Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico
Núcleos de Inovação e Desenvolvimento - NIDs
Separador

Observatório de Docência, Inclusão e Cultura Digital da UCS

Artigos


2015

2014

2013


Livros/capítulos

2015

2014

  • BISOL, C. A. ; VALENTINI, Carla Beatris . Hospitalidade e hostilidade: os (des)encontros com a pessoa com deficiência. In: Marcia Maria Cappellano dos Santos; Isabel Baptista. (Org.). Laços sociais: por uma epistemologia da hospitalidade. 1ed.Caxias do Sul: Educs, 2014, v. , p. 19-32.
  • DO SACRAMENTO SOARES, ELIANA MARIA (Org.) ; BISOL, C. (Org.) . Pesquisa em educação: olhares históricos e filosóficos, reflexões sobre tecnologias e inclusão. 1. ed. Caxias do Sul: Editora da Universidade de Caxias do Sul, EDUCS, 2014. v. 1. 159p .
  • DO SACRAMENTO SOARES, ELIANA MARIA ; LUCHESE, T. A. . Alquimia da escrita acadêmica: o mestrado como cenário para a iniciação de pesquisadores em educação. In: Adriano de Oliveira, Emília Araújo,Lucídio Bianchetti. (Org.). Formação do Investigador: reflexões em torno da escrita/pesquisa. 1aed.Braga, PT/Florianópolis, BR: CECS - Portugal/CED - Brasil, 2014, v. , p. 35-48.
  • DO SACRAMENTO SOARES, ELIANA MARIA ; CARLI, D. . Reflexões sobre o uso pedagógico da lousa digital. In: Eliana Maria do Sacramento Soares; Cláudia Alquati Bisol. (Org.). Pesquisa em educação: olhares históricos e filosóficos, reflexões sobre tecnologias e inclusão. 1ed.Caxias do Sul: EDUCS, 2014, v. 1, p. 147-156.
  • Augustin, I. R. L. ; VALENTINI, C. B. . Considerações da educação para pessoa com deficiência intelectual frente aos modelos de deficiência. In: SOARES, E. M.; BISOL, C. A.. (Org.). Pesquisa em educação: olhares históricos e filosófi cos, reflexões sobre tecnologia e inclusão. 1ed.Caxias do Sul: Educs, 2014, v. 5, p. 120-135.
  • Schons, M. M. ; VALENTINI, C. B. . Movimentos possibilitadores e dificultadores de letramento digital nas práticas de leitura e escrita: um estudo de caso de estudantes do ensino fundamental. In: SOARES, E. M. S. ; BISOL, C. A.. (Org.). Pesquisa em educação: olhares históricos e filosóficos, reflexões sobre tecnologias e inclusão. 1ed.Caxias do Sul: Educs, 2014, v. 5, p. 136-146.
  • SGANZERLA, C. M. ; WOHLFART, J. A. ; FERLIN, R. A. M. . Saberes na Educação: uma construção coeltiva. 1. ed. Passo Fundo: Berthier, 2014. v. I. 300p .
  • SGANZERLA, C. M. ; WOHLFART, J. A. ; FERLIN, R. A. M. . Saberes na Educação: uma construção coeltiva. 1. ed. Passo Fundo: Berthier, 2014. v. I. 300p .
  • RELA, E. (Org.) ; IOTTI, L. H. (Org.) . Retratos Santa Lúcia do Piaí : paisagens. 1ª. ed. Caxias do Sul: EDUCS, 2014. v. 1000. 148p .
  • RELA, E. ; IOTTI, L. H. . Primeiros tempos: imigração; culturas; espaços. In: orgs. Eliana Rela; Luiza Horn Iotti.. (Org.). Retratos Santa Lúcia do Piaí : paisagens. 1ªed.Caxias do Sul: EDUCS, 2014, v. , p. 22-41.
  • BEUX, A. ; DAMO, C. S. ; RELA, E. . Construções da Memória coletiva: tradição; oralidade; retratos. In: orgs. Eliana Rela; Luiza Horn Iotti.. (Org.). Retratos Santa Lúcia do Piaí : paisagens /. 1ªed.Caxias do Sul: EDUCS, 2014, v. , p. 56-71.
  • BEUX, A. ; DAMO, C. S. ; RELA, E. . Memórias do social: usos e costumes da vida cotidiana. In: RELA, ELIANA; IOTTI, LUIZA H.. (Org.). Retratos Santa Lúcia do Piaí : paisagens. 1ªed.Caxias do Sul: EDUCS, 2014, v. , p. 72-119.
  • NETO, O.M. ; PINTO, G. R. P. R. ; LIMA, Isolda Gianni de ; SAUER, Laurete Teresinha Zanol ; Grisa, A. M. C. ; Booth, I. A. S. ; SANTOS, J.M.J. ; OLIVEIRA, J.A.C.B. ; VILLAS-BOAS, V. ; CAMPOS, L.C. ; NEVES, R.M. ; BRANDALISE, R. N. ; TAVARES, S.R. . Fundamentos teóricos de estratégias de problem based learning e project based learning nas experiências de educação em Engenharia. In: Vanderli Fava de Oliveira, Marcos José Tozzi, Liane Ludwig Loder. (Org.). DESAFIOS DA EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA: Formação em Engenharia, Capacitação Docente, Experiências Metodológicas e Proposições. 1ed.Brasília: ABENGE, 2014, v. 1, p. 09-87
  • PANIAGUA, María José Arroyo ; SAUER, L. Z. ; RODES, Roberto Cruz ; SUÁREZ, Carlos Moisés Hernández ; ZAMORA, M.T.J. ; MONTILLA, Orestes ; GUTIERREZ, J. O. ; RODRIGUEZ, R. P. ; MAHAUD, J.H.R. ; Wolfgang Sander ; CEPEDA, Nelson Subía ; Baldomero Valiño Alonso . Meta-Perfil da área de Matemática. In: Pablo Beneitone; Julia González; Robert Wagenaar. (Org.). Meta-Perfis e Perfis - Uma nova aproximação para os diplomas na América Latina. 1ed.Deusto: Publicações da Universidade de Deusto, 2014, v. 1, p. 143-152.
  • Alberto do Canto ; SAUER, L. Z. ; BEZERRA JR., A. G. ; Diego Eduardo Lieban ; Érico Marcelo Hoff do Amaral ; Evanildo dos Santos Leite ; Filipe Arantes Fernandes ; Flávia Pereira da Silva ; Lima, I. G. ; Jocarly Patrocinio de Souza ; Jorge Alberto Lenz ; José Valdeni de Lima ; Liane Ludwig Loder ; Marcos Florczak ; Nestor Saavedra ; Rafael Marimon Boucinha ; Suzana da Hora Macedo ; Thaísa Jacintho Müller ; Vinicius Geovane Garcia ; Zacarias Martin Chamberlain Pravia . Objetos de aprendizagem na educação em Engenharia. In: Vanderli Fava de Oliveira, Marcos José Tozzi, José Hélio Alvarez Elarrat. (Org.). DESAFIOS DA EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA: Formação em Engenharia, Internacionalização, Experiências Metodológicas e Proposições. 1ed.Brasilia: Editora ABENGE, 2013, v. 1, p. 311-359.
  • SAUER, L. Z. ; Lima, I. G. . Solids of Revolution. In: 12th Active Learning in Engineering Education Workshop, 2014, Caxias do Sul. ATTRACTING YOUNG PEOPLE TO ENGINEERING. Brasília: Editora Abenge, 2014. v. 1. p. 21-27.

2013

  • VALENTINI, C. B. ; SOARES, Eliana Maria do Sacramento . Formação de professores do Ensino Superior: repensando o fazer pedagógico no contexto das tecnologias digitais. In: Eliana Maria do Sacramento Soares; Leandro Petarnella. (Org.). Experiências educativas no contexto digital: algumas possibilidades. 1ed.Caxias do Sul: Educs, 2013, v. 1, p. 81-102.
  • SOLDA, C. E. ; MARCOLINA, F. ; WOHLFART, J. A. ; SGANZERLA, C. M. . Normas para a Elaboração e Apresentação de Trabalhos Acadêmicos. 1ª. ed. Marau: FABE, 2013. v. 500. 88p .
  • SGANZERLA, C. M. ; ZANELLA, E. B. . Os Games e a Educação físicaa Escolar: aliados ou rivais?. In: 2º Seminário nacional de Inclusão Digital, 2013, Passo Fundo, RS. Por uma cultrua hacker na educação, 2013.
  • SOLDA, C. E. ; MARCOLINA, F. ; WOHLFART, J. A. ; SGANZERLA, C. M. . Normas para a Elaboração e Apresentação de Trabalhos Acadêmicos. 1ª. ed. Marau: FABE, 2013. v. 500. 88p .
  • PESCADOR, C. M. ; FLORES, J. B. . O Laptop Educacional na Escola: uma reflexão sobre inclusão digital.. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 11, p. 1-9, 2013.
  • MENEGAIS, D. A. F. ; PESCADOR, C. M. ; FAGUNDES, L.C. . Práticas Pedagógicas em Matemática: experiências em uma escola do Programa UCA. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 11, p. 1-10, 2013.
  • SOARES, Eliana Maria do Sacramento (Org.) ; Pertanella, L. (Org.) . Experiências educativas no contexto digital: algumas possibilidades. 1. ed. Caxias do Sul: Editora da Universidade de Caxias do Sul, 2013. v. 01. 224p .
  • SOARES, Eliana Maria do Sacramento (Org.) ; VALENTINI, C. B. (Org.) . Reflexões Sobre Educação: História, Filosofia e Linguagens. 1. ed. Caxias do Sul: Editora da Universidade de Caxias do Sul, EDUCS, 2013. v. 1. 121p SOARES, Eliana Maria do Sacramento ; VALENTINI, C. B. . Formação de professores do ensino superior: repensando o fazer pedagógico no contexto das tecnologias digitais. In: Eliana Maria do Sacramento Soares; Leandro Petarnella. (Org.). Experiências educativas no contexto digital: algumas possibilidades. 1ed.Caxias do Sul: EDUCS, 2013, v. 1, p. 81-102.
  • SOARES, ELIANA MARIA DO SACRAMENTO ; BOEIRA, A. F. . Blog como alternativa para superar a falta de planejamento, registro e divulgação das aulas realizadas no laboratório de informática. In: Eliana Maria do Sacramento Soares; Leandro Petarnella. (Org.). Experiências educativas no contexto digital: algumas possibilidades. 1ed.Caxias do Sul: Editora da Universidade de Caxias do Sul, 2013, v. 1, p. 151-192.
  • FLORES, J. B. ; SOARES, ELIANA MARIA DO SACRAMENTO . Letramento digital e formação de professores: um estudo de caso em um curso superior de licenciatura em Matemática a distância. In: Eliana M S Soares; Carla B Valentini. (Org.). Reflexões sobre educação: história, filosofia e linguagens. 1ed.Caxias do Sul: Editora da Universidade de Caxias do Sul, EDUCS, 2013, v. IV, p. 62-68.
  • LODER, L.L. ; NAKAO, O. S. ; CANTO FILHO, A. B. ; ROCHA A. A. ; REINEHR, E. L. ; BEN, F. G. ; PEREIRA, F. A. A. ; COSTAMILAN, J.B. ; BOOS, G.F. ; LIMA, Isolda Gianni de ; VALE, J.A.B. ; SAUER, L. T. Z. ; CAVALCANTI, L.P. ; SALUM, M. J. G. ; KESSLER, M. C. ; TEIXEIRA, M. ; GARCIA, N. A. B. ; SCHWERTL, S. L. ; VALLE, R. C. S. C. ; MOTTA, V. S. ; OLIVEIRA, V. F. ; PRAIVA, Z. M. C. . Intervenções Pedagógicas Bem Sucedidas em Cursos de Engenharia. In: Vanderli Fava de Oliveira, Marcos José Tozzi, José Hélio Alvarez Elarrat, Luciano Sérgio Brito Nicolau da Costa, Antônio Malaquias Pereira. (Org.). Desafios da Educação em Engenharia. 1ed.Brasília: Abenge, 2013, v. 1, p. 161-230.
  • CANTO FILHO, A. B. ; SAUER, L. T. Z. ; BEZERRA JR, A. G. ; LIEBAN, D. E. ; AMARAL, E. M. H. ; LEITE, E. S. ; FERNANDES, F. A. ; SILVA, F. P. ; LIMA, Isolda Gianni de ; SOUZA, J. P. ; LENZ, J. A. ; LIMA, J. V. ; LODER, L.L. ; FLORZAK, M. ; SAAVEDRA, N. ; BOUCINHA, R. M. ; MACEDO, S. H. ; MULLER, T. J. ; GARCIA, V. G. ; PRAIVA, Z. M. C. . Objetos de Aprendizagem na Educação em Engenharia. In: Vanderli Fava de Oliveira, Marcos José Tozzi, José Hélio Alvarez Elarrat. (Org.). Desafios da Educação em Engenharia. 1ed.Brasília: Abenge, 2013, v. 1, p. 311-358.
  • PANIAGUA, María José Arroyo ; SAUER, L. Z. ; GARCÍA, Pedro Canales ; RODES, Roberto Cruz ; SUÁREZ, Carlos Moisés Hernández ; ZAMORA, M.T.J. ; MONTILLA, Orestes ; GUTIERREZ, J. O. ; RODRIGUEZ, R. P. ; MAHAUD, J.H.R. ; Wolfgang Sander ; CEPEDA, Nelson Subía ; Baldomero Valiño Alonso . Educación Superior en América Latina: reflexiones y perspectivas en Matemáticas. 1. ed. Bilbao: Universidad de Deusto, 2013. v. 1. 80p .
  • PANOZZO, N. S. P. . Pesquisa qualitativa na educação. In: Nilda Stecanela. (Org.). Diálogos com a educação: a escolha do método e a identidade do pesquisador. 1ed.Caxias do Sul: Educs, 2013, v. 2, p. 99-111.
  • RAMOS, F. B. ; PANOZZO, N. S. P. ; STUMPF, E. M. . Literatura infantil na fase inicial de escolarização. In: Alexandra Santos Pinheiro; Flávia Brocchetto Ramos. (Org.). Literatura e formação continuada de professores:desafios da prática educativa. 1ed.Campinas: Mercado das Letras, 2013, v. , p. 195-215.

Publicações em Eventos/Anais de Congresso

2014

2013

Núcleo de Inovação e Desenvolvimento Observatório de Educação - UCS
Coordenação: Profa. Dra. Nilda Stecanela - nildastecanela@terra.com.br
Bloco E - Sala 308 - Telefone: (54) 3218-2100 ramal 2803 - E-mail: ucsobservatorioeducacao@gmail.com