Última modificação em 19/04/2024.
Título: Emergências estéticas: pistas para o redesenhar e repintar a formação docente como devir da pandemia
Autor: Lucila Guedes de Oliveira
Título: A relação com o saber docente na linguagem de programação
Autor: Márcia Boell
Título: Leitura literária na educação infantil : potencialidades do livro de imagem
Autor: Fabiana Lazzari
Título: Literaturar: uma escrita pelo ato
Autor: Viviane Cristina Pereira dos Santos Maruju
Título: A compreensão leitora analítica a partir da teoria da polifonia : uma proposta articulada ao Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD)
Autor: Caroline Kloss
Título: A arquitetura da experiência acadêmica: um estudo de caso em uma universidade comunitária
Autor: Pedro Augusto Alves de Inda
Título: Mulheres, intelectuais e professoras : a história das mulheres pelo olhar feminino de historiadoras da região colonial italiana do Rio Grande do Sul
Autor: Daiane Dala Zen
Título: Jovens e ensino médio emtempo integral:sentidos atribuídos ao macrocomponente curricular núcleo articulador
Autor: Arlene Aparecida de Arruda
Título: Experiência escolar juvenil em periferia urban: sentimentos de injustiça e processos de reconhecimento
Autor: Jourdan Linder Silva
Título: A potência estética e humanizadora do contador de histórias
Autor: Roger Andrei de Castro Vasconcelos
Título: Informática educativa na rede municipal de Caxias Sul: 20 anos de história - 1992-2012
Autor: Paulo Antonio Pasqual Júnior
Título: Trilhas da acessibilidade e inclusão de pessoas com paralisia cerebral no ensino médio integrado: percursos da comunidade acadêmica
Autor: Tatiele Bolson Moro
Título: Círculo de leitura: experiências de leitura literária com jovens leitores
Autor: Aline Dalpiaz Troian
Título: Universidades comunitárias e compromisso social em tempos de mercantilização da educação superior: "o dizer a sua palavra" na percepção de investigadores da educação
Autor: Vialana Ester Salatino
Título: Processos educacionais e o pensamento decolonial: possíveis diretrizes de uma educação para além do pomar
Autor: Adriana Aparecida de Almeida Marcolin
Título: Dinâmicas pedagógicas na engenharia de controle e automação no contexto da indústria 4.0
Autor: Fernando Covolan Rosito
Título: Educação permanente com profissionais assistenciais da unidade de urgência e emergência na perspectiva do cuidado centrado no pacientesegundo critérios de acreditação nacional (ONA) e internacional (ACSA)
Autor: Nanci da Silva Teixeira Junqueira
Título: A popularização da ciência em uma universidade comunitária: as reverberações dos projetos de pesquisa na ótica do pesquisador
Autor: Márcia Speguen de Quadros Piccoli
Título: O curso técnico subsequente em agropecuária do IFRS - Campus Vacaria/RS: percursos em busca da profissionalização
(2016-2018)
Autor: Rosemeri Barreto Argenta
Título: Formação inicial de professores e autonomia: um estudo com estudantes e docentes de licenciaturas da área de ciências exatas
Autor: Débora Peruchin
Título: A aproximação da Bildung de Wilhelm von Humboldt com a educação popular de Simón Rodríguez
Autor: Clóvis Dias de Souza
Título: Navegando por territórios de formação docente permanente no ensino de geografia em Lages, Santa Catarina, Brasil: o local e o global em diálogo
Autor: Cristian Roberto Antunes de Oliveira
Título: Narrativas em relação: do design de experiência acadêmica ao design de gestão
Autor: Fabiana Kaodoinski
Título: Mediações pedagógicas no território de empoderamento popular: uma experiência em processo
Autor: Joanne Cristina Pedro
Título: Círculos de cultura no Rio Grande do Sul: um movimento de alfabetização realizado a partir de Paulo Freire (1963-1964)
Autor: Mariana Parise Brandalise Dalsotto
Título: Gamificação com foco em narrativa e relações com o saber de estudantes: uma experiência no ensino superior
Autor: Marcelo Luis Fardo
Título: Ecos e ressonâncias de movimentos cartográficos em cotidianos profissionais: a etnomatemática inspirando práticas educativas para o ensino da matemática
Autor: Schayla Letyelle Costa Pissetti
Título: Processo de inclusão, aprendizagens e acessibilidade: imersões com pessoas com deficiência visual
Autor: Milena Schneid Eich
Título: Nem tudo que parece é: as bibliotecas comunitárias caxienses e as suas relações com o poder público municipal
Autor: João Paulo Borges da Silveira
Título: Mulheres nas ciências exatas: condições que possibilitam suas escolhas profissionais
Autor: Andréa Cantarelli Morales
Título: Educação e linguagem: estudo polifônico da compreensão leitora do cego congênito
Autor: Fernanda Ribeiro Toniazzo
Título: Histórias e memórias do ensino de educação física nas escolas normais Duque de Caxias e São José de Caxias do Sul/RS (1947-1961)
Autor: Cristian Giacomoni
Título: Compondo uma constelação no protagonismo da comunidade escolar para a construção do projeto político-pedagógico emancipatório
Autor: Sirlei Tedesco
Título: História dos grupos escolares em Garibaldi e Farroupilha: matizes de práticas pedagógicas e escolares (Rio Grande do Sul, 1926-1949)
Autor: Cassiane Curtarelli Fernandes
Título: A educação permanente e continuada com professores no movimento das relações de poder: entre o controle biopolítico e a autonomia
Autor: Valdete Gusberti Cortelini
Título: A terceira margem do rio: reflexões sobre a formação leitora em língua estrangeira a partir de Saussure e Benveniste, na perspectiva da complexidade
Autor: Mirley Tereza Correia da Costa Witschoreck
Título: Realidade e fantasia: contribuições do role-playing game (RPG) para convivência e a inclusão na escola
Autor: Rafael Ramires Jaques
Título: O direito humano à educação e a construção da cidadania: um estudo acerca do sonho possível
Autor: Patricia Noll
Título: A linguagem como trama sistêmica para o ensino jurídico
Autor: Alexandre Cortez Fernandes
Título: Percursos formativos no curso normal regional de São Francisco de Paula-RS (1953-1962): histórias e memórias
Autor: Dilnei Abel Daros
Título: Horizontes da complexidade: a religação dos saberes cuidado de si e autoética como contribuição à atuação docente
Autor: Cláudia Soave
Título: Constituição semântico-argumentativa do texto pergunta-resposta: uma análise didático-pedagógica com vistas à formação de professores
Autor: Niuana Kullmann
Título: Farroupilha/RS e a educação (1934-1948): um município pedagógico
Autor: Gisele Belusso
Título: Cidades rebeldes, efervescentes e educadoras: em Caxias do Sul/RS, quanto de passado existe em nosso presente?
Autor: Itamar Ferretto Comarú
Título: Pedagogia radical e inclusiva: nas trilhas de elementos educativos para uma cidadania mais consciente
Autor: Carlos Roberto Sabbi
Título: Aprendizagem no cotidiano escolar: direitos, experiências e percepções discentes
Autor: Caroline Caldas Lemons
Título: Experiência literária no ensino médio: estudo comparado Brasil - Uruguai
Autor: Elsa Mónica Bonito Basso
Título: Processos educativos e de aprendizagem na biblioteca universitária: abordagem centrada no estudo de usuários
Autor: Flávia Reis de Oliveira
Título: Nacionalização das escolas étnicas polonesas do Rio Grande do Sul (1918-1942)
Autor: Adriano Malikoski
Título: A relação do docente com o saber: sentidos atribuídos aos referenciais curriculares e ao ensinar no cotidiano da escola pública
Autor: Carla Roberta Sasset Zanette
Título: Juventudes do século XXI e o cotidiano do Ensino Médio no Rio Grande do Sul: por entre as dobras do Seminário Integrado
Autor: Cineri Fachin Moraes
Título: "A vida", "O balão" e "O pássaro": análise de uma política de formação de leitores na perspectiva inclusiva
Autor: Daniela Corte Real
Título: Movimentos de ensinar e aprender matemática em convivência
Autor: Graziela Rossetto Giron
Título: Religiosidade, etnicidade e educação: a presença das Irmãs Carlistas-Scalabriniana no Rio Grande do Sul (1915-1948)
Autor: Marina Matiello
Título: A condição humana no antropoceno: princípios educativos para horizontes legítmos de convivência
Autor: Michel Mendes
Título: Intencionalidades biopolíticas do silenciamento da formação docente na BNCC
Autor: Simone Côrte Real Barbieri
Título: O gestor da escola pública da região noroeste do Rio Grande do Sul: políticas educacionais na perspectiva da Inclusão
Autor: Sonize Lepke
Título: Itinerários no processo de educar na infância: diálogos entre pedagogias
Autor: Rochele Rita Andreazza Maciel