Programa UCS Sênior é notícia
Cerca de 550 aluno estavam no UCS Teatro, na tarde desta terça-feira, dia 24, para participar das atividades de integração que marcam o início de mais um semestre de aulas.
O tema retratava o interesse comum: O envelhecimento ativo em tempos de longevidade e os palestrantes trouxeram dados, experiências e orientações em diferentes áreas, mas todos ressaltaram a importância de se manter ativo e participativo para envelhecer com saúde e alegria. E alegria não faltou durante a visita de Bastiana, personagem encarnada pelo professor de teatro Davi de Souza, que fez o público gargalhar, logo no início da programação.
O coordenador do Programa UCS Sênior, Delcio Agliardi, deu as boas-vindas e em seguida, os palestrantes fizeram suas intervenções. O médico geriatra Dener Lizot Rech falou sobre a importância de se investir em qualidade de vida, cuidando da alimentação e fazendo atividades físicas para garantir a longevidade de forma ativa. Ele destacou o uso do filtro solar, sugeriu mais atenção à dieta dos povos do Mediterrâneo, e explicou os benefícios da vitamina D. A assistente social, especialista em Saúde Pública, Raquel Tsurozono, apontou dados importantes sobre o envelhecimento da população na cidade de Caxias do Sul, que registra uma expectativa de vida de 76 anos. Também afirmou que a função das políticas públicas é atender às necessidades sociais e oferecer proteção ao idoso através do que está previsto no Estatuto do Idoso. O frei Capuchinho, Jaime Bettega, abordou a espiritualidade nessa fase da vida, destacando as dimensões do ser humano físico, intelectual, emocional e espiritual. Na sua fala, algumas frases se destacaram: "Quanto mais você sabe, mais você vive, por isso é importante continuar estudando. Viver mais anos é positivo, agregar vida a eles é qualidade. Envelhecer sabendo juntar as mãos é espiritualidade".
Em julho, o Programa UCS Sênior completa 24 anos de atividades em Caxias do Sul e é fundamentado nessa experiência acumulada que a Instituição planeja a sua ampliação para outras unidades universitárias. Sua regionalização começa a ganhar forma nos campi da Região das Hortênsias (Canela) e no Região dos Vinhedos (Bento Gonçalves). Com um novo posicionamento e a oferta de novas e interessantes atividades de formação para as pessoas com mais de 50 anos, o Programa UCS Sênior vem contribuindo para melhorar a qualidade de vida de todos aqueles que escolhem envelhecer de maneira ativa e criativa, convivendo e compartilhando suas experiências de vida.
Publicado em 25/03/2015 | Fotos: Claudia Velho
Fique por dentro
das últimas notícias
O depoimento
de quem participa
Para quem quer saber sobre
o tema do envelhecimento
Coordenadoria de Extensão
Programa UCS Sênior | Equipe
Central de Atendimento - Cidade Universitária
Telefone
54 3218-2355