de metodologia de ensino de aprendizagem cujo objetivo é a aproximação interacionista entre a Universidade e a Escola envolvendo professores, alunos, diretores, funcionários, pais e comunidade, de modo que todos possam se sentir parceiros da produção de conhecimento. Parte-se do princípio que os processos educativos mais dinâmicos exigem uma mudança de postura; de que o educando abandone uma atitude de mero espectador e do educador como transmissor de informações.
A Universidade de Caxias do Sul tem quase duas dezenas de cursos de Licenciatura, nas cidades de Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Vacaria. De que maneira o Pibid poderá fortalecer essa área de ensino dentro da Universidade?
Um passo importante foi dado. Conseguimos reunir a quase totalidade dos cursos de Licenciatura da UCS no Projeto Institucional que se desenvolverá nos próximos dois anos. Espera-se que com a implantação do Pibid-UCS possamos dar continuidade à valorização das licenciaturas, pois a UCS é a instituição de Ensino Superior do RS com a maior oferta de cursos de Licenciatura. O papel que a UCS vai estabelecer com os diferentes bolsistas e, consequentemente, com a Educação Básica através da formação de professores deverá ser pautado por estratégias de maior articulação e envolvimento permitindo que os diferentes sujeitos envolvidos nesse processo reflitam sobre o que estão fazendo e possam perceber sua atuação num contexto de maior desenvolvimento social e individual.
Como está sendo feito o contato com as secretarias de educação dos municípios e coordenadorias regionais de educação para envolver as escolas no Programa? Como está sendo a receptividade?
Estamos agendando ao longo do mês de janeiro e fevereiro reuniões com o objetivo de apresentar a proposta do Pibid-UCS. Nos encontros já realizados soubemos que muitas escolas já estão se oferecendo para entrar no projeto da UCS. A Capes recomenda que as instituições desenvolvam as atividades do Projeto em escolas: que tenham obtido Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) abaixo da média nacional e naquelas que tenham experiências bem sucedidas de ensino e aprendizagem, a fim de apreender as diferentes realidades e necessidades da Educação Básica e de contribuir para a elevação do Ideb, compreendendo-o nos seus aspectos descritivos, limites e possibilidades.
Cada curso/habilitação pode selecionar quantos alunos? Qual o valor da bolsa do aluno e por quanto tempo ele pode mantê-la? Quantas horas semanais ele deverá dedicar ao Programa?
Na elaboração do Pibid-UCS foi levado em consideração o contexto de cada licenciatura da UCS e da Educação Básica abrangida pela 4ªCRE-Caxias do Sul que abarca 14 municípios, pela 23ºCRE-Vacaria que abarca 9 municípios, pela 16ª CRE-Bento Gonçalves que abrange 24 municípios além de suas respectivas Redes Municipais.
Nesse sentido, levando em consideração a possibilidade da participação efetiva dos futuros bolsistas de iniciação à docência e do contexto da Educação Básica que enfrenta problemas relacionados à reprovação, abandono, distorção idade-série, a carência de espaços escolares cada subprojeto das licenciaturas envolvidas fez uma previsão de bolsistas participantes que variam entre 10, 12 e 15 alunos. O Pibid-UCS terá a duração de dois anos podendo reapresentar novo Projeto após este prazo. A bolsa de iniciação à docência, no valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais), terá duração de até 24 (vinte e quatro) meses, prorrogáveis por igual período, sendo que o bolsista deverá apresentar a disponibilidade de 32 (trinta e duas) horas mensais para dedicação às atividades do projeto.
O que se espera do aluno e do professor selecionados para participar do Programa? Como será feito o acompanhamento das suas ações nas escolas?
O Pibid-UCS aponta para a construção de uma metodologia participativa e interreflexiva entre Universidade e Educação Básica permitindo ao bolsista exercer o papel de mediador deste processo. Uma ação fundamental de inserção dos bolsistas no espaço escolar é apontar para construção de novos conceitos e posturas sobre o que circula na sociedade auxiliando, discutindo, revendo, propondo, negociando com o professor para que o estudante seja protagonista de seu processo de aprendizagem, bem como produtor de conhecimentos comprometido com a transformação de sua realidade.
Os subprojetos - conscientes que a história da educação brasileira é uma história de exclusão de povos e/ou grupos colocados em posições econômicas, sociais, raciais e étnicas de subalteridade que ainda experimentam a exploração, a opressão, a discriminação e a dominação - almeja que os bolsistas ingressem num campo rico de experimentação do(s) sujeito(s). As ações singulares de cada espaço escolar em que se propõe como campo de inserção empírica do licenciando serão estimuladas através do aprofundamento de leituras e reflexões apontando que a formação do futuro docente é um processo de constante transformação que se impõe pela releitura da prática e da própria formação.
A concepção de formação contínua do professor aponta para ações que ajudem a romper com a linearidade que ainda marca as concepções das diferentes áreas. No que diz respeito ao acompanhamento das ações na escola teremos uma agenda de atividades relacionadas às reuniões quinzenais, mensais e semestrais cumprindo com as orientações de cada subprojeto e supervisões das escolas. O Pibid, ao fomentar a iniciação à docência, o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e a melhoria de qualidade da educação básica pública brasileira, representa uma oportunidade para os licenciandos vivenciarem experiências de ensino e aprendizagem durante a formação inicial, contando com a orientação e acompanhamento de professores do ensino superior e de professores em exercício na educação básica.
Nesse sentido, acredita-se que o acompanhamento e avaliação dos bolsistas de supervisão e de iniciação à docência deverão permitir a retroalimentação - trânsito e diálogo contínuo entre a universidade e o espaço escolar - prevendo a revisão dos princípios teóricos e metodológicos propostos pelo projeto institucional sempre norteado pelo objetivo de priorizar o atendimento às demandas e aos processos particulares de cada realidade escolar, o que será proporcionado pelas reuniões de acompanhamento e orientações dos trabalhos de cada subprojeto que poderão recolher as demandas e expectativas dos bolsistas e dos supervisores. Abre-se assim, um espaço para identificar as resistências, lacunas e limitações da Educação Básica; um momento de (re)avaliar as atividades propostas pelos bolsistas, as relações estabelecidas com o supervisor e a concepção de prática pedagógica que perpassa o espaço escolar.
Em média, o Pibid-UCS deverá envolver quantas pessoas (entre alunos, professores da UCS e professores das escola)?
Foram previstas 205 bolsas de iniciação à docência, 34 para supervisores, 17 coordenadores dos subprojetos e o coordenador institucional do PIBID-UCS, bem como a constituição de uma Comissão de Acompanhamento do Programa, o envolvimento dos colegiados dos cursos de Licenciatura, a Pró-Reitoria Acadêmica, a comunidade escolar e seu entorno. Realmente, podemos afirmar que estamos rompendo com a ideia de produção isolada pelo fortalecimento à constituição de redes, pois a formação de professores não se reduz simplesmente ao ensino-aprendizagem de técnicas, exige preparação para as relações e desenvolvimento humano. Essa preparação não tem fim, posto que as relações são variáveis e os sujeitos que dela participam além de serem cada vez mais diferentes, também estão em continuo processo de mudança.
Qual e como será a sua atuação como coordenadora institucional do Pibid na UCS?
O coordenador institucional é um dos bolsistas do Programa e suas atribuições são definidas pela Capes. Entre elas estão as de:
Fotos: Ana Luzia Antunes da Silva, Daniela Schiavo, Hugo Araújo e Jonas Ramos.
Pró-Reitoria de Graduação
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Pibid-UCS
E-mail: pibiducs@ucs.br | Telefone: (54) 3218-2385
Coordenadora Institucional: Profa. Dra. Rochele Rita Andreazza Maciel