Última modificação em 16/05/2024.
As dissertações do Mestrado em Educação, defendidas após dezembro de 2009, estão cadastradas na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade de Caxias do Sul, com seus textos completos.
Título: Cenas alfabetizadoras
Autor: Marlí De Conto
Título: Tecnologias digitais na educação : práticas docentes no período da pandemia da COVID-19 no ensino fundamental em uma escola da rede pública municipal
Autor: Sidneia Albuquerque Moreira
Título: A desenhografia de ummovimento
Autor: Simone Maria Spanhol
Título: Formação inicial na educação infantil : potencialidades no estágio e na docência
Autor: Bruna Battistel Defaveri
Título: Contribuições de uma plataforma de simulação gamificada para ensino superior nas áreas de administração e gestão
Autor: André Lunardi Steiner
Título: Círculos de construção de paz na escola e suas relações com a nona competência geral da BNCC
Autor: César Machado do Amaral
Título: A poética da formação: Gaston Bachelard e a educação
Autor: William Gustavo Machado
Título: A formação continuada de professores da educação profissionalizante em diálogo com a hermenêutica filosófica
Autor: Daiane Lotes
Título: As pedagogias de acolhimento das crianças e adolescentes institucionalizados e adotados
Autor: Leticia Capra Rossetti
Título: Narrativas literárias no livro didático: Apoema 6º e 7º ano
Autor: Eliana Ebbing
Título: Formação continuada e pandemia da Covid-19: um estudo a partir da experiência docente no ensino fundamental de Ipueiras-CE
Autor: Ana Maria Sampaio dos Santos
Título: Uma instituição de educação infantil e sua história, a Nostri Bambini (Vila Flores/RS, 1999-2019)
Autor: Priscila Ghellere
Título: Gestão democrática: processos educacionais e as práticas gestoras nas escolas municipais de Icó-Ceará
Autor: Aurineide Amaro de Sousa
Título: Estudantes com transtorno do espectro autista nos anos finais do ensino fundamental: a escuta dos educadores
Autor: Tatiane Marta Loch
Título: A pré-escola no mundo digital: análise de percepções, práticas educativas e desafios de professores de uma escola em Bragança-Pará
Autor: Mara Fabiane Reis Gomes
Título: Práticas educativas baseadas na cultura maker: um estudo bibliográfico
Autor: Francisco Jucelio dos Santos
Título: Ética do ser humano e ética de mercado : experiências formativas do ser mulher em TI
Autor: Joseli Christine Mendonça Machado Quaresma
Título: Formação docente em contexto na educação infantil na perspectiva da pedagogia da escuta
Autor: Fabiane Ferretti Munhoz
Título: A formação continuada de professoras no contexto da educação infantil
Autor: Marcela Fabrícia Velho Pezzi
Título: A dimensão da amorosidade no Projeto Político-Pedagógico (PPP) da Escola Luiz Paulino Mártires, Bragança/PA
Autor: Thyelly Castro e Silva.
Título: Um estudo sobre o olhar discente acerca das aulas de matemática durante a pandemia da Covid-19 em uma escola da rede privada da Serra Gaúcha
Autor: Daniela Pelissari
Título: O processo de implantação da assessoria pedagógica da inclusão em Caxias do Sul/RS na Secretaria Municipal de Educação (1998-2004)
Autor: Amalia Noemia Cardoso
Título: História e memória das culturas infantis em Nova Araçá/RS (1920 - 1965)
Autor: Kariane Vendramin
Título: Entre história e memórias : análise do processo de inclusão escolar de crianças com deficiência a partir de trajetórias docentes
Autor: Aline Marques Copetti.
Título: Transexualidades na escola : indagações a partir da escuta as professoras
Autor: Ana Patricia de Oliveira Martins
Título: Ações educativas não formais como potencializadoras de desenvolvimento na agricultura familiar: o caso do programa sucessão rural familiar
Autor: Alini Cossul Martinelli
Título: Os saberes e a formação permanente dos coordenadores pedagógicos frente aos desafios da transição dos estudantes do ensino fundamental para o ensino médio : um estudo nas escolas do Núcleo Territorial de Educação - NTE 17/BA
Autor: Robélia Aragão da Costa
Título: Desafios do docente do ensino médio na transição do ensino presencial para o ensino remoto durante a pandemia da COVID-19
Autor: Ary Ribeiro de Alencar Araújo
Título: O Grupo Escolar Onze de Agosto : processos de institucional e as festividades escolares em Nova Prata, RS (1960-1970)
Autor: Weslei Vivan
Título: Aprendizagem significativa no ensino de química com ênfase em atividades lúdicas e experimentais
Autor: Amanda Klamer de Almeida
Título: Histórias e memórias do colégio agrícola professor Gustavo Augusto Lima (Lavras da Mangabeira, CE-2011)
Autor: Maria Daniela de Alencar
Título: O navegar da docência no contexto neoliberal : (im)possibilidades de análise, na perspectiva da biopolítica
Autor: Ozival Barbosa da Silva
Título: A pandemia da Covid-19 e os impactos na aprendizagem do Ensino Médio na área de linguagem e suas tecnologias
Autor: Gilberto Florença da Câmara
Título: Atividade pedagógica para o componente curricular de educação física com base em jogo eletrônico
Autor: Gislaine Zanoto Rech
Título: Gênero, raça e classe: um estudo sobre interseccionalidade, estereótipos e educação
Autor: Thainá Roos Ribeiro
Título: Docência e qualidade de vida em tempos de pandemia/pós-pandemia: uma análise nas trilhas da biopolítica na contemporaneidade no município de Touros/RN
Autor: Francisco de Miranda França Júnior
Título: História e cultura afro-brasileira : proposta de ensino intercultural em uma escola pública do município de Vacaria/ RS
Autor: Danubia Bianchi Menegat
Título: A percepção de professores dos anos finais do ensino fundamental de uma rede pública municipal de ensino em relação ao trabalho da coordenação pedagógica
Autor: Vanessa Bisutti Monteiro.
Título: Sentidos que um mestrado acadêmico em educação pode ter na formação de professores e professoras da educação básica
Autor: Patrícia Bado Auler Klohn
Título: Tornar-se educador e educadora social : a relação entre as experiências vividas e o cotidiano profissional em serviços de convivência e fortalecimento de vínculos no município de Caxias do Sul
Autor: Daiane Ramos Borges
Título: Uma coordenação pedagógica e sua escrita
Autor: Patrícia dos Santos Costa de Oliveira
Título: Cata-ventos de poesia : vivências poéticas com crianças na pré-escola
Autor: Melina Sauer Giacomin
Título: Das culturas das infâncias para uma educação emancipatória na educação infantil
Autor: Maria Elisabete Fernandes
Título: A BNCCe a prática pedagógica no cotidiano escolar : a implementação da política curricular em Caxias do Sul
Autor: Monique Neckel Bueno
Título: Atuação e formação docente na educação básica diante da pandemia da Covid-1: um estudo de caso na perspectiva decolonial
Autor: Denise Machado Moraes
Título: Contribuições dos pais para a aprendizagem de crianças diagnosticadas com TDAH: uma análise a partir da teoria de Vigotski
Autor: Fernanda Meneghel Cadore
Título: Práticas pedagógicas nos anos finais do ensino fundamental da matemática no contexto da pandemia no período de 2020 a 2021
Autor: Fernanda Peruzzo
Título: Discursos da BNC-Formação enquanto mecanismos da biopolítica, noopolítica e psicopolítica : possíveis assujeitamentos de professores na educação
Autor: Vamberto Marinho do Nascimento Junior
Título: Práticas pedagógicas matemáticas numa abordagem vygotskyana com estudantes do primeiro ano do ensino médio: o ensino de funções lineares por meio do software Scilab
Autor: Natacha Subtil
Título: Histórias e memórias do Grupo Escolar Padre Cícero de Juazeiro do Norte - Ceará (1927-1939)
Autor: Francisca Simere Gomes Leocádio Figueirêdo Silva
Título: A utilização de software de mineração de texto porsurdos universitários : produção textual emlíngua portuguesa
Autor: Deise de Lima
Título: O processo de avaliação da aprendizagem na perspectiva da avaliação formativa, no curso de licenciatura em matemática da Universidade de Caxias do Sul
Autor: Márcio Filipe Crippa
Título: Grupo Escolar Padre Efrem: culturas e práticas (Vacaria/RS - 1922-1950)
Autor: Mariana Lisbôa de Oliveira
Título: A inteligência artificial como prática mediadora para o ensino e aprendizagem na educação
Autor: Daiana Domeneghini
Título: A constituição da identidade de estudantes surdos: o protagonismo dos surdos na escola bilíngue
Autor: Micheli Porn da Silva
Título: Mediação pedagógica no processo de educação pré-natal: atuação do pedagogo na perspectiva da educação popular
Autor: Aline Moreschi Vivan
Título: A manifestação da sensibilidade na dança como possibilidade de formação humana: um estudo a partir da hermenêutica filosófica
Autor: Carla Furlani
Título: Os professores do atendimento educacional especializado e dos anos finais do ensino fundamental na rede municipal de Nova Prata - RS: articulação entre os profissionais
Autor: Paula Marchesini
Título: Práticas e ambiências de leitura: reflexões a partir de escola de educação infantil em Nova Prata
Autor: Patricia Marchesini
Título: Narrativas de uma mulher educadora/professora negra: constituição identitária e a escrita como combate à invisibilidade
Autor: Maria Eduarda Ribeiro da Silva
Título: Sociedade e formação na tradição adorniana: perspectivas emancipatórias para além do neoliberalismo
Autor: Miguel Agustinho Calgaro
Título: A experiência da velhice à flor da pele: o gesto da dança como formação do sujeito velho
Autor: Amanda Khalil Suleiman Zucco
Título: Aprendizado como potência de agir: uma tentativa na alfabetização
Autor: Fernanda Reginato Busato
Título: 11 de março de 2020: diário de uma vagabunda alfabetizadora
Autor: Cátia Marinello
Título: Texto como escritura: conselhos em alfabetização
Autor: Alice Virgínia de Oliveira Pacheco
Título: Histórias e memórias do curso comercial do Colégio São Carlos de Caxias do Sul/RS (1940-1969)
Autor: Elen Lemaire Pedri
Título: O processo da pesquisa para estudantes do 4º ano do ensino fundamental a partir da elaboração, construção e análise de projeto de aprendizagem investigativa
Autor: Elizabete Ramansini
Título: Educação em saúde mental: encontros com a educação popular
Autor: Janaina Dorigo dos Santos
Título: A formação continuada e a mobilização dos saberes dos docentes dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola municipal de Veranópolis/RS
Autor: Alana Francio
Título: As repercussões da implementação da pedagogia de projetos na Rede Municipal de Educação de Nova Prata
Autor: Julsemina Zilli Polesello
Título: Letramento digital na formação inicial do pedagogo: o olhar dos discentes
Autor: Rejane Maria Nascimento Kravetz
Título: O jardim de infância do Grupo Escolar Henrique Emílio Meyer de Caxias do Sul/RS (1946-1956)
Autor: Elise Testolin de Abreu
Título: Deficiência intelectual e letramento: compreensão de professores de língua portuguesa dos anos finais do ensino fundamental
Autor: Suelen de Marco Sassi
Título: Processos de escolarização em Flores da Cunha/RS: o grupo escolar Frei Caneca (1925-1940)
Autor: Rafael de Souza Pinheiro
Título: A história da licenciatura em enfermagem na Universidade de Caxias do Sul: um olhar para as práticas docentes (1974-2001)
Autor: Cássio de Oliveira
Título: Processo histórico de escolas municipais rurais de Nova Prata/RS (1988-2006): culturas escolares e nucleação
Autor: Sonia Prigol Pagnoncelli
Título: Documentação pedagógica: estudo sobre crianças e suas linguagens
Autor: Lilibth Wilmsen
Título: A bildung e as reformas educacionais prussianas do início do século XIX
Autor: Clóvis Dias de Souza
Título: Formação permanente de professores: reflexões e desafios da docência nos anos finais do ensino fundamental no município de Flores da Cunha/RS
Autor: Evandra Nissola Giachelin
Título: Implicações filosóficas à formação mo debate entre liberdade e responsabilidade
Autor: Altemir Schwarz
Título: Cartovagar na Dante Alighieri: epifanias de uma praça em Caxias do Sul
Autor: Andressa Vieira
Título: Sentidos subjetivos de estudantes com deficiência em cursos técnicos integrados ao ensino médio
Autor: Louise Dall' Agnol de Armas
Título: Constituindo-se diretora: entre histórias, memórias e representações em escolas de Bento Gonçalves/RS na década de 1960
Autor: Rosângela de Souza Jardim
Título: História da educação rural em Pinhal da Serra (RS): práticas de mediação cultural (1963-1993)
Autor: Alana Silva Sgorla
Título: Concepções historiográficas e ensino de história: representações das práticas docentes ( Caxias do Sul/ RS, 1997-2019)
Autor: Aline Marques de Freitas
Título: Entre as frestas das políticas públicas: representações sociais de famílias de crianças em sofrimento psíquico grave
Autor: Ananaíra Monteiro
Título: A natureza da matemática no contexto de redimensão de práticas pedagógicas para o ensino de matemática na educação básica
Autor: Andressa Abreu da Silva
Título: O movimento da língua migr(-ante)
Autor: Camila Fátima Cavion
Título: Tecnologia digital na educação musical: a visão dos professores sobre a aplicabilidade de softwares como mediadores do processo de ensino de música
Autor: Guilherme Santin
Título: Travessias de uma experiência creep no ensino superior: verdades, relações e subjetividades
Autor: Juan Bolivar dos Santos Peña Mujica
Título: Serious games e o desenvolvimento do pensamento computacional: uma abordagem vigotskiana
Autor: Luís Filipe Severgnini
Título: A música popular latino-americana: perspectivas contra-hegemônicas e decoloniais
Autor: Maicon Dorigatti
Título: Processo de escolarização em Antônio Prado - RS(1886-1920): culturas e sujeitos
Autor: Manuela Ciconetto Bernardi
Título: Formação continuada de professores de língua inglesa e os possíveis impacto das tecnologias digitais
Autor: Maria Nelma Marques da Rocha
Título: Memórias de escolarização na perspectiva da escola étnica paroquial em Kronenthal/ Vale Real - RS (1933-1965)
Autor: Mariane Fruet de Mello
Título: Educação superior e formação de docentes: investigando as práticas pedagógicas dos estágios de química para atuação profissional
Autor: Paula Bergozza
Título: Memórias de egressas da Escola Normal Duque de Caxias (Caxias do Sul/RS-1949/1951): formação de professores para a prática da higiene
Autor: Roberta Angela Tonietto
Título: Para além da identidade: um percurso sobre educação e sexualidade, a partir de Lévinas e Butler
Autor: Rudson Adriano Rossato da Luz
Título: O GeoGebra e a mediação pedagógica na aprendizagem de geometria no ensino fundamental
Autor: Viviane Polachini Bauce
Título: Contribuições dos princípios da complexidade para a constituição de ambientes de aprendizagem no contexto da cibercultura
Autor: Caroline Kloss
Título: Jurisprudência para uma escrita redacionalizada
Autor: Cláudia de Queiroz Fochesato Tronca
Título: Práticas docentes no ensino fundamental: as contribuições da corporeidade e suas relações com a ludicidade
Autor: Dioze Hofmam da Cruz
Título: "O despertar": uma história das práticas da educação rural em Caxias do Sul (1947-1954)
Autor: Elisângela Cândido da Silva Dewes
Título: Os processos educativos e a construção identitária dos jovens agricultores do município de Vacaria (RS)
Autor: Eveline Fischer
Título: Culturas e práticas escolares do curso complementar no Colégio São José, Vacaria/RS(1931-1944)
Autor: Gisele Alves de Lima
Título: "Há em ti": um olhar da psicanálise para o professor e o estudante haitiano no ensino fundamental
Autor: Helenara Sironi de Moraes
Título: A educação social e a autonomia de adolescentes em medida protetiva: uma concepção freireana no acolhimento institucional
Autor: Ingrid Bays
Título: Docência em movimento, entrecruzamentos de percursos de vida e percursos docentes: o que acontece com as professoras?
Autor: Isadora Alves Roncarelli
Título: O papel mediador de paratextos na leitura literária de estudantes do quarto ano no ensino fundamental
Autor: Maria Isabel Silveira Furtado
Título: O site educativo learnenglish kids como recurso pedagógico nos processos de ensino aprendizagem de língua inglesa
Autor: Marina Belló dos Santos
Título: Faculdade de Ciências Econômicas de Caxias do Sul: história e memória (1954-1967)
Autor: Miguel Pletsch
Título: Competências no ensino superior no curso de administração em tempos de biopolítica: assujeitamento e fortalecimento do homo oeconomicus
Autor: Nédio Antônio Andreolli
Título: Docência nos anos finais do ensino fundamental e suas relações com as tecnologias digitais
Autor: Raquel Mignoni de Oliveira
Título: O ensino primário em Caxias do Sul (1890-1930): vestígios da cultura material escolar
Autor: Samanta Vanz
Título: Concepção de avaliação da pedagogia Waldorf: contribuições para a construção de espaços inclusivos
Autor: Sarai Sanchéz de Léon Fernández
Título: O ensino médio politécnico e a avaliação a partir da área de matemática: um estudo de um caso em uma escola estadual no município de Caxias do Sul
Autor: Simone Beatriz Rech Pereira
Título: Um lugar na história da educação para a didática no ensino de requisitos de software (1990-2016)
Autor: Stéfani Mano Valmini
Título: Processos de alfabetização em livros didáticos de 1º e 2º anos do ensino fundamental - PNLD 2019
Autor: Taciana Zanolla
Título: Tecnologias digitais e a prática docente nos cursos de licenciatura em história e matemática
Autor: Tarciane Dresch Paini
Título: Laboratório de fabricação: o processo criativo à luz da abstração reflexionante no ensino e aprendizagem de design
Autor: Tiago Toso
Título: Práticas de leitura literária e escrita no ensino médio: a vida em biografema
Autor: Viviane Cristina Pereira dos Santos Maruju
Título: Escolarização e inclusão: narrativas de mães de filhos com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Autor: Beatriz Catharina Messinger Bassoto
Título: Escolarização da criança psicótica: registros do cotidiano
Autor: Carla Brustolin Martinotto
Título: A educação física no ensino primário: memórias de professoras e alunos da Escola Giuseppe Garibaldi - Caxias do Sul/RS (1974-1989)
Autor: Cristian Giacomoni
Título: Memórias e práticas do ensino de música no Grupo Escolar Farroupilha/RS (1938-1945)
Autor: Deise da Silva Santos
Título: O corpo da criança com paralisia cerebral: percepção dos professores e estratégias pedagógicas
Autor: Emerline de Oliveira
Título: Memórias de escolarização no meio rural de Farroupilha: o grupo escolar Jansen (1937-1958)
Autor: Fernanda Piletti
Título: A construção da leitura mediada por jogos pedagógicos em classe multisseriada
Autor: Greice Bettoni
Título: Jovens e escola justa: o cotidiano nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio (IFRS Campus Caxias do Sul/ RS)
Autor: Jocianne Giacomuzzi Pires
Título: Aprendizagem significativa no ensino de química: o caso da experimentação em uma unidade de ensino potencialmente significativa sobre polímeros sintéticos
Autor: Karina Gobbato
Título: Práticas de letramento digital no ensino superior: algumas considerações
Autor: Lara Elisane Silva
Título: Aprendizagem de programação mediada por uma linguagem visual: possibilidade de desenvolvimento do pensamento computacional
Autor: Leonardo Poloni
Título: Interação de bebês com livros literários
Autor: Marcela Lais Allgayer Pinto
Título: Direitos de aprendizagem e desenvolvimento: contextos educativos para as infâncias no século XXI
Autor: Patricia Giuriatti
Título: O impacto das práticas de educação não-escolar na vida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social: estudo de caso de uma associação
Autor: Patrícia Modesto da Silva
Título: Pensamento computacional e formação de professores:uma análise a partir da plataforma Code.org
Autor: Paulo Antonio Pasqual Júnior
Título: O olhar dos profissionais da educação acerca dos processo de escolarização de estudantes com deficiência intelectual em curso técnico integrado ao ensino médio
Autor: Querubina Aurélio Bezerra
Título: Reflexões contemporâneas sobre a formação a partir do tensionamento histórico entre civilidade e barbárie
Autor: Ricardo Vellejos França
Título: Da teoria à prática no ensino de língua português: a transposição didática do conceitos de encadeamento argumentativo para o professor dos anos finais do ensino fundamental
Autor: Rúbia Cássia Ferreira Pinno
Título: Fotocartografias de uma educação para todos no ensino médio
Autor: Thays Carvalho Gonem
Título: Práticas avaliativas na educação a distância no ensino superior: estudo de caso de um curso superior de tecnologia
Autor: Vialana Ester Salatino
Título: O processo de envelhecimento docente: subjetivação em tempos de biopolítica
Autor: Viviane Patricia Dambros
Título: Proposta de uso do objeto de aprendizagem incluir em contextos organizacionais : princípios teóricos norteadores
Autor: Ana Claudia Baratieri Zampieri
Título: Os saberes das crianças de quatro a cinco anos na prática pedagógica docente (Bento Gonçalves/RS)
Autor: Ana Paula Silveira
Título: O laboratório de informática e os dispositivos móveis digitais presentes na escola : desafios e possibilidades
Autor: Amanda Souza Santos
Título: Educação popular e questão social: interconexões possíveis a partir do método pedagógico do Instituto de Educação Josué de Castro em Veranópolis/RS
Autor: Daniela Quadros da Silva
Título: Aspectos emocionais no processo de aprendizagem de matemática
Autor: Débora Peruchin
Título: Software educativo : contribuições para o desenvolvimento do pensamento aritmético nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor: Fernanda Nardini Tecchio
Título: Sentidos e saberes da escola rural no Vale dos Vinhedos - Bento Gonçalves/RS - (1928-1958).
Autor: Gleison Olivo
Título: Constituição do ensino superior em Bento Gonçalves/RS: Fundação Educacional da Região dos Vinhedos (1955-1972)
Autor: Jésica Storchi Ferreira
Título: Território educativo: mapeando e decifrando aprendizagens "além-muros" - Caxias do Sul/RS
Autor: Joanne Cristina Pedro
Título: Epistemologias do corpo : o encontro entre dança contemporânea e educação
Autor: Juliana Martini Camazzola
Título: O diálogo na educação em direitos
Autor: Juliano Viali dos Santos
Título: Formação humana na Universidade de Caxias do Sul: convivência acadêmica em foco
Autor: Lucas Josias Marin
Título: Culturas de gestão democrática na rede municipal de ensino de Caxias do Sul/RS (1983-1996)
Autor: Mônica de Souza Chissini
Título: Contação de histórias na perspectiva de professoras contadoras: possibilidade de atuação.
Autor: Roger Andrei de Castro Vasconcelos
Título: Paisagens do atendimento educacional especializado
Autor: Roniele Belusso
Título: Livro de poesia no Ensino Médio e possibilidade de interação
Autor: Rosana Andres Dalenogare
Título: Violência nas escolas : reflexões a partir do cotidiano da RME de Caxias do Sul - RS
Autor: Rubia Paula Bamberg
Título: O jogo de Fusen como recurso pedagógico na inclusão de estudantes com deficiência física severa nas aulas de Educação Física
Autor: Tiago José Frank
Título: Formação docente e os cursos de graduação em pedagogia na modalidade EAD: processos formativos e a autonomia do sujeito
Autor: Valdete Gusberti Cortelini
Título: Efeitos de poder e subjetivação dos discursos de evasão de cursos de licenciatura em matemática do IFRS
Autor: André Matias Evaldt de Barros
Título: Observando práticas, tecendo conceitos : um estudo sobre as culturas de EJA em Caxias do Sul (1998-2012)
Autor: Bruna Conrado
Título: Tempos de diálogo : o olhar dos jovens sobre suas experiências no ensino médio integrado do IFRS
Autor: Camila Siqueira Rodrigues Pellizzer
Título: Entre escolas : a trajetória escolar de estudantes com deficiência intelectual a partir da percepção das mães
Autor: Claudia Medeiros de Oliveira
Título: Interações da criança surda em escola comum
Autor: Elenara Borges Silveira Franzoi
Título: Educação do homem desde a corporeidade em Merleau-Ponty: o caráter pedagógico da cultura corporal
Autor: Emerson Renan Berger de Souza
Título: Leitura literária da narrativa visual na educação infantil
Autor: Fabiana Lazzari Lorenzet
Título: Contribuições da intervenção assistida por cão para uma criança com paralisia cerebral e deficiência intelectual
Autor: Franciele Centenaro
Título: Colégio Nossa Senhora de Lourdes, Farroupilha/RS : histórias de sujeitos e práticas (1922-1954)
Autor: Gisele Belusso
Título: Literatura e estratégias de leitura no ensino médio : análise de proposta para a formação de leitores autônomos
Autor: Karina Feltes Alves
Título: A teoria da argumentação na língua no ensino da compreensão leitora dos articuladores mas e embora
Autor: Luciana Idiarte Soares Falkenbach
Título: Práticas de leitura no livro eletrônico
Autor: Marcelo Votto Teixeira
Título: Educação e catequese : o catecumenato como processo de iniciação à vida cristã na Diocese de Caxias do Sul/RS
Autor: Mariana Parise Brandalise Dalsotto
Título: Verticalização nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: concepção(ões) e desafios no IFRS
Autor: Margarete de Quevedo
Título: A inclusão do estudante com deficiência intelectual na educação superior do IFRS Bento Gonçalves: um olhar sobre a mediação docente
Autor: Maria Isabel Accorsi
Título: Ensino de literatura : da Paideia ao paradigma sistêmico
Autor: Mariele Gabrielli
Título: O jogo Probio e a visão sistêmica em educação ambiental
Autor: Michel Mendes
Título: Teoria e percepção musical : práticas pedagógicas mediadas pelo EarMaster
Autor: Paulo Roberto Salvadori
Título: Trajetórias de egressos da EJA na transição para o ensino superior : um estudo a partir do PROUNI (Caxias do Sul 2005-2014)
Autor: Patrícia Borges Gomes Bisinella
Título: Educação e linguagem : as situações enunciativas do role-playing game (RPG) como ferramenta pedagógica de constituição da alteridade
Autor: Rafael Ramires Jaques
Título: A constituição da docência em blogs do PIBID: um estudo sobre os modos de escrita de si
Autor: Simone Selbach
Título: Letramentos em diálogo com o acervo do pacto nacional pela alfabetização na idade certa : uma ampliação da experiência com linguagem
Autor: Sirley Morello Cella
Título: Formação do enfermeiro para a integralidade a partir de pressupostos dialógicos freireanos
Autor: Suzana Boeira
Título: Educação e linguagem: em busca do conceito de enunciação em referenciais curriculares de língua portuguesa
Autor: Carla Roberta Sasset Zanette
Título: Do direito à educação ao direito à aprendizagem : um estudo sobre culturas de intervenção pedagógica (Caxias do Sul - 1988-2013)
Autor: Caroline Caldas Lemons
Título: Prática pedagógica e dificuldades de aprendizagem: processos de inclusão e exclusão na perspectiva dos professores
Autor: Caroline Carminatti Scussiatto
Título: Uma história do Grupo Escolar Farroupilha : sujeitos e práticas escolares (Farroupilha/RS, 1927-1949)
Autor: Cassiane Curtarelli Fernandes
Título: Concepções de gramática e de ciência no ensino de língua
Autor: Fabiana Kaodoinski
Título: Educação e linguagem : a configuração da relação enunciativa eu-tu no processo de formação de conceitos em crianças com cegueira congênita
Autor: Fernanda Ribeiro Toniazzo
Título: Subsídios norteadores para uma prática educacional da consciência corporal e postural de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental
Autor: Greice de Barba Viel
Título: Robótica educativa com crianças/jovens : processos sociocognitivos
Autor: Jean Hugo Callegari
Título: O brincar na educação infantil: a influência das tecnologias digitais móveis no contexto da brincadeira
Autor: Lorivane Meneguzzo
Título: (Trans)formação de professores em acoplamento com as tecnologias digitais
Autor: Márcia Buffon Machado
Título: Faculdade de direito de Caxias do Sul/RS : indícios da história e da cultura acadêmica (1959-1967)
Autor: Michelle Luisa Grezzana Santarem
Título: A pergunta como recurso epistemológico e pedagógico no processo de ensino e aprendizagem
Autor: Rubens José Balestro
Título: Alfabetização e letramento mediados pela literatura infantil, no 1º ano do ensino fundamental
Autor: Sandra Danieli Werlang
Título: Interfaces da docência a partir do articulador pedagógico na educação de jovens e adultos - EJA (Caxias do Sul - 1998/2012)
Autor: Simone Cardoso de Quadros
Título: A atuação pedagógica do professor-arquiteto no contexto da cultura digital
Autor: Simone Nichele Poletto
Título: Tecnologias móveis na escola : movimentos da gestão escolar
Autor: Sintian Schmidt
Título: História do Colégio do Carmo de Caxias do Sul/RS : práticas pedagógicas e rotinas escolares (1908-1933)
Autor: Vanessa Lazzaron
Título: Estudo da influência dos conhecimentos prévios na aprendizagem de eletricidade em grupos operativos num ambiente de laboratório
Autor: Andréa Cantarelli Morales
Título: Letramento no compasso da poesia : experiência pedagógica em uma turma de 1º ano do ensino fundamental
Autor: Andreia Silva de Negri
Título: As tecnologias de comunicação alternativa a serviço da diversidade : a contribuição do software boardmaker with speaking dynamically pro V.6 na educação inclusiva de alunos com paralisia cerebral no município de Vacaria
Autor: Adriana Aparecida de Almeida Marcolin
Título: Escolas étnicas dos imigrantes poloneses no Rio Grande do Sul, (1875-1939)
Autor: Adriano Malikoski
Título: Educação e linguagem : proposta de instrumentalização docente para a identificação de dificuldades no desenvolvimento das habilidades de leitura, no ensino fundamental
Autor: Aline Sberse Sengik
Título: Linguagem e educação nos processos interativos de ensino e de aprendizagem no uso de tecnologias digitais
Autor: Ana Paula Carissimi Bulla
Título: Práticas discursivas e subjetivação : constituindo professores + alfabetizadores
Autor: Caren Cristina Sasset
Título: Leitura de histórias em quadrinhos do PNBE 2012 : a Turma do pererê
Autor: Eliana Cristina Buffon
Título: A formação moral no pensamento pedagógico katiano : implicações, desafios e perspectivas à escola hoje
Autor: Eucledes Fábio Casagrande
Título: A escrita como técnica de si : formação de professores e os modos de subjetivação
Autor: Flávia Reis de Oliveira
Título: A linguagem na definição: transposição didática de conceitos para a formação de auditores internos de gestão da qualidade
Autor: Florencia del Carmen Nieto
Título: Concepções epistemológicas de reportagens sobre ciência na mídia impressa brasileira e suas implicações no âmbito educacional
Autor: Gabriel Abreu Mussato
Título: A relação escola/comunidade na região das antigas colônias italianas, nordeste do Rio Grande do Sul, 1915 a 1960
Autor: Jordana Wruck Timm
Título: Colégio Sagrado Coração de Jesus, Bento Gonçalves/RS (1956-1972) : processo identitário e cultura escolar compondo uma história
Autor: Julia Tomedi Poletto
Título: Educação para a diversidade : acervos complementares do PNLD/2010
Autor: Liliane Melo do Amaral
Título: A biblioteca universitária na formação acadêmica : história da Biblioteca Central da Universidade de Caxias do Sul e sua relação com a aprendizagem e o sucesso acadêmico
Autor: Marcos Leandro Freitas Hübner
Título: Da escola rural multisseriada a escola nucleada : narrativas sobre o espaço, o tempo e o pertencimento no meio rural (Caxias do Sul-RS/1990-2012)
Autor: Marcos Vinicius Benedete Netto
Título: Educação e paz em Kant
Autor: Maricélia Pereira Gehlen
Título: Educação estética pela mediação de leitura de imagens de obra de arte
Autor: Michele Pedroso do Amaral
Título: Jovens e ensino médio: aspectos históricos e culturais da relação pedagógica
Autor: Phelipe Rodrigues Marocco Dornelles
Título: O cuidado de enfermagem e suas representações no processo de formação
Autor: Ruy de Almeida Barcellos
Título: O princípio educativo do trabalho e as contribuições da escola SENAI Nilo Peçanha na educação profissional de jovens de Caxias do Sul (2000-2012)
Autor: Vanderlei Ricardo Guerra
Título: Shopenhauer e a educação
Autor: Carlos Eduardo Zinani
Título: Estudo da influência dos conhecimentos prévios na aprendizagem de eletricidade em grupos operativos num ambiente de laboratório
Autor: Andréia Cantarelli Morales
Título: Educação e linguagem : contribuições da enunciação oral do professor ao desenvolvimento da habilidade de investigar na formação de psicólogos
Autor: Caroline Slomp
Título: Uma proposta pedagógica para o uso da lousa digital tendo como base a teoria sociointeracionista
Autor: Daniel de Carli
Título: A avaliação como dispositivo de subjetivação
Autor: Fernanda Bertoldo
Título: Leitura de narrativas visuais e verbo-visuais no PNBE-2010
Autor: Lucila Guedes de Oliveira
Título: O laptop educacional na sala de aula: movimentos de letramento digital nas práticas de leitura e escrita de estudantes do ensino fundamental
Autor: Mariane Maria Schons
Título: A gamificação como estratégia pedagógica : estudo de elementos dos games aplicados em processos de ensino e aprendizagem
Autor: Marcelo Luis Fardo
Título: Narrativas visuais do Brasil oitocentista : um estudo sobre apropriação de imagens no cotidiano escolar
Autor: Alessandra Chaves Zen
Título: Educação continuada de gestores acadêmicos : possibilidades de inovação a partir de um programa de formação continuada
Autor: Caroline do Amarante Tolazzi
Título: O ensino de química e a escola pública : a isomeria geométrica mediada pelo uso de programas computacionais
Autor: Fabiana Pauletti
Título: Letramento digital na formação superior do professor de matemática na modalidade a distância
Autor: Jerônimo Becker Flores
Título: O cuidado de si e a constituição do sujeito em Foucault
Autor: Karin Zanotto
Título: Institucionalização de crianças e adolescentes em Caxias do Sul: narrativas sobre as trajetórias de vida de egressos de medida de proteção (1990-2011)
Autor: Letícia Borges Poletto
Título: A Escola Municipal de Belas Artes de Caxias do Sul: histórias e memórias (1949-1967)
Autor: Liliane Maria Viero Costa
Título: História do Colégio Regina Coeli: de escola confessional à escola comunitária (Veranópolis/RS, 1948-1980)
Autor: Marina Matiello
Título: Contribuições da revista ciência hoje das crianças para o letramento
Autor: Odila Bondam Carlotto
Título: História do Colégio São Carlos de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul (1936-1971)
Autor: Valéria Alves Paz
Título: A educação do corpo nas escolas municipais de Caxias do Sul, RS (1937 a 1945)
Autor: Paula Cristina Mincato Roso
Título: As relações entre educação e linguagem no ensino de língua espanhola
Autor: Simone Viapiana
Título: A organização da situação enunciativa de ensino como recurso pedagógico para a formação de conceitos científicos
Autor: Márcia Speguen de Quadros Picolli
Título: Educação e linguagem: a descrição semântico-argumentativa e a compreensão leitora de enunciados de exercícios
Autor: Niuana Kullmann
Título: Corpo, dança, educação : Cia. Municipal de Dança de Caxias do Sul
Autor: Carlos Alberto Pereira dos Santos
Título: Processos educativos e a formação da virtude cidadã
Autor: Carlos Roberto Sabbi
Título: Laptop educacional : mecanismos sociocognitivos nos contextos de aprendizagem
Autor: Dirce Méri de Rossi Garcia Rafaelli Rigoni
Título: Concepções de membros do Conselho Municipal de Educação acerca da educação da pessoa com deficiência intelectual
Autor: Ingrid Renata Lopes Augustin
Título: Educação e linguagem desde a enunciação oral do professor de língua inglesa : autopercepção e percepção de alunos
Autor: Lisiane Ott Schulz
Título: Química e as tecnologias digitais : investigação sobre as representações docentes
Autor: Marcelo Prado Amaral Rosa
Título: Família-criança-escola/professor : o interjogo repetição-transformação
Autor: Siloe Pereira
Título: Nietzsche e a educação : por um ensino de filosofia que oportunize a potencialização do educando
Autor: Andréia Bonho Borba Chies
Título: A linguagem da educação ambiental e a construção da pertença planetária
Autor: Rosane Kohl Brustolin
Título: Dificuldades e oportunidades para o professor do ensino superior no uso do ambiente virtual de aprendizagem Moodle
Autor: Ademar Felipe Fey
Título: Hermenêutica e educação : o movimento da compreensão em Gadamer
Autor: Daniel José Crocoli
Título: História da escola de enfermagem Madre Justina Inês : uma instituição de ensino superior formando enfermeiras em Caxias do Sul/RS (1957-1967)
Autor: Edlaine Cristina Rodrigues de Almeida
Título: O docente dos anos iniciais do ensino fundamental e suas concepções sobre alfabetização e letramento
Autor: Itaise Moretti de Lima
Título: Valores e educação : a escola deve educar para valores
Autor: Viviane Catarini Paim
Título: A linguagem em blog educativo e o processo de aprendizagem
Autor: Adriana Ferreira Boeira
Título: Mediação de leitura literária : o Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE)
Autor: Morgana Kich
Título: Objetos-modelo no ensino de astronomia e o processo da transposição didática
Autor: Fernando Siqueira da Silva
Título: Dimensão relacional da aprendizagem : construções teóricas na interface educação e psicologia
Autor: Olga Araújo Perazzolo
Título: O processo escolar no município de Tunápolis, SC, 1954-1974 : escola pública com características de escola comunitária?
Autor: Isabel Spies
Título: O que ensinar a quem já ensina em aula de língua estrangeira? : uma proposta pedagógica para ensino de línguas estrangeiras a alunos adultos
Autor: Elsa Mónica Bonito Basso
Título: O acontecer na educação : perspectivas da educação a partir do conceito heideggeriano de cuidado
Autor: Celso Samir Guielcer de Fór
Título: Diversidade cultural e políticas públicas educacionais : a proposta de Barão/RS : de 1930 a 1960
Autor: Fernanda Rodrigues Zanatta
Título: Experiência pedagógica pela linguagem poética e corporal
Autor: Rochele Rita Andreazza Maciel
Título: Representações sobre etnicidade e cultura escolar nas antigas colônias de imigração italiana do nordeste do Rio Grande do Sul : (1905-1950)
Autor: Carla Fernanda Carvalho Thoen
Título: As contribuições do suporte virtual glogster para o desenvolvimento das habilidades de leitura e produção textual
Autor: Vanessa Elisabete Urnau Bones
Título: A mediação docente como estratégia para o aprimoramento da competência leitora
Autor: Athany Gutierres
Título: Ações de aprendizagem empregadas pelo nativo digital para interagir em redes hipermidiáticas tendo o inglês como língua franca"
Autor: Cristina Maria Pescador
Título: Letramento literário : leitura de contos populares na educação
Autor: Janaína Pieruccini de Bortoli
Título: Aspectos históricos e contemporâneos sobre a interposição entre as identidades materna e docente na educação infantil: decorrências para a prática pedagógica
Autor: Milena Cristina Aragão Ribeiro de Souza
Título: Docente universitário do curso de enfermagem : uma reflexão sobre as práticas pedagógicas
Autor: Nanci da Silva Nino
Título: Aprendizagem na organização empresarial : a formação do empregado como cidadão
Autor: Nestor Basso
Título: A educação pelo poético: a poesia na formação da criança
Autor: Vania Marta Espeiorin