Programa de Pós-Graduação em Educação

Corpo Docente

Última modificação em 06/06/2025.

Mestrado

Doutorado

Corpo Docente Permanente

  • Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/PPGEDU/FACED), Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas, e Pedagoga pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel/PPGE/FAE).
  • Sua atuação como pesquisadora se concentra principalmente nos seguintes temas: juventude, teoria da organização política, pedagogia como instrumento para a formação humana, trabalho e educação, fundamentos da educação, educação popular, movimentos sociais, escola pública, educação do campo e formação de professores.
  • E-mail: awpsilva@ucs.br
  • Currículo Lattes
  • Doutora em Educação pela UFRGS; Mestra em Educação pela UFSM; Graduada em Pedagogia Magistério e Matérias Pedagógicas de 2° Grau e Séries Iniciais pela UFSM
  • Tem experiência na área de Educação, com ênfase em pedagogia universitária e formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: inovação pedagógica, científica e tecnológica; Didática; Avaliação e Educação a Distância.
  • E-mail: anmores@ucs.br
  • Currículo Lattes
  • Doutora em Informática na Educação pela UFRGS; Mestra em Psicologia do Desenvolvimento pela UFRGS; Graduada em Licenciatura Plena em Filosofia pela UCS
  • Desenvolve pesquisas na área da educação especial na perspectiva da educação inclusiva, envolvendo formação de professores e processos de aprendizagem dos estudantes, informática na educação especial e tecnologias digitais na educação.
  • E-mail: cbvalent@ucs.br
  • Currículo Lattes
  • Doutora em Psicologia pela UFRGS; Mestra em Psicologia pela UFRGS; Graduada em Psicologia pela UCS
  • Seu interesse atual em pesquisa centra-se na educação especial na perspectiva da inclusão, pensando a formação de profissionais da educação e da saúde e os desafios enfrentados pelos estudantes com deficiência em diversos contextos educativos.
  • E-mail: cabisol@ucs.br
  • Currículo Lattes
  • Doutora em Educação pela UNISINOS; Mestra em Educação pela UNISINOS; Graduada em Pedagogia pela UNISINOS
  • Tem experiência na área de Educação Básica. Avaliação em Larga Escala, Avaliação Educacional, Gestão Democrática e Políticas Educacionais. Seu interesse atual é a pesquisa as seguintes temáticas: Processos Educacionais, Avaliação em Larga Escala, Educação do Campo, Gestão Escolar e Políticas Educacionais.
  • E-mail: cbwelter@ucs.br
  • Currículo Lattes
  • Doutor em Educação pela Rutgers University (US); Mestre em Teologia (área da Educação) pela Princeton Theological Seminary (US); Graduado em Letras pela UNISINOS
  • Atua principalmente nos seguintes temas: educação popular, mediações pedagógicas e processos participativos, pedagogia latino-americana, cidadania global e internacionalização da educação.
  • E-mail: drstreck@ucs.br
  • Currículo Lattes
  • Graduado em Letras (Português/Alemão) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1995) e em Teologia pela Escola Superior de Teologia (1998), obteve mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1997) e doutorado em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001). Realizou um Pós-Doutorado em Estética e Biossemiótica na Universidade de Kassel, Alemanha (2005). Atualmente, é bolsista de produtividade pelo CNPq.
  • Suas principais áreas de pesquisa envolvem as relações entre Literatura, Cultura Digital e as Diferenças, com foco especial na Literatura infanto-juvenil. Ele atua nas seguintes áreas de estudo: Teoria da Literatura, Semiótica, Estudos Culturais e Educação.
  • E-mail: erkirchof@ucs.br
  • Currículo Lattes
  • Doutora em Metodologia do Ensino Superior pela UFSCAR; Mestra em Matemática pela UNICAMP; Graduada em Licenciatura em Matemática pela UNICAMP; Graduada em Bacharelado em Matemática pela UNICAMP
  • Os temas de suas pesquisas estão relacionados à: formação docente no contexto da cultura digital; tecnologia e cognição; tecnologia digital e práticas educativas, educação e cultura de paz.
  • E-mail: emsoares@ucs.br
  • Currículo Lattes
  • Doutora em Informática na Educação pela UFRGS; Mestra em História pela PUCRS; Graduada em Licenciatura Plena em História pela UCS
  • Estuda elementos constitutivos dos modelos de docência a fim de produzir conhecimentos sobre a formação de professores. Relaciona manifestações culturais e trocas com o imaginário coletivo na produção de saberes escolares, bem como estuda diferentes componentes da prática pedagógica implementando novas alternativas a esse fazer. Pensa os acervos escolares como fontes para a escrita da história da educação.
  • E-mail: erela@ucs.br
  • Currículo Lattes
  • Doutora em Linguística e Letras pela PUCRS; Mestra em Linguística e Letras pela PUCRS; Graduada em Licenciatura Plena em Letras pela UCS; Graduada em Biblioteconomia pela UCS
  • Desenvolve estudos acerca de obras literárias, em especial daquelas destinadas à infância e selecionadas pelo PNLD (literário), contemplando temas, modo de composição dos títulos e ainda propostas de mediação. Investiga também práticas de mediação de leitura literária: biblioteca como espaço de mediação cultural peculiaridades do livro de imagens associadas à educação. História de leitura: de indivíduos, grupos ou entidades.
  • E-mail: fbramos@ucs.br
  • Currículo Lattes
  • Doutor em Educação pela UNISINOS; Mestre em Educação pela UNISINOS; Graduado em Licenciatura Plena em História pela UNISINOS; Graduado em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Claretiano; Graduado em Licenciatura Plena em Geografia pela UCS
  • Sua área de investigação envolve temas da História e História da Educação como: práticas educacionais, instituições educativas, processos de escolarização, culturas escolares (sujeitos, espaços, tempos, disciplinas, materialidades, etc.), bem como temas de (i) migrações, gênero e etnia. Memória e usos da memória, História Oral, ensino no meio rural, educação rural, história regional e história do Rio Grande do Sul.
  • E-mail: jesouza1@ucs.br
  • Currículo Lattes
  • Doutora em Educação pela UFRGS; Mestra em Educação pela UFRGS; Graduada em Licenciatura Plena em Biologia pela UNISINOS; Graduada em Licenciatura Curta em Ciências pela UCS
  • Os objetos de investigação sob coordenação da professora Nilda Stecanela transitam pelos aspectos históricos e culturais que transversalizam o cotidiano das instituições educativas, contemplando a observação de políticas e práticas associadas às dimensões formal e não formal da educação. O estudo da escola e suas margens, bem como dos percursos dos sujeitos que a ela pertencem ou a ela se relacionam, ancora o conjunto de subprojetos sob sua orientação.
  • E-mail: nstecane@ucs.br
  • Currículo Lattes
  • Atualmente Pós-Doutoranda na Université Paris 8, Vincennes Saint-Denis e Pós-Doutora pela Université Nanterre Paris 10, Doutora em Educação pela UFRGS e Doutora em Sciences de l'Education - Lyon 2 (França); Mestra em Educação pela PUCRS; Graduada em Pedagogia - Supervisão Escolar e séries iniciais. Especialista em psicopedagogia e Linguagens Contemporâneas e Ensino. Problematiza os temas da alfabetização, das escrituras, da form[ação] pelo ato de literaturar, de cartografar, de criar linhas de fuga pela pedagogia crítica da diferença, junto ao pensamento da filosofia da diferença de Sandra Mara Corazza, do modo cartográfico da experiência em educação do escritor francês Fernand Deligny.
  • Problematiza junto ao pensamento da diferença, com o pedagogo Fernand Deligny (1913-1996), o filósofo Gilles Deleuze (1925-1995) e o psicanalista Felix Guattari (930-1992) os temas alfabetização, linguagem, alfabetismos, currículo, didática e docência.
  • Currículo Lattes
  • Doutora em Educação pela UNISINOS; Mestra em História pela PUCRS; Graduada em Licenciatura Plena em História pela UCS
  • Em suas investigações tem entrelaçado temas que vinculam Educação e História, mais especificamente no campo da História da Educação e Ensino de História. Temas como (i)migração, escolarização, culturas escolares (sujeitos, espaços, tempos, saberes, currículo, disciplinas e materialidades) e não escolares, etnicidade, práticas educativas, história das instituições escolares, infância, memórias da educação, história regional transversalizados por categorias como etnia, geração, classe social e gênero, são alguns dos atuais interesses.
  • E-mail: taluches@ucs.br
  • Currículo Lattes
  • Doutor em Educação pela PUCRS; Mestre em Filosofia pela PUCRS; Graduado em Filosofia pela FAFIMC
  • Pesquisa direcionada à filosofia da educação, especialmente para a relação entre ética e educação. Tem investigado conceitos de formação, constituição da subjetividade, intersubjetividade, linguagem, diálogo e alteridade. Dentre as correntes de pensamento ganham ênfase os movimentos de crítica à metafísica, o desenvolvimento da fenomenologia e da hermenêutica e as filosofias contemporâneas da diferença e do diálogo. Dentre os autores de interesse, destacam-se Platão, Aristóteles, Descartes, Rousseau, Kant, Schiller, Nietzsche, Husserl, Heidegger, Levinas, Merleau-Ponty, Gadamer, Derrida, Wittgenstein e Habermas.
  • E-mail: vcarbona@ucs.br
  • Currículo Lattes

Corpo Docente Colaborador

  • Doutora em Educação (2020) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul, com bolsa CAPES. Mestra em Educação (2016), com ênfase em História da Educação, focando nas instituições escolares, e graduada em Pedagogia (2006) pela mesma instituição.
  • Seus principais temas de pesquisa na História da Educação incluem: instituições escolares, ensino primário, ensino confessional, culturas e práticas escolares, memória e a atuação das municipalidades na oferta pública educacional. Além disso, possui experiência na área da educação infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental.
  • E-mail: gbelusso@ucs.br
  • Currículo Lattes
  • Doutora e Mestra em Educação pela UCS; Graduada em Licenciatura Plena em Educação Física pela UCS; Graduada em Pedagodia pela UNAR
  • Membro do grupo de pesquisa CNPq - GEPICH (Grupo de estudos e pesquisas: infâncias, culturas e história) coordenando a linha de pesquisa 4: As múltiplas linguagens das crianças e a escola da infância: estudo dos currículos, propostas e práticas pedagógicas. Tem experiência escolar na docência e gestão, assim como realiza formação pedagógica na Educação Básica e Educação Superior.
  • E-mail: rramacie@ucs.br
  • Currículo Lattes
  • Doutora em Informática na Educação pela UFRGS; Mestra em Educação pela UCS; Graduada em Psicologia pela UCS
  • Desenvolve pesquisas na área da cultura digital e tecnologias digitais na educação, letramento digital, emancipação digital e formação de professores.
  • E-mail: cmpescad@ucs.br
  • Currículo Lattes
  • Doutor em Educação pela UFPEL; Mestre em Filosofia pela PUCRS; Especialista em Administração Estratégica de Serviços pela UCS; Graduado em Licenciatura Plena em Filosofia pela FAFIMC
  • E-mail: glrech@ucs.br
  • Currículo Lattes

Corpo Docente Visitante

  • Pesquisador principal do Instituto de Pesquisas Sociais da América Latina (IICSAL, FLACSO/CONICET) e da Área de Educação da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais - FLACSO Argentina. Doutor em Fonologia com Especialização em Problemas da Comunicação Humana, realizou pós-graduação e pós-doutorado no Conselho Nacional de Pesquisa da Itália, na Universidade de Barcelona e na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil.
  • Currículo
  • Universidad Pedagógica Nacional de Bogotá (Colômbia)
  • Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Católica de Pelotas (1968), graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Pelotas (1974), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1979) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1988).
  • Atualmente é docente colaboradora no PPG Educação da Universidade Federal de Pelotas. Atuou como professora titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. É docente convidada da Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.
  • Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação superior, formação de professores, pedagogia universitária. Orienta dissertações e teses e tem expressiva produção intelectual em artigos e livros. É Pesquisadora Sênior do CNPq.
  • Currículo Lattes

Corpo Docente Permanente

  • Doutora em Educação pela UFRGS; Mestra em Educação pela UFSM; Graduada em Pedagogia Magistério e Matérias Pedagógicas de 2° Grau e Séries Iniciais pela UFSM
  • Tem experiência na área de Educação, com ênfase em pedagogia universitária e formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Inovação pedagógica, científica e tecnológica; Didática; Avaliação e Educação a Distância.
  • E-mail: anmores@ucs.br
  • Currículo Lattes
  • Doutora em Informática na Educação pela UFRGS; Mestra em Psicologia do Desenvolvimento pela UFRGS; Graduada em Licenciatura Plena em Filosofia pela UCS
  • Desenvolve pesquisas na área da educação especial na perspectiva da educação inclusiva, envolvendo formação de professores e processos de aprendizagem dos estudantes, informática na educação especial e tecnologias digitais na educação.
  • E-mail: cbvalent@ucs.br
  • Currículo Lattes
  • Doutora em Psicologia pela UFRGS; Mestra em Psicologia pela UFRGS; Graduada em Psicologia pela UCS
  • Seu interesse atual em pesquisa centra-se na educação especial na perspectiva da inclusão, pensando a formação de profissionais da educação e da saúde, bem como os desafios enfrentados pelos estudantes com deficiência em diversos contextos educativos.
  • E-mail: cabisol@ucs.br
  • Currículo Lattes
  • Doutor em Educação pela Rutgers University (US); Mestre em Teologia (área da Educação) pela Princeton Theological Seminary (US); Graduado em Letras pela UNISINOS
  • Atua principalmente nos seguintes temas: educação popular, mediações pedagógicas e processos participativos, pedagogia latino-americana, cidadania global e internacionalização da educação.
  • E-mail: drstreck@ucs.br
  • Currículo Lattes
  • Doutora em Metodologia do Ensino Superior pela UFSCAR; Mestra em Matemática pela UNICAMP; Graduada em Licenciatura em Matemática pela UNICAMP; Graduada em Bacharelado em Matemática pela UNICAMP
  • Os temas de suas pesquisas estão relacionados à: formação docente no contexto da cultura digital; tecnologia e cognição; tecnologia digital e práticas educativas, educação e cultura de paz.
  • E-mail: emsoares@ucs.br
  • Currículo Lattes
  • Doutora em Informática na Educação pela UFRGS; Mestra em História pela PUCRS; Graduada em Licenciatura Plena em História pela UCS
  • Estuda elementos constitutivos dos modelos de docência a fim de produzir conhecimentos sobre a formação de professores. Relaciona manifestações culturais e trocas com o imaginário coletivo na produção de saberes escolares, bem como estuda diferentes componentes da prática pedagógica implementando novas alternativas a esse fazer. Pensa os acervos escolares como fontes para a escrita da história da educação.
  • E-mail: erela@ucs.br
  • Currículo Lattes
  • Doutora em Linguística e Letras pela PUCRS; Mestra em Linguística e Letras pela PUCRS; Graduada em Licenciatura Plena em Letras pela UCS; Graduada em Biblioteconomia pela UCS
  • Desenvolve estudos acerca de obras literárias, em especial daquelas, destinadas à infância e selecionadas pelo PNLD (literário), contemplando temas, modo de composição dos títulos e ainda propostas de mediação. Investiga também práticas de mediação de leitura literária; biblioteca como espaço de mediação cultural; peculiaridades do livro de imagens associadas à educação. História de leitura: de indivíduos, grupos ou entidades.
  • E-mail: fbramos@ucs.br
  • Currículo Lattes
  • Doutor em Educação pela UNISINOS; Mestre em Educação pela UNISINOS; Graduado em Licenciatura Plena em História pela UNISINOS; Graduado em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Claretiano; Graduado em Licenciatura Plena em Geografia pela UCS
  • Sua área de investigação envolve temas da História e História da Educação como: práticas educacionais, instituições educativas, processos de escolarização, culturas escolares (sujeitos, espaços, tempos, disciplinas, materialidades, etc.), bem como temas de (i) migrações, gênero e etnia. Memória e usos da memória, História Oral, ensino no meio rural, educação rural, história regional e história do Rio Grande do Sul.
  • E-mail: jesouza1@ucs.br
  • Currículo Lattes
  • Doutora em Educação pela UFRGS; Mestra em Educação pela UFRGS; Graduada em Licenciatura Plena em Biologia pela UNISINOS; Graduada em Licenciatura Curta em Ciências pela UCS
  • Os objetos de investigação sob coordenação da professora Nilda Stecanela transitam pelos aspectos históricos e culturais que transversalizam o cotidiano das instituições educativas, contemplando a observação de políticas e práticas associadas às dimensões formal e não formal da educação. O estudo da escola e suas margens, bem como dos percursos dos sujeitos que a ela pertencem ou a ela se relacionam, ancora o conjunto de subprojetos sob sua orientação.
  • E-mail: nstecane@ucs.br
  • Currículo Lattes
  • Atualmente Pós-Doutoranda na Université Paris 8, Vincennes Saint-Denis e Pós-Doutora pela Université Nanterre Paris 10, Doutora em Educação pela UFRGS e Doutora em Sciences de l'Education - Lyon 2 (França); Mestra em Educação pela PUCRS; Graduada em Pedagogia - Supervisão Escolar e séries iniciais. Especialista em psicopedagogia e Linguagens Contemporâneas e Ensino. Problematiza os temas da alfabetização, das escrituras, da form[ação] pelo ato de literaturar, de cartografar, de criar linhas de fuga pela pedagogia crítica da diferença, junto ao pensamento da filosofia da diferença de Sandra Mara Corazza, do modo cartográfico da experiência em educação do escritor francês Fernand Deligny.
  • Problematiza junto ao pensamento da diferença, com o pedagogo Fernand Deligny (1913-1996), o filósofo Gilles Deleuze (1925-1995) e o psicanalista Felix Guattari (930-1992) os temas alfabetização, linguagem, alfabetismos, currículo, didática e docência.
  • Currículo Lattes
  • Doutora em Educação pela UNISINOS; Mestra em História pela PUCRS; Graduada em Licenciatura Plena em História pela UCS
  • Em suas investigações tem entrelaçado temas que vinculam Educação e História, mais especificamente no campo da História da Educação e Ensino de História. Temas como (i)migração, escolarização, culturas escolares (sujeitos, espaços, tempos, saberes, currículo, disciplinas e materialidades) e não escolares, etnicidade, práticas educativas, história das instituições escolares, infância, memórias da educação, história regional transversalizados por categorias como etnia, geração, classe social e gênero, são alguns dos atuais interesses.
  • E-mail: taluches@ucs.br
  • Currículo Lattes
  • Doutor em Educação pela PUCRS; Mestre em Filosofia pela PUCRS; Graduado em Filosofia pela FAFIMC
  • Pesquisa direcionada à filosofia da educação, especialmente para a relação entre ética e educação. Tem investigado conceitos de formação, constituição da subjetividade, intersubjetividade, linguagem, diálogo e alteridade. Dentre as correntes de pensamento ganham ênfase os movimentos de crítica à metafísica, o desenvolvimento da fenomenologia e da hermenêutica e as filosofias contemporâneas da diferença e do diálogo. Dentre os autores de interesse, destacam-se Platão, Aristóteles, Descartes, Rousseau, Kant, Schiller, Nietzsche, Husserl, Heidegger, Levinas, Merleau-Ponty, Gadamer, Derrida, Wittgenstein e Habermas.
  • E-mail: vcarbona@ucs.br
  • Currículo Lattes

Corpo Docente Visitante

  • Pesquisador principal do Instituto de Pesquisas Sociais da América Latina (IICSAL, FLACSO/CONICET) e da Área de Educação da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais - FLACSO Argentina. Doutor em Fonologia com Especialização em Problemas da Comunicação Humana, realizou pós-graduação e pós-doutorado no Conselho Nacional de Pesquisa da Itália, na Universidade de Barcelona e na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil.
  • Currículo
  • Universidad Pedagógica Nacional de Bogotá (Colômbia)
  • Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Católica de Pelotas (1968), graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Pelotas (1974), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1979) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1988).
  • Atualmente é docente colaboradora no PPG Educação da Universidade Federal de Pelotas. Atuou como professora titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. É docente convidada da Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.
  • Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação superior, formação de professores, pedagogia universitária. Orienta dissertações e teses e tem expressiva produção intelectual em artigos e livros. É Pesquisadora Sênior do CNPq.
  • Currículo Lattes

Credenciamento, Recredenciamento e Descredenciamento de Docentes

O processo de credenciamento, recredenciamento e descredenciamento de docentes é realizado anualmente, por meio de publicação e divulgação de edital interno, seguindo as Instruções Normativas da Pró-Reitoria de Pós-Graduada e Pesquisa da Universidade de Caxias do Sul e, ainda, as normas regimentais do PPGEdu.

O processo acontece a partir do exame do currículo dos professores, com atenção aos pré-requisitos da Instrução Normativa n° 03/2009 da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduada e da Norma Interna do PPGEdu, atualizada em 2020, que estabelece a pontuação das publicações em periódicos conforme o documento Qualis, orientado pela área da Educação. O zelo pela transparência é apregoado pela instituição que torna públicos todos os seus editais de processos seletivos para ingresso, concessão de bolsas e/ou para credenciamento e recredenciamento docente. A Comissão de Credenciamento e Recredenciamento de Docentes reúne representantes do PPGEdu e avaliadores externos.

Estar na Pós-Graduação é uma escolha feita ao longo da carreira e cada professor deve buscar integrar organicamente a sua produção científica e demais esforços à proposta do PPGEdu.

Instrução Normativa Nº. 03/2009 - PPGP - Estabelece normas sobre credenciamento, recredenciamento e descredenciamento de docentes dos programas de pós-Graduada da Universidade de Caxias do Sul