Ingresso

Mestrado

A seleção dos candidatos ao Programa de Pós-Graduação em Educação - Curso de Mestrado realiza-se em conformidade com as regras estabelecidas em edital específico da Universidade e ocorre no segundo semestre de cada ano, mediante provas realizadas por uma Comissão de Seleção designada pelo Colegiado do Programa.

A seleção é classificatória e consiste das seguintes etapas, a critério do Colegiado: (1ª) prova escrita de caráter eliminatório; (2ª) análise de pré-projeto de pesquisa apresentado no ato da inscrição e do currículo; (3ª) prova oral para os aprovados na prova escrita.

Informações sobre o processo seletivo e inscrição podem ser buscadas junto à Secretaria do PPGEdu/UCS. Consulte também dúvidas frequentes.

Periodicamente, são aceitos alunos não-regulares, em conformidade à disponibilidade de vagas fixadas pelo Colegiado e mediante inscrição prévia, conforme edital específico. O ingresso do aluno não-regular depende, entretanto, da análise do respectivo currículo pelo Colegiado e, em nenhuma hipótese, habilita a postular o grau de mestre, nem oportuniza matrícula regular no Programa.

Atividades de Formação
Para a obtenção do título de Mestre em Educação, é necessário cumprir 34 créditos em disciplinas e defender dissertação de Mestrado (10 créditos). Consulte estrutura curricular.

O orientador da dissertação é nomeado pelo colegiado e ocorre logo no início do primeiro semestre do curso, à vista de uma proposta inicial ou pré-projeto de dissertação.

No segundo semestre do curso realiza-se o exame de qualificação dos projetos de dissertação por uma banca de professores arguidores da instituição e, eventualmente, com participação de arguidores externos.

O exame de proficiência em língua estrangeira, direcionado à leitura e compreensão de textos, tem caráter eliminatório e será prestado durante o curso.

Entre as atividades de formação promovidas pelo Programa incluem-se palestras, mini-cursos, aulas inaugurais e os seminários livres. Os discentes são estimulados a participar de eventos científicos para a divulgação de seus trabalhos e interação com seus pares.

Doutorado

A seleção dos candidatos ao Programa de Pós-Graduação em Educação - Curso de Doutorado realiza-se em conformidade com as regras estabelecidas em edital específico da Universidade e ocorre no segundo semestre de cada ano, mediante provas realizadas por uma Comissão de Seleção designada pelo Colegiado do Programa.

O processo seletivo para ingresso no Curso de Doutorado é realizado em duas fases: a) a primeira, eliminatória, constituída pela análise do projeto de pesquisa com temática vinculada às linhas de pesquisa e prova escrita dissertativa, versando sobre temas da área de Educação; b) a segunda, classificatória, composta por: prova oral e entrevista; análise do curriculum vitae, modelo Lattes, documentado e memorial descritivo. Na análise da proposta de tese a Comissão de Seleção considerará, prioritariamente, a articulação do trabalho proposto com as linhas de pesquisa do Programa e sua efetiva relação com os interesses de pesquisa do possível orientador.

Outras informações sobre o processo seletivo e inscrição podem ser buscadas junto à Secretaria do PPGEdu/UCS. Consulte também dúvidas frequentes. Periodicamente, são aceitos alunos não-regulares, em conformidade à disponibilidade de vagas fixadas pelo Colegiado e mediante inscrição prévia, conforme edital específico. O ingresso do aluno não-regular depende, entretanto, da análise do respectivo currículo pelo Colegiado e, em nenhuma hipótese, habilita a postular o grau de doutor, nem oportuniza matrícula regular no Programa.

Atividades de Formação
Para a obtenção do título de Doutor em Educação, é necessário cumprir 45 créditos em disciplinas e defender a tese de Doutorado. Consulte estrutura curricular.

O orientador da tese é indicado no momento do processo seletivo e, efetivamente denominado pelo Colegiado logo no início do primeiro semestre do curso, à vista de um acompanhamento efetivo e qualificado na construção, realização e apresentação da pesquisa.

Até o quarto semestre do curso realiza-se o exame de qualificação dos projetos de tese por uma banca de professores arguidores da instituição e com participação de arguidores externos.

O exame de proficiência em 2 (duas) línguas estrangeiras deve ser comprovado. O exame é direcionado à leitura e compreensão de textos, tendo caráter eliminatório e será prestado durante o curso.

Entre as atividades de formação promovidas pelo Programa incluem-se conferências, palestras, minicursos, aulas inaugurais e os seminários especiais. Os discentes são estimulados a participar de eventos científicos para a divulgação de seus trabalhos e interação com seus pares, bem como a realizar estágios de doutorado sanduíche em instituições nacionais e internacionais.