Programa de Pós-Graduação em Educação

Dúvidas Frequentes

Última modificação em 06/08/2025.

Esta seção reúne as principais informações relacionadas ao funcionamento do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul. Seu objetivo é oferecer orientações claras e atualizadas aos(as) interessados(as) e à comunidade acadêmica, contemplando aspectos fundamentais como processo seletivo, oferta de bolsas, períodos de inscrição, investimentos e demais tópicos pertinentes.

Caso sua dúvida não esteja contemplada entre as questões apresentadas, recomendamos que entre em contato através do e-mail: ppgedu@ucs.br e telefone: (54) 3218-2824

Licenciados ou graduados em outras áreas, ligados ao campo educacional, com interesse em formação como pesquisadores.

Geralmente, de agosto a outubro. Deve-se acompanhar o Edital, publicado nesse período, no site do Programa. A seleção e a matrícula ocorrem no início de dezembro.

A seleção é anual. São 20 (vinte) vagas, sendo que geralmente, são 10 (dez) vagas para cada linha de pesquisa, podendo ocorrer adequações.

O processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCS é composto por três etapas, conforme descrito a seguir:

1ª Etapa - Prova Escrita (eliminatória)
Consiste na realização de uma prova dissertativa, elaborada com base em bibliografia indicada pelo Programa em edital. Essa etapa tem caráter eliminatório e visa avaliar a capacidade de argumentação e o domínio teórico do(a) candidato(a).

2ª Etapa - Prova Oral (classificatória)
Os(as) candidatos(as) aprovados(as) na prova escrita são convocados para a prova oral, na qual participam de uma entrevista com uma banca examinadora composta por três ou quatro docentes, designada pelo Colegiado do Curso. Nesta etapa, são abordados aspectos relacionados à prova escrita e às intenções de pesquisa apresentadas no pré-projeto.

3ª Etapa - Análise do Pré-Projeto e Currículo (classificatória)
Concomitantemente à prova oral, ocorre a avaliação do pré-projeto de pesquisa (entregue no ato da inscrição) e do currículo lattes documentado. Essa análise considera a coerência do pré-projeto com as linhas de pesquisa do Programa e a trajetória acadêmico-profissional do(a) candidato(a).

Para dicas de uma boa escrita, acesse: Projeto de pesquisa: orientações iniciais

Recomenda-se a leitura atenta do Edital publicado no site do Programa para acesso aos prazos, critérios de avaliação e demais orientações.

Os idiomas aceitos para a realização da prova de proficiência são: espanhol, inglês, francês, italiano ou alemão. A comprovação de proficiência em língua estrangeira é um requisito obrigatório para a conclusão das atividades acadêmicas que conduzem à titulação. No caso do Mestrado, exige-se proficiência em um idioma estrangeiro, a ser comprovada até o 12º mês do curso. Para o Doutorado, exige-se proficiência em dois idiomas estrangeiros, que devem ser comprovadas até o 24º mês de curso.

O Programa oferece bolsas financiadas pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), vinculada ao Governo Federal. Além dessas bolsas, disponibiliza isenção de taxas de pagamento da CAPES, concedidas por meio de edital próprio. Também há bolsas oferecidas pela FAPERGS. Para discentes que não possuem bolsa, informações sobre valores e condições de investimento estão disponíveis no site do Programa, no menu à esquerda, na seção Investimento.
Observação: Verifique a possibilidade de parcelamento do pagamento em um número maior de prestações. Além disso, algumas instituições bancárias oferecem linhas de crédito pessoal voltadas para o aprimoramento acadêmico. Recomenda-se a leitura da Portaria n.º 181, que estabelece o Regulamento do Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares

O mestrando pode concluir o curso em um prazo mínimo de 12 meses, com prazo máximo de 24 meses para discentes bolsistas e 30 meses para os não-bolsistas. Já o doutorando pode concluir o curso em, no mínimo, 24 meses e, no máximo, 48 meses.

Os encontros são realizados semanalmente, concentrados às terças e quartas-feiras, tarde e vespertino. As aulas têm ocorrido, às terças e quartas-feiras no período da tarde e vespertino (14h às 19h40min). Sendo que atividades de orientação (individual e coletiva) são programadas fora desses horários de aula.
Acesse a Estrutura Curricular do Curso

Após o ingresso, o professor orientador é designado pelo Colegiado do Programa. A escolha considera, inicialmente, a Linha de Pesquisa na qual o discente está inserido, pois cada professor está vinculado a uma Linha de Pesquisa específica. Em seguida, avalia-se a área de conhecimento da pesquisa, que deve corresponder à área de atuação do professor orientador.

O tema do projeto de pesquisa apresentado pelo candidato precisa estar alinhado a uma das Linhas de Pesquisa do Programa. Para mais informações sobre cada Linha de Pesquisa, consulte aqui

É conferido o grau de mestre em Educação para os concluintes de mestrado e de doutor em Educação para os concluintes do doutorado.