Estrutura Curricular - Mestrado

Última modificação em 17/03/2022.

O Curso de Mestrado compreende as atividades curriculares que integralizam trinta e quatro créditos, assim distribuídos:

I - Núcleo Comum (15 créditos)
O primeiro bloco é constituído por um núcleo comum e obrigatório de seminários.

  • Seminário de História e Filosofia da Educação - 3 créditos

      Ementa: Caracterização das iniciativas dos agentes promotores da escola (Estado, grupos religiosos, associações escolares particulares e iniciativas étnico-comunitárias). Privilegiamentos e silenciamentos da educação nos diversos períodos e contextos históricos. Investigação acerca da formação do homem nas principais tradições educacionais da cultura ocidental. Aprofundamento das tradições educativas mais expressivas à formação do homem e da cultura. Desafios desta herança para a prática educacional do presente. Caracterização das principais tendências na concepção de educação e o modo como foi estabelecida a relação educação/escola/sociedade.

  • Seminário de Processos Educativos, Linguagem, Tecnologia e Inclusão - 3 créditos

      Ementa: Análise de processos educacionais contemporâneos, por meio de abordagens investigativas na perspectiva da interação e da transformação, focalizando sujeitos que aprendem a conhecer e a aprender, por meio do diálogo e da interrogação/problematização, como seres humanos, sociais e culturais.

  • Seminário de Fontes e Teorias do Pensamento Pedagógico I - 2 créditos

      Ementa: O pensamento pedagógico como expressão educativa em diferentes culturas. Matrizes discursivas epistemológicas e articulação das práticas educacionais. Estudo de autoras e autores do pensamento educacional, aproximando suas concepções à atualidade.

  • Seminário de Metodologia da Pesquisa em Educação - 2 créditos

      Ementa: A educação como campo de pesquisa e suas interfaces. A pesquisa em educação e os diferentes modos de pesquisar: a escolha do método. A construção, a organização, a análise e a interpretação dos dados da investigação.

  • Seminário de Pesquisa em Educação - 3 créditos

      Ementa: A pesquisa em Educação. A construção do projeto de pesquisa. Caracterização do problema de pesquisa, elaboração do quadro teórico, escolha do método, definição da relevância científica e social do projeto como elementos básicos do projeto de dissertação de mestrado. 

  • Publicação - 2 créditos

      Observação - Os créditos de Publicação serão obtidos mediante apresentação de comprovantes e seguindo normativa específica.

As disciplinas do Núcleo Comum que são ministradas com programas de ensino integrados, de tal modo que, vistas em conjunto, buscam compor uma base teórica de conhecimentos (fundamentos para pensarmos crítica e cientificamente o campo educacional), tendo em vista a diversidade de formações iniciais dos mestrandos.

II - Núcleo Complementar (mínimo de 10 créditos)
O segundo bloco divide-se de acordo com as linhas de pesquisa do curso e é constituído por seminários avançados, perfazendo um total de, no mínimo, dez créditos, assim distribuídos:

Linha de História e Filosofia da Educação

  • Seminário Avançado em História da Educação - 3 créditos

      Ementa: Identificação dos pressupostos do pensamento educacional brasileiro, realçando sua relação (ou não) com a efetiva prática no processo escolar. Caracterização das iniciativas dos agentes promotores da escola (Estado, grupos religiosos, associações escolares particulares e iniciativas étnico-comunitárias). Privilegiamentos e silenciamentos da educação no Brasil nos diversos períodos e contextos históricos. Desafios desta herança para a prática educacional do presente.

  • Seminário Avançado em Filosofia da Educação - 3 créditos

      Ementa: Desenvolvimento de estudos, de caráter monográfico, referentes às múltiplas implicações e articulações entre filosofia e educação.

  • Seminário de Pesquisa em História e Filosofia da Educação - 3 créditos

      Ementa: Identificação dos pressupostos da pesquisa em História e Filosofia da Educação. A questão das fontes e dos métodos. Tendências na historiografia da educação. Pesquisa a partir dos parâmetros da História Cultural. Exemplos de pesquisa em História e Filosofia da Educação (teses).

Linha de Processos Educacionais, Linguagem, Tecnologia e Inclusão

  • Seminário Avançado em Processos Educacionais e Inclusão - 3 créditos

      Ementa: Examina temas atuais e ou de complexidade conceitual, relacionados aos processos educacionais no âmbito da inclusão. A caracterização será complementada a cada semestre de acordo com as competências e conteúdos selecionados.

  • Seminário Avançado em Linguagem e Tecnologia - 3 créditos

      Ementa: Análise dos conceitos de linguagem e tecnologia, seu lugar e suas inter-relações nos processos educacionais. A caracterização será complementada a cada semestre de acordo com as competências e conteúdos selecionados.

  • Seminário de Pesquisa em Processos Educacionais, Linguagem, Tecnologia e Inclusão - 3 créditos

      Ementa: Estudo sobre as tendências de pesquisa em educação vinculadas à Linha II, da construção do percurso investigativo e da comunicação dos resultados da pesquisa. Análise das fontes e métodos de investigação. Exemplos de pesquisa em processos educacionais (dissertações/teses), vinculadas à Linha II.

  • Seminário de Tópicos Especiais - 2 créditos

      Ementa: Estudo de temas relacionados às temáticas de pesquisa dos pós-graduandos ou de aprofundamento epistemológico, teórico e/ou metodológico das Linhas de Pesquisa do Programa. Os Seminários de Tópicos Especiais serão definidos semestralmente, para os cursos do Programa, em conformidade com as Linhas de Pesquisa.

  • Seminários Especiais - 1 ou 2 créditos

      Ementa: Seminários ministrados por pesquisadores visitantes de instituições parceiras do PPG Educação da UCS e/ou pesquisadores convidados.

  • Estágio Docência - 1 crédito

      Observação: O estágio de docência integra a formação dos pós-graduandos e objetiva a preparação para a docência. É atividade optativa para alunos dos cursos de Mestrado e Doutorado, com exceção dos bolsistas. O estágio de docência será desenvolvido junto aos cursos de graduação, em disciplinas relacionadas aos projetos de dissertação e/ou tese do pós-graduando, desde que ministrada por professor com título de doutor. No estágio de docência, é responsabilidade do pós-graduando a inscrição, mediante formulário próprio, bem como a entrega de relatório ao final do semestre das atividades realizadas ao longo do estágio.

As disciplinas específicas para cada linha de pesquisa (Segundo Bloco), sob a forma de seminários e tópicos, aprofundam as questões de pesquisa dos professores e dos mestrandos. Elas examinam temas e problemas referentes às questões de investigação derivados de cada linha de pesquisa.

III - Elaboração da Dissertação (10 créditos)
Observação: As atividades do mestrando na elaboração da dissertação são acompanhadas por seu orientador, conforme especificado no Regulamento do PPGEdu.